Inteligência artificial em bancos: principais benefícios dos chatbots
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Inteligência artificial em bancos: principais benefícios dos chatbots

XGEN
9 de maio de 2023
Inteligência artificial em bancos: principais | Benefícios dos chatbots

O segmento bancário já entendeu o quanto à transformação digital pode influenciar positivamente em seus processos, fornecendo segurança, redução de custos e otimização de operação. Sendo assim, a inteligência artificial em bancos ganha cada vez mais espaço.

De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, 72% dos executivos do setor bancário afirmam que a IA é uma vantagem competitiva para suas empresas.

Os bancos estão cada vez mais interessados em utilizar a inteligência artificial (IA) para melhorar seus serviços, atender e entender melhor seus clientes. Ao decorrer deste artigo, vamos explorar as vantagens e tendências da IA no setor bancário.

Boa leitura!

Chatbots no cenário dos bancos

Um dos usos mais comuns de Inteligência Artificial em bancos são os chatbots, esses robôs inteligentes conhecidos pelos resultados surpreendentes nos processos de atendimento ao cliente, vendas, service desk e cobrança.

Os bots de conversa podem ser aplicados em diversos setores de uma organização financeira com finalidades como:

  • Atendimento automatizado;
  • Confirmação de identidade;
  • Notificações sobre transações em tempo real;
  • Análise de dados de atendimento;
  • Experiência personalizada para os clientes;
  • Mensagens de campanhas de marketing e relacionamento.

No nosso e-book sobre Inteligência Artificial você vai encontrar dicas e melhores práticas relacionadas à aplicação dessa tecnologia. Clique no banner e baixe o material!

Inteligência artificial em bancos

Vantagens da inteligência artificial para bancos

Em um cenário de alta competitividade a tecnologia desempenha um papel essencial para diferenciação de marca. Neste contexto, no setor bancário podemos ver a aplicação de diversas soluções digitais para impulsionar o negócio, entre elas temos a utilização da inteligência artificial.

Na prática a utilização de chatbots com I.A. pode acarretar boas vantagens para os negócios do setor financeiro, entre eles:

Personalização de serviços

A inteligência artificial nos bancos pode personalizar serviços e ofertas para cada cliente, levando em consideração seus hábitos de consumo, histórico de transações e perfil financeiro. Isso torna a experiência do usuário mais agradável e aumenta a satisfação do cliente.

Redução de custos

Os chatbots com I.A pode ajudar os bancos a reduzir custos em várias áreas, como atendimento ao cliente, prevenção de fraudes e análise de risco de crédito. Além disso, com a automação de tarefas repetitivas, os funcionários podem se concentrar em atividades mais estratégicas.

Geração de leads e qualificação

Quando falamos de ações de campanhas de marketing um dos pontos mais cruciais é a geração e qualificação de leads. Com a utilização de chatbots com I.A esse processo se torna muito mais simples, com ações automatizadas de:

  • Cadastro de visitantes;
  • Envio de cupons promocionais;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Criação fluxos e ofertas segmentas.

Combate a fraudes

Outra vantagem competitiva da utilização dos chatbots com I.A é seu uso para garantir uma maior segurança. A partir dessa tecnologia é possível combater fraudes, desvios e quaisquer tentativas de cibercrimes por meio da automatização dos processos de atendimento ao cliente, por exemplo.

Além disso, com a IA, os bancos podem analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e tendências que poderiam passar despercebidos por seres humanos. Isso permite uma análise mais precisa e rápida de risco de crédito, detecção de fraudes e outras atividades importantes.

Aumento do volume de atendimento

Quando falamos em aplicar um chatbot com I.A em uma operação de atendimento ao cliente nos bancos um dos grandes benefícios é o aumento do volume de solicitação atendidas sem significar a sobrecarga de atendentes ou o crescimento das posições de atendimento.

Esses robôs inteligentes podem ser programados para lidar com uma ampla gama de perguntas e solicitações de clientes, permitindo que os profissionais da área se concentrem em tarefas mais complexas e em atender a solicitações que exigem habilidades humanas, como empatia e criatividade.

Com chatbots em operação, os clientes podem obter respostas rápidas para perguntas frequentes, sem precisar esperar em longas filas de atendimento ou esperar por horas para receber uma resposta, por exemplo.

Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o que significa que os clientes podem obter assistência mesmo fora do horário de expediente do banco.

Controle de métricas de desempenho

Com os chatbots automatizados com I.A fica muito mais fácil controlar os principais indicadores de atendimento ao cliente, como por exemplo, o TMA (Tempo Médio de Atendimento), TME (Tempo Médio de Espera) e CSAT (Customer Satisfaction Score) e o NPS (Net Prometer Score), entre outros indicadores de desempenho fundamentais para as operações.

Aumente os volumes de atendimentos com um chatbot com I.A

A inteligência artificial está trazendo muitas vantagens para o setor bancário, desde a personalização de serviços até a redução de custos, melhoria na análise de dados e aumento de volumes de atendimento.

Você sabe que a sobrecarga de trabalho das equipes de atendimento o é uma realidade que prejudica tanto a eficiência no atendimento quanto a satisfação do cliente. O aumento do volume de solicitações e a falta de personalização do atendimento são apenas alguns dos desafios enfrentados.

Mas, você sabia que é possível resolver essas questões com chatbots e automação de atendimento?

Com chatbots, é possível responder às perguntas mais frequentes dos clientes de forma rápida e eficiente, liberando o tempo para lidar com questões mais complexas e garantir a qualidade do atendimento.

Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo que os clientes recebam assistência mesmo fora do horário de expediente do banco.

A XGEN, tem mais de 20 anos de expertise em oferecer soluções de tecnologia em bots de conversa com I.A., gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Além disso, vem ajudado a construir marcas consolidadas no setor financeiro com atendimentos que são diferenciais competitivos.

Então, se você deseja atender ao grande volume de solicitações de clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de contratar mais pessoal de atendimento, chatbots e automação de atendimento são a solução que você precisa.

Inteligência artificial em bancos: principais benefícios dos chatbots

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021