Insights para reduzir o volume do contact center e aumentar a satisfação do cliente

Como diminuir o volume do call center

O setor de atendimento ao cliente que recebe contato acima da média e, ainda por cima, não tem a capacidade para dar vazão a todos eles, é uma central estressada. Por isso, os insights para reduzir o volume do contact center pode ser tão importante.

Imagine só: longas filas de espera, telefone tocando sem parar, demandas e demandas em stand by, clientes insatisfeitos e equipe aflita para manter o TMA.

Tudo isso é suficiente para que a qualidade de atendimento caia muito, causando a desmotivação dos agentes, grandes margens de erros de atendimento e necessidade de retrabalho e, consequentemente, menores índices de satisfação do cliente.

Por isso, hoje vamos explorar estratégias eficazes para reduzir o volume do call center e, ao mesmo tempo, contornar todos esses desafios.

Boa leitura!

Por que preciso diminuir o volume de atendimento?

Diminuir o volume de atendimento é crucial para empresas que possuem serviço de atendimento e suporte ao cliente. Aqui estão três razões importantes que destacam porque é necessário reduzir o volume do contact center:

  1. Eficiência operacional: Um alto volume de chamadas pode sobrecarregar os recursos do call center, resultando em tempos de espera mais longos, agentes sobrecarregados e menor eficiência operacional. Ao diminuir o volume de atendimento, é possível melhorar a distribuição do trabalho, reduzir os tempos de espera e garantir que os agentes possam fornecer um atendimento mais rápido e eficiente.
  2. Redução de custos: O volume excessivo de chamadas pode aumentar os custos operacionais. Ao implementar estratégias para reduzir o volume de atendimento, é possível otimizar os recursos existentes, reduzir os custos operacionais e direcionar os investimentos para outras áreas importantes.
  3. Melhoria da satisfação do cliente: Clientes valorizam um atendimento ágil e eficiente. Ao reduzir o volume de atendimento, você pode melhorar a experiência do cliente, proporcionando um atendimento mais rápido, menor tempo de espera e soluções eficazes para seus problemas. Isso leva a uma maior satisfação do cliente e fortalece o relacionamento com a marca.

Agora que vimos o quanto é importante pensar em diminuir o volume de atendimento vamos ver como isso pode ser realizado na prática por meio de dicas.

Como diminuir o volume de atendimento (sem perder a qualidade!)

As centrais de atendimento desempenham um papel fundamental no atendimento ao cliente, fornecendo suporte e solucionando problemas. Por isso, é de vital importância que os fluxos e processos ocorram da melhor maneira possível.

Agora, vamos ver as dicas para conter o ritmo e o volume de atendimento e, assim, melhorar a qualidade e aumentar os indicadores de performance e desempenho.

Invista em automação e chatbots

A automação inteligente e os chatbots podem ser utilizados para lidar com tarefas rotineiras e simples, liberando os agentes do contact center para se concentrarem em consultas mais complexas e personalizadas.

Investir em chatbots com recursos avançados de processamento de linguagem natural pode melhorar significativamente a eficiência do atendimento ao cliente e a experiência do cliente.

Esses robôs inteligentes podem responder a perguntas comuns, fornecer informações básicas e até mesmo auxiliar na resolução de problemas, sendo que seus principais benefícios são:

  • Atende 24h por dia;
  • Oferece respostas em tempo real;
  • Aumenta a geração de leads;
  • Personaliza o atendimento;
  • Otimiza a experiência do cliente.

A automação de conversas é, sem dúvida, a forma mais direta de diminuir o volume de atendimento ao cliente, principalmente, se combinado com uma estratégia omnicanal.

Ofereça canais de suporte alternativos

A diversificação dos canais digitais é uma excelente maneira de reduzir o volume de demandas no call center.

Além do telefone convencional, ofereça suporte via chat ao vivo, e-mail, webchats, WhatsApp e fóruns online.

Dessa forma, os clientes podem escolher o canal de comunicação que preferem e que melhor se adapte às suas necessidades. Certifique-se de que esses canais alternativos sejam adequadamente monitorados e que as respostas sejam rápidas e precisas.

Implemente uma base de conhecimento abrangente

Uma base de conhecimento bem estruturada e abrangente pode ser uma ferramenta poderosa para reduzir o volume de chamadas.

Nesse sentido, você pode desenvolver uma biblioteca online com respostas para as perguntas mais frequentes dos clientes e soluções para problemas comuns, assim os atendimentos se tornam mais ágeis e assertivos.

Certifique-se de que a base de conhecimento seja de fácil acesso e navegável, para que os profissionais de atendimento consigam encontrar tudo aquilo que precisam para melhor conversar com os clientes.

Invista em treinamento e desenvolvimento

Agentes de contact center bem treinados são essenciais para um atendimento ao cliente eficaz. Invista em treinamentos regulares que visem aprimorar as habilidades de comunicação, empatia e resolução de problemas dos agentes.

Além disso, forneça a eles conhecimento aprofundado sobre os produtos ou serviços da empresa. Quanto mais bem preparados estiverem os profissionais, maior será sua capacidade de resolver problemas complexos e reduzir o tempo médio de atendimento, resultando em um menor volume de chamadas.

Para fazer isso reduzindo custos e otimizando o tempo, você pode pensar em formas alternativas de capacitar seus colaboradores, por exemplo, por meio de treinamentos online.

Realize análises e obtenha feedback

A coleta de dados e a análise são fundamentais para entender as principais causas do aumento do volume de contatos e identificar áreas de melhoria.

Realize pesquisas de satisfação do cliente, analise as reclamações recorrentes e monitore as métricas de desempenho. Você pode usar essas informações para implementar mudanças e aprimorar continuamente os processos de atendimento ao cliente.

Revolucione seus fluxos de atendimento!

Reduzir o volume do contact center e aumentar a satisfação do cliente são objetivos interligados.

Ao implementar uma base de conhecimento abrangente, aprimorar a automação, oferecer canais de suporte alternativos, investir em treinamento e desenvolvimento dos agentes e realizar análises constantes, é possível obter resultados significativos.

Lembre-se de que o foco deve estar sempre na qualidade do atendimento e na busca contínua por melhorias para oferecer uma experiência excepcional ao cliente.

Quer mais dicas valiosas sobre como revolucionar sua estratégia de atendimento e reduzir os volume do contact center? Baixe o nosso infográfico!

Volume contact center | Infográfico atendimento ao cliente

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