Atendimento automatizado em hospitais: 6 principais benefícios do chatbot
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Atendimento automatizado em hospitais: 6 principais benefícios do chatbot

XGEN
29 de agosto de 2023
chatbot

Todo mundo que utiliza ou já utilizou algum tipo de serviço digital provavelmente se deparou com um atendimento realizado por chatbot. A automação no atendimento está em  diversos setores e negócios, seja comercial ou financeiro.

Porém, nos últimos anos esse tipo de tecnologia ganhou mais espaço estando presente até a mesma na área médica.

O desenvolvimento de chatbots na área de saúde definitivamente estão beneficiando este setor através do auxílio a pacientes e médicos. Podemos considerar que em pouco tempo estes robôs poderão aliviar a carga dos profissionais médicos, em relação a problemas de administração e gerenciamento, rapidamente solucionáveis.

Os profissionais da saúde costumam lidar com uma série de questões difíceis, seja organizar uma agenda, aumentar os canais de atendimento aos pacientes, melhorar a troca de informação com os pacientes e assim por diante.

O Chatbot veio como uma forma de auxiliar este trabalho, ou seja, ele será um braço extra que agilizará processos e gerenciará as demandas.

Mas, como exatamente um atendimento automatizado irá auxiliar o atendimento nos hospitais? Quais são os benefícios nisso? Fique tranquilo, pois neste artigo solucionaremos suas dúvidas.

O que é chatbot?

O chatbot é classificado como uma tecnologia com capacidade de interagir com um usuário e simular uma conversa humana por meio de áudio ou texto. Este software é capaz de manter uma conversa com usuários humanos, por meio de uma linguagem natural e ajudando o usuário a resolver diferentes demandas, seja para solucionar dúvidas, responder reclamações e muito mais.

O principal intuito desses robôs é simplificar, facilitar e gerenciar o atendimento, principalmente por meio de automações.

É importante ressaltar que é possível integrar um chatbot aos mais diversos canais, como: WhatsApp, Apple Message for Business, Facebook Messenger, Instagram .

Como o chatbot funciona?

Já mencionamos anteriormente que os chatbots processam a linguagem natural humana, e identificam uma resposta coerente em sua base de conhecimento. Entretanto, o funcionamento e a criação do chatbot dependerá do seu tipo (a tecnologia utilizada para o desenvolvimento), do canal de contato e da sua finalidade.

Dependendo da complexidade do software, a inteligência artificial pode ampliar o repertório do bot e aprimorar continuamente suas interações, ou encerrar o atendimento o mais cedo possível.

Pense um pouco na Alexa (inteligência artificial desenvolvida pela Amazon), esta é uma assistente virtual que ajuda a cumprir tarefas e organizar suas informações, uma auxiliar para quem tem um dia a dia muito corrido.

O Chatbot é similar a esse tipo de inteligência, a diferença entre eles, é que este robô tem a capacidade de atendimento ao cliente que pode ser implementada em diversos setores do hospital, como o SAC, Service Desk, cobrança e até vendas.

Quando falamos do âmbito hospitalar, este software será o “assistente” das empresas para realizar atendimentos de pacientes e a classificação de informações. São várias as formas de se utilizá-lo na área da saúde, como por exemplo: agendamento de consultas, relacionamento com pacientes e gestão de administrativa

E quais os benefícios de se implantar esse tipo de atendimento automatizado nos hospitais? É isso o que veremos a seguir.

6 Benefícios do chabot no setor hospitalar

Há inúmeros benefícios de se ter um atendimento automatizado na área da saúde. Porém, hoje nós iremos focar em 6 principais benefícios da utilização de chatbots no setor hospitalar. Veja a seguir:

1.   Automatiza o atendimento

A primeira vantagem é com certeza a automação do atendimento. Com esse robô, você será capaz de automatizar diversas formas de relacionamento com seus pacientes, como por exemplo: agendar e cancelar consultas, solucionar dúvidas mais comuns (localização da clínica, horário de funcionamento etc.) e dúvidas sobre procedimentos (orientações gerais antes de exames, pós-operatório etc.).

Além disso, os bots possuem a capacidade de construir e melhorar fluxos de conversas dependendo do intuito que este robô será programado.

Portanto, as clínicas conseguem atender a todas as solicitações dos pacientes sem que isso sobrecarregue a recepção que poderá focar seus esforços em atividades mais complexas.

E mais, os pacientes conseguem ter um atendimento ágil e eficaz, a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente da clínica estar ou não funcionando naquele momento.

2.   Prospecção de novos pacientes

Esta estratégia automatizada pode ser uma grande aliada do marketing da sua clínica. Por exemplo, eles permitem que você crie um anúncio em uma rede social e programe o bot para responder às perguntas feitas no anúncio.

Sendo assim é possível melhorar o engajamento das suas ações, oferecer respostas claras e satisfatórias aos usuários e aumentar o número de novos agendamentos, uma vez que os interessados já poderão agendar uma consulta direto pelo robô virtual.

3.   Entrega exames

Consultas perdidas custam muito caro para os hospitais, o que pode vir a gerar um problema na área da saúde, não apenas financeiro, mas em casos extremos a perda de uma vida.

Neste contexto, os chatbots conseguem enviar lembretes automáticos aos pacientes, confirmando as consultas ou oferecendo opções para remarcá-la. Uma boa forma de programar esses lembretes é por meio de uma plataforma de atendimento. Ou seja, cada vez que os pacientes marcam as consultas, automaticamente os lembretes são programados.

Além de servir como lembrete para realização de exames, o software será capaz de enviar links para acessar os resultados de exames realizados, diretamente ao paciente sem que este precise se deslocar até o hospital para recolhê-lo.

4.   Cria fichas médicas

Através das automações e das integrações a base de dados, os chatbots dentro do atendimento hospitalar podem auxiliar na criação de fichas médicas no pré-atendimento, recolhendo os sintomas, arquivos de exames e até perguntar ao paciente se ele já possui um diagnóstico. Assim, no momento da consulta, o médico poderá economizar tempo de triagem.

Dessa forma, sempre que um paciente marcar uma consulta, a ficha já é gerada pelo chatbot do hospital. Além do mais, com este atendimento, os pacientes conseguem reportar sintomas gripais e receber orientações do próprio software.

5.   Oferece suporte e conteúdos relevantes

O atendimento automatizado dentro dos hospitais também conta com um fator importantíssimo, o suporte ao cliente. Com ele, os pacientes podem tirar dúvidas e até mesmo realizar reclamações caso seja necessário.

Além disso, muitas vezes, os pacientes entram em contato por telefone ou comparecem aos hospitais para obterem informações que podem ser dadas pelo chatbot, economizando o tempo do paciente e dos atendentes humanos.

6.   Cria diferencial competitivo

Nos tempos em que a pandemia estava no auge, os chatbots tiveram um papel fundamental no atendimento, pois eles evitam que seus pacientes se deslocassem até a clínica para agendarem consultas, tirarem dúvidas ou realizarem outras ações mais simples.

E nos dias de hoje, essa ainda é pode ser uma grande vantagem para você, torná-lo um diferencial da concorrência, mostrando o quanto você se importa com a experiência do seu paciente e oferecendo formas diferentes e mais práticas de contato.

Tenha uma tecnologia que vai reduzir seus custos e alavancar a experiência do paciente!

Como pudemos ver até o momento o chatbot pode ser muito útil para uma instituição de saúde e trazem diversas vantagens como o agendamento de consultas, relacionamento com pacientes e gestão de administrativa.

Ao implementar uma solução automatizada como esse software, as organizações de saúde podem oferecer um atendimento mais ágil, personalizado, eficiente e acolhedor para seus pacientes, o que pode levar a melhores resultados de satisfação do paciente e uma maior fidelização.

Todos esses fatores para melhorar seu atendimento ao cliente no meio hospitalar, são possíveis com a Plataforma de Comunicação Digital XGEN. Desde a utilização de chatbots com inteligência artificial, integração omnichannel e CRM Conversacional e gestão do conhecimento.

Sabe qual a melhor parte? É tudo extremamente personalizável de acordo com a sua necessidade.

Por isso, ao escolher a melhor Plataforma de Comunicação Digital no seu setor de saúde, não pense duas vezes. Tudo em um? Só na XGEN!

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021