Indicadores de desempenho: qual o papel dele em sua empresa

Indicadores de desempenho

Ter indicadores de desempenho é fundamental para garantir o sucesso de uma estratégia. Até porque, não há como saber se um planejamento tem funcionado ou se precisa de melhorias sem as métricas e KPIs.

Essas ferramentas são de máxima importância para gestores e diretores que desejam acompanhar e entender a performance de suas equipes. Permitindo, por exemplo, avaliar o quão eficaz cada colaborador tem demonstrado ser em suas funções.

Para entender mais sobre o que são e como podem te ajudar, separamos alguns tópicos e exemplos de indicadores que podem revolucionar suas estratégias. Acompanhe!

O que são os indicadores de desempenho?

Também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), os indicadores de desempenho nada mais são que um conjunto de métricas que avaliam e mostram a performance da empresa em suas estratégias e operações.

Ter indicadores pode ajudar a descobrir e entender se o plano de ação de uma determinada estratégia é o melhor a ser seguido, dependendo do momento e efetividade dele.

Isso, porque eles oferecem resultados quantitativos e qualitativos, prevendo uma melhor análise e compreensão dos dados e informações nele expressos. Mas você sabe o porquê de ser tão importante acompanhar indicadores? Continue lendo e veja 4 motivos para tê-los em sua empresa!

Por que utilizar indicadores de desempenho? Conheça 4 motivos

Como você viu, os indicadores podem ser um grande aliado na hora de melhorar a eficácia das estratégias e garantir o sucesso delas, isso porque eles ajudam a ver, de um modo geral e abrangente, como ela tem se saído.

É um grande erro estar no mercado, planejar estratégias, ter o apoio e esforço da equipe, mas não analisar o retorno que ela tem gerado para a empresa, pois assim, seria como caminhar no escuro. Você não enxerga e muito menos entende o projeto que tem traçado.

E é por esse motivo que trabalhar com indicadores de desempenho é importante e para aprofundar ainda mais, trouxemos mais 4 motivos para utilizá-los. Vamos lá!

1. Acompanha o desenvolvimento da empresa

Uma das funções dos KPIs é acompanhar o desenvolvimento da empresa no mercado e setor designado. É essencial ter essa informação, porque assim, você poderá ver se seu negócio tem crescido ou decaído.

E se está decaindo é importantíssimo que você saiba, afinal, só assim a empresa poderá tomar decisões para reverter essa ocorrência.

2. Auxilia a identificar erros e aplicar melhorias

Não só no desenvolvimento geral é importante dar atenção, mas nos pequenos processos também! O consumidor atual está cada vez mais rigoroso com suas interações com as empresas, e apenas olhando para os detalhes que você poderá melhorar sua jornada.

Seja em um atendimento ao cliente, no setor de vendas ou até no desenvolvimento dos produtos, toda e qualquer estratégia tem possibilidade de errar, sai na frente quem evita o erro ou o percebe antes do cliente.

3. Torna os processos mais eficazes

Com essa lupa nos processos sua empresa, como acabamos de citar, você poderá consertar erros antes mesmo de qualquer cliente ter que lidar com ele. Pois os indicadores de desempenho podem destacá-lo em seus relatórios.

Assim, sua empresa poderá oferecer o melhor e garantir as maiores taxas de satisfação do cliente.

4. Fortalece a marca

Quando é implementado na cultura de uma empresa a atenção ao desempenho de sua equipe, setores e até na empresa no geral, olhando para ações que podem melhorá-los a empresa se fortalece e começa a desempenhar um papel preventivo.

Isso porque, ao estar em constante melhoria, evitando erros e estratégias que não irão ser bem aceitas pelos clientes, a organização só estará se fortalecendo e garantindo maiores chances de sucesso.

Seja por meio de treinamentos, bases de conhecimento ou até por ações mais específicas para o colaborador como as de endomarketing, no final o resultado é surpreendedor e revolucionário para a empresa.

E agora que você sabe como os indicadores são um caminho para o sucesso, vamos para a parte que importa: quais KPIs são os mais importantes para uma estratégia de mestre. Veja a seguir!

Quais indicadores de desempenho você deve acompanhar

Existem diversos indicadores que sua empresa pode precisar para uma estratégia completa, visto isso vamos mostrar alguns exemplos dos mais usados pelas corporações. Confira!

Indicador de lucratividade

Os indicadores de lucratividade são um dos mais usados no mercado, visto que, entender seu lucro é algo extremamente importante para as empresas. É a partir desse indicador que a empresa entenderá se os resultados obtidos batem com os esperados e se, claro, bate com a média do setor.

Para utilizar o indicador de lucratividade de sua empresa basta seguir a fórmula:

Indicadores de desempenho

Em um exemplo rápido, se sua empresa tem um total em vendas de 200 mil reais e tiver um lucro de 50 mil, você fará a porcentagem da seguinte maneira:

Ou seja, a lucratividade de sua empresa será de X%.

Indicador de eficácia

O indicador de eficácia irá mensurar o quanto a equipe tem atingido os resultados esperados pela empresa. Nesse momento a avaliação será focada no desempenho da tarefa e, também, estará totalmente ligado a satisfação do cliente perante o resultado.

Por isso, existem algumas formas de avaliar esse indicador, com por exemplo por pesquisas de satisfação, o tempo médio de resposta para uma solicitação, o desempenho e durabilidade de um produto e até com porcentagens de reclamações.

Uma métrica muito utilizada para pesquisas de satisfação é o NPS (Net Promoter Score), quer saber mais sobre ele e como faze seu cálculo? Clique no banner a seguir!

Indicadores de desempenho

ROI

O ROI vem do termo Return on Investiment que significa Retorno sobre Investimento. Ou seja, esse indicador se trata da relação entre o capital investido em algum projeto e o resultado conquistado a partir dele.

Com ele a empresa poderá verificar quais projetos tem se provado eficientes e que valem o investimento que estão demandando e, quais precisam de melhorias e revisões para alcançar esse resultado. Para calculá-lo basta seguir a fórmula:

Indicadores de desempenho

Valor de ticket médio

O indicador de valor de ticket médio é utilizado em muitas empresas para ver quanto, em média, o consumidor gasta em cada compra.

Olhar para ele é fundamental, pois assim, é possível planejar estratégias para aumentar o ticket e garantir uma melhor performance em vendas. Além de poder focar em experiências personalizadas e direcionadas para os clientes que mais compram, por exemplo.

Para calculá-lo é bem simples, basta seguir a fórmula:

Taxa de turnover

A taxa de turnover ou de rotatividade, é o indicador que mede quantos colaboradores tem entrado ou saído de uma empresa em um período específico.

Com essa taxa em mãos é possível avaliar se há possíveis problemas na cultura organizacional ou em processos como o de recrutamento, onboarding e retenção de talentos. Para fazer esse cálculo, siga a fórmula:

Ter uma taxa de turnover alta, é sinal de que algo não está certo e os colaboradores precisam de maior atenção para entender o que tem tirado o brilho da empresa. Ações de endomarketing e uma jornada do colaborador bem estruturada podem ser uma das soluções para esse problema.

Visto isso, chegamos à conclusão de que os indicadores são grandes aliados para começar a enxergar as estratégias com um olhar mais aprofundado e entender alguns problemas que as afetam.

Mas seria muito não prático pedir para um colaborador calcular suas métricas a todo momento, por isso, é necessário um lugar que abrigue e calcule as mesmas para apenas serem gerenciadas em um único painel.

A plataforma de gestão do conhecimento reúne práticas de captação, organização, gerenciamento e transferência de conhecimento, formando uma base para o desenvolvimento dos colaboradores e aprimoramento de suas funções.

Sendo assim, ela também pode ser uma vantagem para uma estratégia de indicadores, pois ela poderá ajudar sua empresa a melhor gerenciá-los e organizá-los.

Mas então, ainda restou alguma dúvida sobre indicadores e como eles podem ser utilizados em suas estratégias? Não guarde para si, um de nossos especialistas pode te ajudar a saná-la e a saber mais sobre como a plataforma de gestão do conhecimento pode te auxiliar a supervisionar seus indicadores!

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