Com um mercado cada vez mais competitivo, se torna imprescindível demonstrar o diferencial da sua marca, para que assim, sua empresa se destaque. O branding, junto das redes sociais são as estratégias que você precisa implementar e aprimorar em seu negócio para alcançar esse objetivo.
Independentemente do preço que você cobra por seus produtos ou serviços, de nada adiantará se não houver uma estratégia feita para se conectar com o consumidor. Essa visão de precificação ficou no passado e, hoje, as pessoas priorizam muito mais o atendimento.
De acordo com uma pesquisa feita pela agência Ana Couto Branding, 67% dos consumidores afirmaram que preferem comprar de marcas que se conectam com eles por meio de propósitos em comum, seja lá qual for o valor que a empresa cobrar por determinado item.
Pensando em te explicar melhor o que é o branding e como as redes sociais podem alavancar a sua estratégia, trouxemos um conteúdo rico em informação e repleto de dicas. Acompanhe!
O que é branding e por que ele é importante?
Assim que você cria sua empresa, geralmente precisa criar um guia com o posicionamento, propósito e política do negócio. Esses três pilares precisam estar estabelecidos para que você consiga implementar uma boa estratégia de branding.
Sendo assim, branding é uma série de ações alinhadas com esses três pontos, e tem o intuito de criar conexões conscientes e inconscientes, que serão muito importantes para que o cliente bata o martelo e escolha a sua empresa para adquirir o produto ou serviço desejado.
Cada pequena escolha que você decide sobre seu negócio, seja o nome, cores, tom de voz, logomarca, ajudarão a dar aquilo que chamamos de personalidade de marca, percepções e sensações que todos têm ao visualizar a sua empresa.
Mas isso vai muito além de quem a marca é e sobre os produtos em si. Usam-se símbolos e significados para trazer ao público toda a personalidade e valores que você criou no papel, e agora está expondo de forma visual.
O branding é essencial pois, ter uma empresa que exponha sua personalidade, cria uma identificação com o público, gera aquilo que todos buscam em um mercado tão disputado é o caminho para ter os famosos brandlovers – amantes da marca!
Hoje em dia, há um termo novo que se originou do antigo, o social branding, que nada mais é que outra prática super em alta nas empresas. Saiba mais a seguir.
Social branding
Social branding é um termo que fala sobre o contexto comunicativo que as empresas mantem com os clientes. Nesse caso, essa estratégia cria comunicações personalizadas com os consumidores e faz narrativas baseadas em necessidades e expectativas do público.
No mundo digital, o social branding está presente nas redes sociais mais conhecidas, como o Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest, WhatsApp e WeChat.
Nessa estratégia, o foco é transmitir as características e vantagens da sua empresa nas redes sociais. Como hoje as interações do público com as marcas são em grande parte de forma digital, fica fácil de entender por que o social branding será uma peça-chave da estratégia.
Para ficar mais fácil de visualizar a importância de ter o social branding em seu negócio, criamos uma lista com os benefícios dessa estratégia. Veja a seguir.
6 benefícios do social branding para a estratégia
O termo social branding é supernovo e começou justamente com as empresas migrando para o mundo digital, mais precisamente nas redes sociais.
De uns anos para cá a estratégia tem se consolidado cada vez mais, tudo porque, ela garante benefícios incríveis para o negócio. Separamos alguns para você conhecer, confira!
1. Fortalece a marca
Pilar principal do conceito de branding, o fortalecimento de marca no âmbito das redes sociais, hoje, é muito importante. Uma verdade seja dita: se sua empresa não está ativa no mundo digital, ela não é lembrada. Trabalhar o online é importante, pois dá uma boa força para sua marca.
A presença do seu negócio nas redes sociais é importante, pois é nesse momento que os clientes verão como a empresa se posiciona em relação a assuntos sociais e interações. Isso gera identificação, um passo muito importante para que haja o próximo tópico dessa lista.
2. Aumenta as vendas
Uma marca forte, que está sempre presente reforçando seus valores nas mídias digitais, pode aumentar expressivamente suas vendas. Primeiro, ao saber muito bem quem é seu público-alvo, você saberá por onde e como se comunicar de forma assertiva para gerar interesse.
Como mencionado anteriormente, atualmente é importante estar presente digitalmente. Para você ter ideia, em um levantamento recente feito pela NuvemCommerce, diz que 21% das vendas em 2021 aconteceram nas redes sociais. Só o Instagram registrou 59% dos fechamentos de compra, e o Facebook ficou com 37% dessa fatia.
Mas atenção! Não adianta apenas existir nas redes sociais, é necessário muito estudo e implementar uma boa estratégia para que seus objetivos sejam alcançados.
3. Cria vantagem competitiva
Montar sua estratégia de social branding é embarcar em uma verdadeira jornada de autoconhecimento. Ao detectar os pontos fortes, fracos, o que os consumidores preferem, o que mais buscam, fica mais fácil direcionar os esforços da equipe para a vantagem competitiva almejada.
Essa questão do autoconhecimento é importante, pois revela dados valiosíssimos que você pode usar a seu favor. Por isso que os passos iniciais de pesquisa são tão importantes.
4. Melhora o relacionamento com o cliente
No branding, você irá construir relações fortes e duradouras com o seu público. As suas interações diárias acarretarão a melhora da taxa de fidelização dos clientes, e o relacionamento será mais próximo.
Propósito é o que move o branding, então ao criar essas pequenas identificações com o público, o relacionamento com o consumidor caminhará a seu favor.
5. Conquista a credibilidade do consumidor
Ao marcar positivamente o consumidor e ganhar um espaço no coração dele, automaticamente gerará uma maior credibilidade das pessoas no produto ou serviço vendido pela empresa.
As pessoas, ao ver seu negócio interagindo constantemente com o público online, aos poucos confiarão mais na empresa e na qualidade do produto vendido, sem falar que ao sentirem necessidade de falar com a empresa, saberão que nos canais digitais eles serão respondidos.
6. Engaja os colaboradores
O social branding chegou não só para engajar e encantar não só os clientes, mas os colaboradores também.
Pois uma marca bem-posicionada, que pensa em seu colaborador e em como facilitar sua trajetória na empresa, o sentimento de reciprocidade aumentará e ele naturalmente sentirá vontade de estar e se engajar na empresa.
Até aqui já deu para perceber que o social branding é eficiente e muito importante para os dias de hoje, não é mesmo. Continue acompanhando para descobrir como as mídias digitais podem maximizar sua estratégia!
Como as redes sociais podem alavancar a estratégia de branding
Por branding ser uma estratégia que visa criar conexões com as pessoas, nada mais normal do que utilizar as redes sociais para isso. Veja a seguir alguns tópicos de como ela pode alavancar a sua estratégia.
Cria personalidade à sua marca
As redes sociais na estratégia de branding têm o objetivo de criar e fortalecer a personalidade da sua empresa. Isso acontece por conta do contato próximo com o público e a reafirmação diária e ininterrupta dos valores e o que a marca acredita.
Um exemplo de personalização é o posicionamento sobre algumas datas comemorativas, que será importante para acrescentar um toque diferenciado na personalidade e, é claro, para se aproximar ainda mais das pessoas.
Dependendo do segmento, a empresa pode compartilhar memes e gifs que se relacionem com seus produtos, gerando engajamento e um pouco de informalidade para a comunicação.
Mas lembre-se: as redes são direcionadas a persona da empresa, ou seja, os posts devem agradar e fazer sentido para uma estratégia centrada no cliente.
Aumenta a visibilidade digital
Hoje é muito difícil encontrar alguém que não esteja conectado a alguma rede social. Por esse motivo que é importante adicionar mídias digitais em sua estratégia de branding.
Seja por meio de posts de interação com o público ou vídeos com funcionalidades dos produtos, estar visível e disponível para seu público online é essencial hoje em dia. Caso as pessoas precisem de seu serviço, em poucos cliques terão acesso à sua empresa de forma rápida e fácil.
Maximiza o engajamento
O engajamento nas redes sociais acontece quando o usuário realiza algum tipo de ação com a publicação nas redes sociais. Seja uma curtida, compartilhamento ou comentário, cada estímulo que a pessoa faz para aquela publicação ser vista por mais gente é a forma de metrificar o engajamento.
Com conteúdos que falem a língua do cliente, que se aproxima de alguma forma das pessoas, é o que faz o engajamento aumentar e sua empresa ser mais vista.
Ganha destaque no mercado
As redes sociais hoje são uma bela vitrine de como as empresas se posicionam no mundo. Demonstrar isso de acordo com o seu público-alvo é muito importante para ganhar o tão esperado destaque no mercado.
Ao fazer os posts e interações com sua personalidade própria, ela se torna autoridade em seu ramo de atuação e cria vantagem competitiva.
Gera tráfego e conversões
Assim que o seu cliente te avistou e fez uma movimentação para tentar entender os produtos ou serviços que você vende, agora ele espera saber mais do seu negócio.
Se você possui uma boa estratégia de branding, que reafirma seu propósito constantemente e marca presença no cotidiano dos consumidores, consequentemente você terá mais visitas e conversões, pois ao precisar, os clientes saberão onde procurar.
Personaliza e humaniza as interações
Saber como personalizar e humanizar as interações é a forma direta de fazer com que seu branding seja mais identificável e magnético. É a partir das publicações e repostas com os clientes que você ganhará a atenção e respeito deles.
Um bom exemplo de empresa que humaniza e personaliza as interações digitais é a Netflix. A empresa de streaming utiliza muito o humor em sua comunicação, quando publica uma imagem engraçada sobre alguma série ou filme de seu catálogo.
Quando alguém comenta aquele meme, tem uma resposta mais humanizada, humorada e no mesmo tom que foi comentada. Isso faz toda a diferença.
Aumente suas vendas com o social branding!
Uma coisa é certa: quanto mais a sua empresa divulgar seu propósito nas redes sociais, mais ela terá chances de converter interações em vendas. Mas para isso acontecer, é preciso investir não apenas em um bom time de marketing digital, mas também em plataformas que unifiquem e personalize as interações nas mídias digitais.
A XGEN pode te ajudar a unificar e personalizar seus canais digitais. Com a nossa solução de omnichannel, nós proporcionamos uma gestão unificada dos atendimentos nos principais meios disponíveis, como: Chat, E-mail, redes sociais, WhatsApp, Apple Messages for Business e outros canais de mensagens.
Já com o nosso chatbot você pode se beneficiar e automatizar seu atendimento com inteligência artificial. Assim, sua empresa estará mais disponível para os clientes com um bot desenhado e estruturado especificamente para seu negócio e objetivos, oferecendo interação, atendimento 24 horas e experiências de contato valiosas em diversos canais digitais.
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