A Inteligência Artificial, que busca a imitação da inteligência humana por meio de tecnologia, evoluiu muito nos últimos anos. Com isso, o processo de automatização de interações vem atingindo estágios cada vez mais avançados. O tema é fortemente pesquisado no meio acadêmico e também pelo Mercado de Tecnologia, já apresentando diversos cases bem sucedidos que são aceleradores desta evolução.
Este cenário trouxe considerável destaque e expansão no uso de Chatbots (abreviação de chat robô) nas Empresas para atuação como Atendentes Virtuais, gerando ganho de eficiência, redução de tempos de espera, automatização de assuntos rotineiros e operacionais, desta forma também aumentando a velocidade no atendimento de Clientes.
Não há dúvida que os chatbots estabelecem uma nova forma de relacionamento digital entre clientes e empresas. A facilidade de uso e a capacidade de operarem em regime ininterrupto 24h/7d geram importante ganho de escala para as operações de atendimento com a possibilidade de redirecionamento da força de trabalho para atividades mais complexas que necessitam de tratativa humana.
Segundo avaliação do Gartner Group, até 2020, 85% das interações dos Consumidores serão conduzidas por um mecanismo automático chatbot e será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus competidores.
Uma matéria publicada pela revista Fast Company trouxe dados de que a Geração “Z” representará 40% de todos os consumidores até 2020, considerados digitais e que utilizam tecnologia com naturalidade e não por necessidade.
Em um de seus apontamentos de tendências, o Gartner Group também prevê que, em 2021, mais da metade das organizações gastará mais por ano em criações de chatbots do que com o desenvolvimento de aplicativos tradicionais para dispositivos móveis.
Temos um novo modelo de relacionamento entre consumidores e empresas, entretanto, apesar de toda evolução até este momento e as tendências futuras, é preciso conhecer bem potenciais limitações, os estágios de maturidade e como engajar clientes para garantia de sucesso na implantação de chatbots.