Chatbot para cobrança: como a tecnologia pode te ajudar?
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Chatbot para cobrança: como a tecnologia pode te ajudar?

XGEN
2 de junho de 2021
Chatbot para Cobrança

A tecnologia, aliada em tantos processos dentro dos negócios, pode fazer também o papel dentro dos assuntos financeiros entre empresa e público. Sendo assim, por que não pensar em um chatbot para cobrança em sua estrutura?

As cobranças são atividades naturais na relação entre cliente e organização e ter um bom planejamento e processo para lidar com pagamentos e recebimentos do seu público faz toda a diferença.

Mesmo com diversos avanços tecnológicos, formas de pagamentos e oferecimento de produtos, a inadimplência ainda é um problema que compromete seriamente a vida financeira de alguns negócios e, nem sempre, fazer cobranças é uma atividade fácil e confortável.

É justamente para facilitar esse momento que a tecnologia, automatização e chatbot podem ser grandes aliados para seus times e estratégias. Você sabe como um chatbot para cobrança pode ajudar seu negócio? Saiba mais sobre ele e o foque na saúde financeira de sua organização!

O que é um chatbot?

Antes de falar de fato sobre chatbot para cobrança, é importante que você entenda sobre essa ferramenta e seus objetivos. Os chatbots são softwares de perguntas e respostas, capazes de manter uma conversa com um usuário através de tecnologias nas mais diferentes plataformas digitais.

Ou seja, esses robôs fazem parte das estratégias de negócio e podem atuar nos mais diferentes setores para agilizar demandas, aproximar clientes do negócio e fortalecer a experiência do público.

Os chatbots podem ser integrados em diversas plataformas como site, WhatsApp, Apple Business Chat, Facebook, Telegram, lojas virtuais, entre outros.

Diferente do que muitos ainda pensam, o atendimento automatizado não precisa estar restrito ao SAC e ele pode ser implementado com os mais diferentes objetivos, seja marketing, vendas, cobrança, educação e qualquer que seja a necessidade da empresa.

Por serem personalizáveis, é completamente viável desenhar um robô que tenha a ver com o perfil de marca e que sirva para seus objetivos e necessidades de clientes e, justamente por isso, que o chatbot para cobrança se destaca cada vez mais no mercado.

O que é o chatbot para cobrança?

Mais do que divulgar produtos, fazer venda e pós-venda, para manter o negócio saudável, é preciso que o pagamento de todos os serviços/produtos seja realizado, certo?

Por mais natural e necessário que seja o momento de pagamento e cobrança no processo, nem sempre ele está bem estruturado na empresa e questões como essa podem ser uma grande dor de cabeça para o negócio.

Fazer rotinas de cobrança não é uma atividade fácil e nem confortável, mas é preciso ter essa estrutura para que seu negócio seja capaz de oferecer facilidades e experiência para o cliente até mesmo nesse momento da jornada.

Vale ressaltar que, só em março de 2021, 62,56 milhões de pessoas ou 57,4% da população adulta do país estava dentro do número de inadimplentes no Brasil e é preciso olhar para elas e entender como isso impacta seu negócio.

Segundo dados da  Pesquisa Devedores do Brasil 2019, do Instituto GEOC, cada vez mais as pessoas usam a internet como ajuda em sua vida financeira: pelo menos 63% das pessoas utilizam a internet para o pagamento de suas contas.

Mais do que isso, 54,6% das pessoas já fizeram negociação de dívidas por canais digitais.

Desses, 74,9% utilizaram WhatsApp para esse fim, 44,3% portal de autonegociação, 42,6% utilizaram os chats, 36,7% negociaram por e-mail, 35,4% por SMS, 33,3% por agente virtual e 11,2% por Facebook Messenger.

Para essa população que já utilizou canais digitais para esse fim, pelo menos 74% acreditam que tiveram experiências satisfatórias e as maiores vantagens encontradas por esse meio é praticidade, discrição, horários flexíveis e o fato de não ser preciso falar diretamente com um negociador.

Vendo dados como esse, dá para entender como é importante oferecer opções e canais digitais para que seus clientes possam procurar sua empresa para negociações e pagamentos, não é mesmo?

E é justamente esse o papel do chatbot para cobrança. Como já dissemos, o chatbot é uma ferramenta de perguntas e respostas que pode atuar para os mais diversos objetivos e ser um parceiro para as finanças do seu negócio é um deles.

Com um chatbot estruturado para esse momento da jornada do cliente, seu negócio ganha em muitas frentes, como:

  • Negociação de dívidas;
  • Envio de boletos e segunda via de fatura;
  • Respostas rápidas a perguntas frequentes sobre cobrança e pagamento;
  • Coleta de documentos e dados para negociação;
  • Integração com sistemas de cobrança para que o cliente esteja sempre atualizado do seu valor;
  • Avisos de vencimento;
  • Facilidade de transferências e pagamentos.

Por que utilizar o chatbot para cobrança?

Com todos os dados e informações que trouxemos até aqui, certamente você já percebeu diversas vantagens em utilizar a automação para esse fim, não é mesmo?

Mas para que as vantagens do chatbot para cobrança sejam ainda mais claras para você e seu negócio, confira benefícios que sua organização vai perceber com essa estratégia!

Agilidade e disponibilidade

Os clientes esperam agilidade para respostas em suas demandas e, mais do que isso, querem ter o poder de entrar em contato com as empresas no horário e dia que melhor for conveniente para eles.

Nem sempre sua empresa terá equipes disponíveis 24 horas para negociações, dúvidas e contato direto com o cliente, mas com a adoção do chatbot isso deixa de ser um problema.

Por ser uma tecnologia que não depende de filas de espera e de pessoas em sua operação, o chatbot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, seu negócio pode ser um contato na agenda do cliente e nunca o deixará sem resposta.

E claro, mesmo que a automatização não seja suficiente para a demanda do cliente e seja necessário repassar para um atendente humano, toda a triagem será feita pela sua ferramenta, agilizando os processos para que seus operadores sejam certeiros.

Satisfação e experiência do cliente

Olhar para experiência do cliente deve ser um dos grandes objetivos a ser alcançado ao implementar qualquer estratégia, certo? O chatbot para cobrança dá grandes ganhos nessa satisfação!

Ao ter um serviço disponível e personalizado, os clientes se sentem mais próximos da empresa e melhor é sua percepção com a marca em qualquer momento da interação.

Mais do que isso, sabemos que falar de dívidas e pagamentos nem sempre é uma experiência confortável, certo? Ao contar com um chatbot para cobrança, maior é a discrição para o cliente e menor é o sentimento de pressão para quitar seu pagamento.

Coleta de dados eficiente

O chatbot para cobrança é uma ótima forma de coletar dados do cliente sem grandes dificuldades e demora e, fortalece seu atendimento omnichannel.

Ou seja, o cliente não precisa repetir informações e dados a cada vez que entrar em contato. Tendo uma estratégia chatbot alinhada às plataformas omnichannel, seu cliente fala apenas uma vez seus dados e necessidades e, toda vez que ele voltar a entrar em contato, todo o histórico será preservado.

Isso é essencial para que seus atendentes encontrem rapidamente as necessidades e para que o cliente não precise repetir diversas vezes suas informações.

Otimização de processos e escalabilidade de atendimento

É preciso ressaltar que um chatbot para cobrança não substitui suas pessoas e não é um concorrente para seus colaboradores. A ferramenta é um grande auxílio para o processo diário, mas ter pessoas capacitadas para atender seu público é essencial.

Cada caso de cobrança é um caso e nem sempre ele poderá ser resolvido pelo chatbot e tudo bem. A grande vantagem do robô é que ele vai otimizar os processos e tirar demandas dos atendentes.

Imagine que todos os dias seus atendentes recebem perguntas sobre faturas, data de vencimento e forma de parcelamento. Isso pode facilmente ser repassado para o robô, não é mesmo?

Dessa forma, o chatbot para cobrança otimiza processos e retira demandas repetitivas dos atendentes, deixando-os em atendimento e negociações estratégias e difíceis.

Mais do que isso, o chatbot pode atender quantas pessoas necessitarem ao mesmo tempo, enquanto o humano tem uma capacidade limitada, certo? Por isso, o atendimento é escalado, nunca haverá o conceito de fila de espera e o cliente sempre terá respostas rápidas e adequadas em seus contatos.

Redução de custos e perdas

Investir em chatbot é uma forma de reduzir perdas e custos. Supondo que seu negócio sofre com inadimplência e atraso de pagamentos, ao ter uma ferramenta aliada nessas tarefas, a tendência é que esse problema reduza certo?

Ao receber nos dias corretos e trabalhar para eliminar pendências dos clientes, mais saudável fica o caixa do negócio.

Viu só como uma chatbot para cobrança faz sentido e pode dar muitos benefícios para o negócio? Se esse é um objetivo definido para sua ferramenta, é importante conhecer seus clientes para que o robô fale o tom de voz da sua marca e ofereça experiências únicas e satisfatórias.

Investir em ferramentas que ajudam sem negócio, colaboradores e clientes é essencial e te coloca na frente do mercado, ganhando em inovação, experiência oferecida e diferenciação para o público.

O quanto seu setor financeiro pode ser ajudado com um chatbot para cobrança? Criar um planejamento para que essa implementação seja feita é essencial e nós podemos te ajudar nesse momento tão importante! Fale com um especialista e desenhe seu projeto personalizado para suas necessidades!

 

Chatbot para cobrança

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Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021