O que é Realidade Aumentada e como ela pode ajudar seu setor?
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O que é Realidade Aumentada e como ela pode ajudar seu setor?

XGEN
10 de março de 2021
O que é Realidade Aumentada e como ela pode ajudar seu setor?

Acompanhar a tecnologia e as expectativas dos clientes é preciso para se destacar e se diferenciar no mercado. Das tantas novidades surgidas no mundo conectado, a realidade aumentada é uma que vem ganhando força a cada tempos.

Mais ainda em um momento de distanciamento social, oferecer experiências para os clientes e contato com a marca, mesmo à distância, dá muita relevância para os diversos setores de negócio.

Misturar o mundo real e virtual é um grande ganho e é importante que as empresas olhem para essas possibilidades. Você já se perguntou o que é realidade aumentada e como ela pode ser incorporada em seu setor? Saiba mais sobre ela agora mesmo!

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada trata-se da tecnologia que permite a junção do mundo real e virtual através de usos de dispositivos eletrônicos. Com isso, os objetos digitais são capazes de se sobrepor às imagens reais, permitindo uma interação entre indivíduo e tecnologia.

Certamente você já teve alguma interação com esse tipo de tecnologia. Você se lembra do jogo Pokémon Go? O fenômeno virou febre e consistia exatamente em caçar pokémons pelo seu ambiente, todos eles projetados por realidade aumentada.

Outros exemplos são também filtros de Snapchat ou Instagram. Há pouco tempo, viralizou o filtro “Sasha Dog”, em que as pessoas tiravam fotos nos mais diferentes ambientes e inseriam o famoso cachorro caramelo.

Uma interação desse tipo vai além de entretenimento e quebra barreiras entre o físico e digital, conectando conteúdos, marcas e pessoas e gerando experiências reais para os usuários.

Essa tecnologia funciona através de softwares com uma espécie de marcador no mundo físico e no mundo real. No mundo real, eles podem ser imagens, etiquetas QR code, filtros, entre outros. Geralmente, a interação é feita a partir de aplicativos instalados em dispositivos com câmeras.

 

Realidade virtual x realidade aumentada

É comum que as pessoas ainda confundam esses termos da tecnologia. Vale ressaltar que a realidade virtual é uma tecnologia que permite ao usuário mergulhar completamente em uma experiência no mundo digital.

Muito utilizada para jogos, educação e simulações, ela utiliza equipamentos especiais, como os óculos de realidade virtual. Essa permite criar um mundo virtual do zero e fazer com que a pessoa de fato esteja dentro do cenário, que não é necessariamente real.

Já a Realidade Aumentada é a forma de adicionar elementos virtuais no ambiente real, fazendo com que objetos, elementos e experiências estejam presentes no meio em que o indivíduo se encontra.

Por que utilizar realidade aumentada nos negócios?

Agora que você sabe mais sobre essa tecnologia, é importante entender como ela pode fazer sentido em seu cenário.

Estar na web e nos dispositivos móveis é de crucial para as empresas, afinal, 75% da população brasileira utiliza internet, gastando em média 10h por dia nas navegações online, sendo 5h17m usando pelo celular, segundo relatório Digital 2021 – Global Overview Report, da We Are Social e Hootsuite.

Atingir o público com realidade virtual pode acontecer em diversos pontos da interação entre marca e público e dá diversas possibilidades para as empresas.

Aumenta a interação

Muitas vezes, as pessoas deixam de comprar na internet pois querem ver produtos de perto para imaginá-los em seu ambiente real. Com a realidade aumentada, muito mais do que ver na loja, é possível uma interação ainda mais próxima do cliente, em que ele leva o produto para dentro de sua casa antes mesmo da compra.

É possível também trabalhar com espécies de provadores virtuais e formas para que seu serviço e produto fique ainda mais perto do cliente. Isso aumenta sua interação e experiência positiva com sua marca.

Aumenta vendas e reduz custos

Se sua empresa oferece experiência, mesmo à distância, e faz com que seu produto seja mostrado e provado onde quer que seja, maiores são as chances da venda, aumentando significativamente em números para seu caixa.

Dessa forma, o cliente pode fazer comprar sem apenas imaginar como eles são ou como ficarão. Ver fotos é importante, mas elas não chegam nem perto de experiências de realidade virtual, não é mesmo?

Com isso, o cliente tem o feedback imediato em seus testes e pode fazer escolhas que sejam de fatos adequadas e o mais personalizadas possíveis.

Mais do que isso, ao ter clientes testando seus produtos através da realidade aumentada, reduz-se os custos com retornos de mercadoria, trocas e devoluções por parte dos clientes.

Auxilia no atendimento ao cliente

Com produtos e serviços mais próximos aos consumidores, o atendimento ao cliente também ganha em experiências e interações. Dessa forma, nota-se também o aumento da satisfação do cliente, resultado em melhores indicadores e métricas no setor.

Capacita e treina equipe

Mais do que ser importante para o uso com o público externo, a realidade aumentada pode ajudar também no seu público interno. Em muitas organizações, a RA já tem sido utilizada para treinamentos de equipe através de simulações de tarefas.

Nesse caso, o trabalhador é exposto a realidade aumentada na qual ele consegue executar funções e lidar com objetos, materiais e ferramentas antes de partir para a atividade real. A gigante Amazon, por exemplo, utiliza esse tipo de tecnologia para treinar suas pessoas e simular a experiência de atendimento ao cliente.

Um dos principais segredos para o sucesso da ação de realidade aumentada é saber como fazer e quais são os objetivos a serem alcançados. É muito mais do que instalar um aplicativo e esperar por resultados.

Assim como qualquer estratégia, é importante ter planejamento e estruturas para a implementação e monitoramento. Investir na realidade aumentada é uma tecnologia capaz de levar diversas vantagens para sua empresa, alavancando processos internos, de relacionamento e experiência com os clientes.

Com a realidade aumentada como aliada, as empresas ganham em vendas, atendimento, conteúdos, aproximação do público e coloca-se passos à frente da concorrência, levando inovação para o seu negócio.

Agora que você sabe mais sobre essa tecnologia, que tal entender como ela pode ser utilizada em seu cenário? Você sabia que existem canais de comunicação com o cliente que oferecem essa experiência?

O Apple Business Chat, serviço que permite que os clientes conversem diretamente com as marcas a partir de diferentes pontos de entrada de seus dispositivos Apple, conta com a ferramenta de realidade aumentada e pode ser forma simples levar essa tecnologia para seu negócio!

Aproveite que você sabe mais sobre a realidade aumentada e entenda como o Apple Business Chat pode te ajudar com essa e muitas outras ferramentas!

Realidade aumentada - Apple Business Chat

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021