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Curadoria de Chatbot

CURADORIA DE CHATBOT

 

As atividades de curadoria abrangem um campo muito extenso, tanto nos planos cultural, artístico e outras diversas áreas. “Curar”, nos ensina o dicionário, é cuidar, ter cuidado. É por isso que, seguindo este princípio, o profissional de curadoria tem tanta importância no processo de otimização e evolução contínua do chatbot.

 

Profissionais da curadoria estudam a fundo a linguagem natural com foco em desenvolver fluxos de alta performance, reduzir ao máximo as interpretações equivocadas, analisar as interações respondidas de modo a tornar o chatbot cada vez mais efetivo.

 

A partir do momento que o chatbot está em operação, as interações com os clientes são avaliadas e adaptações da comunicação podem ser realizadas. Também será verificado se as demandas são solucionadas pelo chatbot e quais assuntos são necessários derivação para o atendimento humano.

 

Um chatbot tem a incrível capacidade de alavancar negócios, potencializando o trabalho de inúmeros setores da empresa gerando agilidade no atendimento e na solução do problema do seu cliente. No entanto, para isso ser alcançado, é fundamental ter uma equipe de curadoria que trabalhe incessantemente para mantê-lo atualizado e de acordo com as reais expectativas do cliente proporcionando a melhor experiência.

 

É importante avaliar quais são as APIs e Web Services desenvolvidas e prontas para uso, pois podem já estar disponíveis no ambiente digital da Empresa para serviços de autoatendimento e que portanto também podem ser disponibilizados no chatbot, desta forma ampliando automatização das interações que podem ser resolvidas sem necessidade de migração do contato para o atendimento humano. Com isso, aumentando a oferta de serviços transacionais, como 2ª via de documentos, detalhamento de informações, entre outros, assim ampliando a resolução dos contatos pelo chatbot.

 

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