Whatsapp Pay no Brasil: como utilizar a nova funcionalidade de pagamentos?

Whatsapp Pay no Brasil

Depois de algumas idas e vindas, o WhatsApp Pay no Brasil foi liberado para os usuários e, desde maio de 2021, a forma de pagamento já está em funcionamento para os brasileiros.

A ferramenta de pagamentos pelo canal digital já tinha sido anunciada para liberação desde junho de 2020, mas na época, Banco Central e Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, suspenderam as atividades do WhatsApp Pay no Brasil.

Após mudanças administrativas e tentativas da empresa, a funcionalidade voltou a ser liberada e agora é mais uma forma de pagamento para os brasileiros por meios online.

Você já viu o novo botão “Pagamentos” em seu WhatsApp? Já sabe como essa funcionalidade opera? Será que dá para fazer pagamentos para empresas e receber de seus clientes? Reunimos informações importantes para que você fique por dentro dessa nova funcionalidade digital. Confira!

O que é o WhatsApp Pay no Brasil?

O WhatsApp Pay é uma nova forma de pagamento disponível para todos os usuários da ferramenta, sendo mais um recurso para que as pessoas façam transações financeiras de forma rápida e prática.

O Brasil é o segundo país do mundo a contar com esse serviço (o primeiro a ter acesso foi a Índia). Por aqui, o aplicativo já está em 98% dos celulares brasileiros e é amplamente utilizado pela população.

Segundo diretores de operações do WhatsApp, a nova funcionalidade visa ser uma forma segura de envio e recebimento de dinheiro, mais ainda em um momento em que a exposição pessoal das pessoas umas com as outras segue diminuída graças à pandemia.

Como acessar o recurso?

Assim como qualquer atualização, o serviço está sendo liberado gradualmente para todos os usuários.

Para aqueles que ainda não encontraram a funcionalidade, mas querem realizar transações, é possível “ser convidada”. Ou seja, se algum amigo ou familiar já conta com a função, é possível convidar e realizar pagamentos para aqueles que ainda não receberam a atualização, forçando que esse aplicativo ganha e funcionalidade.

Além disso, os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar pagamentos por esse meio.

Posso pagar empresas ou receber dos meus clientes?

A ideia inicial era que a funcionalidade estivesse disponível também para o WhatsApp Business, porém, nesse primeiro momento o serviço está liberado apenas para pessoas físicas usuários do aplicativo.

O WhatsApp já afirmou que haverá opções de pagamentos para pessoas jurídicas e a expectativa é que ocorra no segundo semestre de 2021, mas ainda não existe especificações de datas para essa atualização.

Existem limites e taxas para transferências?

Os usuários que optarem por realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay no Brasil poderão enviar até R$1.000 por transação, limite mensal de R$5.000. Por dia, é possível fazer até 20 pagamentos.

O WhatsApp não cobra taxas para o envio e recebimento de dinheiro, porém, pode existir cobranças específicas pela bandeira e banco, por isso, vale ficar atento às regras de sua operadora.

As transações pelo canal aparecem no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para conferir o status das transferências, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

Quando se falava na funcionalidade para as empresas, o WhatsApp não restringiu o número de transações, porém, existia uma taxa fixa de 3,99% por vendas. Vale a pena ficar atento sobre esses números quando a funcionalidade for liberada para o WhatsApp Business.

Quais formas de pagamento posso utilizar?

O serviço de pagamentos pelo WhatsApp está habilitado para usuários com cartões de débito, pré-pagos ou cartões combo (que incluem débito e crédito) das bandeiras Visa e Mastercard.

Vale dizer que as transferências só podem ser feitas por meios de cartões de débito. Para cartões de crédito, a empresa diz que há intenção, mas ainda não houve aceite do Banco Central.

Os bancos participantes até o momento são Nubank, Banco do Brasil, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Next e Sicredi (incluindo a conta digital Woop).

Segundo pesquisa “Mensageria no Brasil”, de fevereiro de 2021, foi perguntado para os entrevistados sobre a possibilidade do WhatsApp Pay no Brasil e bancos aceitos.

38% das pessoas afirmaram ser cliente de um desses bancos e pretendiam usar o WhatsApp Pay, 28% é cliente, mas não pretende usar a forma de pagamento. Ainda 18% não é cliente e não gostaria de usar o WhatsApp Pay no Brasil, enquanto 16% não são clientes dos bancos aceitos, mas gostariam de utilizar a funcionalidade.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay no Brasil?

Agora que você sabe mais sobre a funcionalidade, se você quer fazer envios pelo canal, é preciso configurar o seu aparelho para que essa função fique ativa de fato.

Para isso, é preciso configurar o Facebook Pay e cadastrar o seu cartão:

  1. No WhatsApp, acesse as Configurações > Pagamentos > Começar > Continuar;
  2. Leia e aceite os termos de uso e políticas de privacidade atrelados ao uso desse serviço;
  3. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay e insira novamente para confirmação;
  4. Configure suas opções de segurança: caso seu sistema seja Android, você pode usar sua impressão digital ou optar pelo PIN. No iOS, é possível usar o Touch ID ou Face ID.
  5. Insira seu nome, sobrenome e CPF e avance;
  6. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do cartão de débito, data de validade e código CVV;
  7. Salve e verifique o cartão.

Com a configuração completa, basta entrar na conversa de quem você deseja enviar o dinheiro e selecionar a opção pagamentos no ícone + ou no clipe de papel. Por lá, é só inserir e valor que deseja transferir e confirmar seu PIN!

Para receber, é preciso ter essa configuração correta no Facebook Pay. Se tudo já estiver certo, basta que o usuário clique no “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão cadastrado.

É possível também enviar ou solicitar pagamentos em grupos, nesse caso, todos os membros do grupo terão acesso às informações sobre o pagamento, incluindo o valor.

Quanto tempo demora para que o dinheiro esteja disponível?

Segundo o aplicativo, pelo WhatsApp Pay as transferências são rápidas e podem ser realizadas 24 horas por dia e 7 dias por semana, porém, não há definição de quanto tempo exatamente uma transferência pode demorar a ocorrer e a tendência é que ela siga regras dos bancos sobre horários e dias úteis de envios.

A empresa espera que, no futuro, exista integração com o Pix para que os envios sejam recebidos no mesmo momento.

O WhatsApp Pay é seguro?

Um dos grandes questionamentos para uso de funcionalidades de pagamento, em qualquer que seja o canal, é justamente sobre sua segurança.

Vale dizer que o WhatsApp não tem acesso ao dinheiro que está no banco e tem o serviço protegido por várias camadas de segurança, com princípios de forte criptografia, armazenamento de dados com várias camadas de proteção de hardware e software e proteções como biometria, leitura facial ou PIN para os usuários.

Segundo a empresa, em caso de invasões na conta do WhatsApp, o golpista não conseguirá concluir a transação pelas necessidades de confirmação do PIN, biometria ou leitura facial.

Sobre eventuais golpes ou falhas de segurança, o WhatsApp afirma que os usuários podem contar com ajuda nos canais de suporte, mas em caso de transações erradas ou fraudadas, não há caso de reversão.

O WhatsApp Pay se colocar como mais uma forma para que pessoas tenham mais possibilidades e facilidades e tornem dinheiro e pagamento ainda mais digital. Mesmo que ainda não esteja disponível para a empresas, a tendência é que essa opção seja em breve disponibilizada, dando novas possibilidades na interação entre público e organizações.

Você já conhecia o WhatsApp Pay no Brasil e sabe como utilizar? Você pretende utilizar a funcionalidade? Aproveite que agora você sabe mais sobre ela e fique por dentro das vantagens de utilizar a ferramenta em seu atendimento e saiba como implementar em seu negócio!

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