O que é processo de CRM? 5 etapas principais
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

O que é processo de CRM? 5 etapas principais

XGEN
2 de junho de 2023
CRM Processo | As cinco etapas do CRM

Nos dias de hoje é essencial que as operações comerciais construam uma relação boa com os prospects e clientes, afinal de contas, estamos em uma era de alta competitividade de mercado.

O processo de CRM tem a capacidade de ajudar as empresas e seus setores comerciais atingirem uma experiência cada vez mais encantadora, desde a aquisição do cliente até o upsell.

Então, se é o seu objetivo aumentar a aquisição e a conversão de leads e expandir a retenção de clientes, é a hora de olhar para essa estratégia que envolve o cuidado com as informações e dados dos clientes.

Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre as cinco principais etapas do processo de CRM. Boa leitura!

O que é processo de CRM?

Ter uma estratégia eficaz de relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de uma empresa. E é aí que entra o processo de CRM (Customer Relationship Management), uma abordagem que visa gerenciar e melhorar os relacionamentos com os clientes.

Vamos nos relembrar o que é CRM:

CRM é sigla para Costumer Relationship Management ou, no português, Gestão de Relacionamento com Clientes. Ele se refere a uma série de estratégias usadas para as empresas se relacionarem com seus consumidores.

Dessa forma, o processo de CRM é uma abordagem estratégica para manter todas as interações com os clientes personalizadas e significativas, composto por cinco etapas principais, que são bem semelhantes às etapas de um funil de vendas.

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (sistema de CRM) deve oferecer para a sua equipe os dados e recursos necessários para implementar essa estratégia e, por fim, converter leads em clientes efetivos, e clientes efetivos em fidelizados.

Benefícios e tipos de CRM

Desse modo, uma estratégia de CRM bem formulada e bem apoiada por tecnologias pode trazer diversos benefícios para uma empresa, como por exemplo:

  • Melhora o relacionamento com os clientes
  • Aumenta a retenção e a fidelização de clientes
  • Promove o upselling
  • Permite o acompanhamento de indicadores
  • Contribui para o avanço da jornada de compra

Vale ressaltar que existem alguns tipos de CRM, a melhor escolha vai ser aquela que melhor se encaixar com o seu modelo de negócio e com a sua proposta de ação comercial. Dentre esses diferentes tipos, podemos citar: CRM Analítico, CRM Colaborativo, CRM Estratégico, CRM Operacional e CRM Conversacional.

Mas agora, qual é o ciclo do processo de CRM? E quais as suas principais etapas? É o que vamos ver nos próximos momentos!

O ciclo do processo de CRM

O ciclo do processo de CRM pode ser dividido em cinco etapas principais que podem ser caracterizadas como:

CRM processo | Ciclo do CRM

 

Gerar reconhecimento de marca

A primeira etapa do processo de CRM é aquela que busca gerar reconhecimento de marca. E como uma ferramenta de gestão de relacionamento pode ajudar? Por meio do armazenamento e análise de dados dos clientes.

Ela permite segmentar o público-alvo com precisão, identificar os canais de comunicação mais eficazes e personalizar as mensagens de marketing. Além disso, um CRM bem estruturado facilita o acompanhamento do desempenho das campanhas, permitindo ajustes e otimizações em tempo real.

Aquisição de leads

Durante a etapa de geração de leads, o CRM desempenha um papel fundamental na captura e no gerenciamento das informações de contato dos interessados. Ela centraliza todas as informações do lead em um lugar só, fazendo com que seja possível enxergar uma pessoa de uma maneira unificada, independente do seu canal de atendimento e do tipo de contato.

Com esses dados armazenados em um único local, é possível rastrear o progresso de cada lead e determinar estratégias eficazes de acompanhamento.

Conversão de leads

Além disso, outra etapa do processo de CRM é a conversão de leads. Essa estratégia permite o acompanhamento sistemático do relacionamento com os leads por meio do registro de interações, o que facilita o envio de comunicações personalizadas e relevantes.

Ainda assim, quando pensamos no CRM conversacional é possível ter uma conversão ainda mais facilitada se pensarmos que todas as informações e interações estarão em uma única interface, com a possibilidade de dar andamento ainda nessa mesma interface.

Retenção de clientes

Na etapa de retenção de clientes, uma ferramenta de CRM desempenha um papel crucial no gerenciamento das interações contínuas com os clientes. Ela permite registrar todas as interações, como chamadas, e-mails, tickets de suporte e histórico de compras.

Dessa forma, é possível acompanhar o histórico de relacionamento com cada cliente, entender suas necessidades e oferecer um atendimento personalizado e proativo. Além disso, a ferramenta de CRM facilita a segmentação de clientes para ações de marketing direcionadas, como por exemplo, programas de fidelidade.

Upselling

No estágio de upselling, uma ferramenta de CRM conversacional unida ao omnichannel, que fornece um histórico detalhado de interações pode fornecer informações valiosas sobre os clientes, como histórico de compras, preferências e comportamento de uso.

Com base nesses dados, é possível identificar oportunidades de upsell e oferecer produtos ou serviços relevantes para cada cliente. Além disso, a ferramenta de CRM aliada à omnicanalidade pode acompanhar as interações de upselling para garantir um processo eficiente e consistente.

Tenha uma jornada de compra a um clique com CRM e Omnichannel!

Como pudemos ver, o ciclo do CRM acompanha o ciclo da jornada do consumidor e, por isso, investir em uma abordagem estratégica como essa pode ajudar e muito a aumentar a aquisição de leads, conversão e fidelização dos clientes.

Sendo assim, está mais do que na hora de repensar a maneira como você e a sua empresa enxergam o CRM.

A XGEN possui mais de 20 anos de experiência em fornecer soluções de tecnologia, incluindo bots de conversação com inteligência artificial (IA), gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Essas soluções facilitam e personalizam a coleta e análise de dados estratégicos.

Com a XGEN, você pode aproveitar ao máximo as informações valiosas para impulsionar seus negócios de forma eficiente e personalizada.

Comece a ter acesso a jornada de compra de cada lead e de cada cliente com a Plataforma Tudo em Um XGEN!

CRM Processo | Ciclo de CRM

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021