Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente omnichannel?

Pesquisa de satisfação omnichannel

A satisfação do cliente é uma métrica fundamental para o sucesso do relacionamento com os consumidores. Mas, você sabe quais as boas práticas para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente omnichannel? Descubra conosco!

Avaliar a opinião dos clientes sobre seus produtos e atendimento é crucial para medir a autoridade e reputação da sua empresa, e a pesquisa de satisfação se apresenta como uma ferramenta fundamental nessa estratégia.

“Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que qualquer empresa pode ter.” – Bill Gates

Vamos explorar por que investir em uma pesquisa de satisfação omnichannel e como realizar o questionário de forma eficaz, utilizando as melhores práticas e estratégias.

Boa leitura!

A pesquisa de satisfação e os principais indicadores

Manter um contato pós-venda e solicitar a opinião do cliente após as interações é uma valiosa oportunidade para compreender os aspectos que os clientes consideram positivos e negativos em relação ao seu serviço, atendimento e experiência com a marca.

Realizar pesquisas de satisfação periódicas traz diversos benefícios para a empresa, como exemplo:

  • Gerar oportunidades de negócios
  • Identificar tendências e preferências do mercado
  • Antecipar problemas e evitar a insatisfação
  • Obter feedbacks diretos
  • Apontar os pontos fortes e os de melhoria na empresa
  • Tomar decisões embasadas em dados
  • Fortalecer o relacionamento com o cliente
  • Aumentar a fidelidade e retenção de clientes

Para realizar uma pesquisa dessa natureza é necessário escolher qual indicador de satisfação do cliente mais se adequa a realidade da sua empresa, entre os mais comuns podemos citar:

CSAT (Customer Satisfaction Score): Um questionário de escala numérica com uma questão principal e objetiva que pode ser: “Qual seu nível de satisfação com essa compra?” ou “Como você avalia a atendimento prestado?”.

NPS (Net Promoter Score): Uma métrica utilizada para avaliar a satisfação do cliente e entender sua fidelidade com o produto, serviço ou experiência. A questão aqui seria “O quanto você recomendaria a empresa x para um amigo?”

CES (Customer Effort Score): Seu maior objetivo é nivelar o esforço que o cliente aplica em sua empresa, seja em um atendimento ou em um processo de compra, por exemplo.

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente omnichannel? | Indicadores de satisfação

Mas, por que uma pesquisa de satisfação omnichannel? É o que vamos explorar melhor agora!

Por que fazer uma pesquisa de satisfação omnichannel?

Com a crescente tendência do atendimento omnichannel, que visa proporcionar uma experiência integrada e consistente em todos os canais de comunicação, é ainda mais importante compreender e avaliar o nível de satisfação dos clientes nas mais diferentes mídias.

Nesse contexto, medir o contentamento dos clientes é uma ferramenta essencial para você que busca oferecer uma experiência satisfatória e encantadora aos seus clientes.

Em primeiro lugar, a pesquisa de satisfação omnichannel permite que as empresas entendam como os clientes estão interagindo com os diversos canais disponíveis. Isso inclui desde o atendimento presencial até os canais online, como redes sociais, e-mail e chat.

Além disso, esse indicador de qualidade do atendimento ajuda a identificar possíveis falhas ou pontos de atrito na jornada do cliente. Com essas informações em mãos, é possível implementar melhorias específicas em cada canal e otimizar a experiência como um todo.

Outro benefício é a possibilidade de acompanhar a evolução da satisfação do cliente ao longo do tempo. Ao realizar pesquisas periódicas, as empresas podem monitorar as mudanças nas percepções e expectativas dos clientes, permitindo que se adaptem e antecipem às suas necessidades.

Por fim, a pesquisa de satisfação do cliente omnichannel também é uma forma de valorizar a opinião do cliente e promover a transparência na relação entre empresa e consumidor. Essa abordagem ajuda a fortalecer a confiança e a fidelidade dos clientes, tornando-os mais propensos a continuar fazendo negócios com a empresa e a recomendá-la a outras pessoas.

Como tornar minha pesquisa de satisfação em omnichannel?

A omnicanalidade pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes, justamente porque é uma estratégia que propõe uma comunicação em todos os canais, de forma rápida e assertiva.

Agora, vamos ver dicas fundamentais para planejar e executar a sua pesquisa de satisfação omnichannel:

Defina os objetivos da pesquisa de satisfação omnichannel

Antes de iniciar a pesquisa de satisfação do cliente omnichannel, é essencial estabelecer claramente os objetivos que deseja alcançar. Pergunte-se o que você quer descobrir com essa pesquisa.

Por exemplo, você pode querer avaliar a eficácia do atendimento omnichannel em fornecer uma experiência unificada, identificar pontos de melhoria nos processos de integração dos canais ou medir o nível de satisfação geral dos clientes.

Escolha as métricas mais adequadas

Ao selecionar as métricas para medir a satisfação do cliente, é importante considerar indicadores que reflitam tanto a qualidade individual de cada canal quanto a experiência geral do cliente.

Alguns exemplos de métricas relevantes incluem: CSAT, NPS e CES, que abordamos brevemente no início do conteúdo.

Personalize a pesquisa de acordo com cada canal

Ao adaptar a pesquisa de satisfação para a estratégia omnichannel, é importante considerar, primeiro, quais serão os canais de disparo: e-mail, telefone, WhatsApp, entre outros, e em segundo as particularidades de cada canal.

As perguntas e abordagens devem ser adaptadas para refletir as características dos clientes e cada meio de comunicação.

Por exemplo, ao avaliar o atendimento via chat, é possível perguntar sobre a rapidez de resposta e a clareza das informações fornecidas.

Pesquisa de satisfação no chatbot

Pense em automatizar sua pesquisa

Os chatbots são softwares de perguntas e respostas que automatizam os processos de conversa. Esses robôs inteligentes também são nossos aliados na hora de coletar dados em uma pesquisa de satisfação do cliente.

E como isso é possível?

O bot gera indicadores de satisfação ao permitir que sua empresa ganhe uma espécie de entrevistador online e em tempo real, ou seja, eles auxiliar essa troca entre cliente e empresa e torna as perguntas e respostas mais dinâmicas e motivadoras para que o cliente se engaje e participe de suas ações.

Ou seja, é uma forma mais assertiva, personalizável e facilitada de gerar os indicadores necessários para a sua estratégia.

Implemente melhorias e acompanhe os resultados

Com base nos insights obtidos, é fundamental implementar as melhorias necessárias a fim de melhorar a experiência do consumidor e otimizar ainda mais os indicadores.

Acompanhe de perto os resultados após a implementação das mudanças e monitore continuamente a satisfação do cliente para garantir que as melhorias sejam eficazes e contínuas.

Conte com a plataforma tudo em um para aumentar a satisfação do seu cliente!

Como pudemos ver, a pesquisa de satisfação omnichannel tem tudo para tornar a coleta de KPIs cada vez mais prática, dinâmica e assertiva.

E como começar a implementar essa estratégia? Tendo como aliada a plataforma que é tudo em um!

A XGEN, tem mais de 20 anos de expertise em oferecer soluções de tecnologia em bots de conversa com I.A., gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional, que torna a coleta e a análise de dados estratégicos muito mais fácil e personalizada.

Pare de perder tempo com dados que não são assertivos e comece a enxergar a satisfação do seu cliente em 360º!

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente omnichannel | Gere indicadores com a plataforma tudo em um

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