A era digital modificou muitos setores da sociedade e a área industrial não poderia estar por fora. Essa transformação tecnológica foi responsável pela criação da indústria 4.0 — nome dado à quarta fase do processo histórico iniciado pela revolução industrial no século 18.
Por conta das demandas das diversas áreas da sociedade, a indústria 4.0 nasceu para fazer uma verdadeira revolução na maneira como as empresas fabricam, melhoram e distribuem os produtos e serviços. No Brasil, por exemplo, a aplicação desse conceito por parte das organizações tem crescido e ajudado no atendimento digital.
De acordo com especialistas da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a aderência à Indústria 4.0 acontecerá de forma gradual. Para você ter ideia de como é vantajoso olhar para essa solução, a ABDI calcula que essa implementação pode gerar até R$ 73 bilhões de economia anual para o setor produtivo.
Se você quiser entender melhor sobre a indústria 4.0 e como ela pode impulsionar seu atendimento online, continue lendo para saber mais!
O que é a indústria 4.0?
Desde que foi criado, o conceito de indústria 4.0 sempre se atualizou e ajustou às necessidades do mercado. Na primeira Revolução Industrial, em 1780, com o aprimoramento das máquinas a vapor, teares mecânicos e outras tecnologias novas para a época se tornaram uma grande novidade. E essa ficou conhecida como indústria 1.0.
100 anos depois, ocorreu a Segunda revolução Industrial — indústria 2.0 —, que teve como base a exploração do petróleo e da eletricidade para produzir bens e serviços em massa.
Já no século 20, a Terceira Revolução Industrial conhecida como indústria 3.0, se destacou das outras por utilizar computadores e a informatizar dos processos produtivos.
Em nosso cenário atual, estamos vivendo a indústria 4.0. Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 2011 durante a Feira de Hanhover, maior vitrine industrial do mundo, onde uma equipe apresentou um projeto estratégico para ser aplicado na tecnologia da manufatura.
Foi explicado que o objetivo era criar fábricas inteligentes, que usassem tecnologias inovadoras como a inteligência artificial, a robótica e o armazenamento em nuvem. Isso tudo torna a organização mais eficiente, produtiva e lucrativa.
Basicamente, indústria 4.0 é um conceito que fez com que as empresas se tornassem mais autônomas, inovadoras e produtivas. Com tudo isso, as organizações conseguem ganhar maior destaque no mercado!
Mas para estar sempre em evidência é necessário também aprimorar o atendimento ao cliente, pois apenas tendo uma boa jornada do cliente que você alcançará os objetivos do seu negócio.
Mas você sabe como a indústria 4.0 pode te ajudar no atendimento digital? Continue acompanhando para descobrir!
Como a indústria 4.0 impulsionará o seu atendimento online?
A jornada do cliente na era da indústria 4.0 garante boas ações de interações digitais com os clientes e uma melhor adesão a empresa, visto que estamos na economia da experiência, ou seja, que é centrada em proporcionar momentos únicos e personalizados para seus clientes.
Para ter sucesso nessa estratégia, é preciso saber como implementar boas ferramentas nas suas práticas de atendimento e construir uma jornada agradável e acolhedora para os consumidores.
Independentemente do tamanho da sua empresa, hoje em dia ter uma estratégia de experiência do usuário é essencial por diversos motivos, como fidelizar clientes, criar valor para a marca, gerar mais receita e até mesmo fortalecer a relação empresa x consumidor.
Por esses e outros motivos que a tecnologia é uma aliada para tornar os seus processos cada vez mais alinhada com as necessidades dos clientes. Confira alguns exemplos do porquê que a indústria 4.0 tem grande potencial para aprimorar o atendimento online de seus clientes:
Automatiza o atendimento
A indústria 4.0 é responsável por inúmeras tecnologias de automação de atendimento ao cliente, como: CRM, SAC, Business Intelligence, automação de e-mails, URA, service desk, chatbots e muitas outras que ajudam as empresas na hora de se comunicar com os clientes.
Uma tecnologia da indústria 4.0 que está super em alta e pode ajudar seu time de atendimento é o chatbot. Ele permite que você faça interações personalizadas, um atendimento 24 horas nos 7 dias da semana, diminui demandas e o melhor de tudo: tudo sem criar fila de espera.
Hoje em dia os consumidores estão exigentes com o atendimento e sentir que a empresa está tratando-os de uma forma única é um dos principais pontos. Graças a indústria 4.0 é possível criar interações personalizadas com o público durante sua jornada, assim, criando uma estratégia mais assertiva, customizada e moderna.
Vale lembrar que para implementar o chatbot em sua empresa, é necessário criar uma estratégia bem estruturada. Saber com quem a sua empresa falará, como ela irá falar e principalmente entender suas dores e necessidades.
Personaliza a jornada do consumidor
Assim como há a indústria 4.0, existe também o consumidor 5.0. Esse perfil de cliente é nativo da internet e está sempre conectado, acessando com muita frequência as redes sociais, sites, aplicativos. Ou seja, são pessoas tecnológicas e muito, mas muito exigentes com o seu atendimento e experiência nas empresas.
É aí que a indústria 4.0 entra, pois ela possui inúmeras ferramentas que têm a função de personalizar a jornada do consumidor, para que assim ele sinta que a empresa está 100% com ele em cada etapa do atendimento. Atualmente ter uma linguagem mais próxima e um tratamento mais humanizado é fundamental para fidelizar clientes.
Mas a personalização não se resume apenas ao atendimento. Os produtos não só podem, mas devem ser personalizados de acordo com o seu perfil de cliente. Um bom exemplo disso é a marca Vans, americana de roupas e calçados desenvolveu uma tecnologia em seu site ou aplicativo onde é possível
a estampa que deseja e a empresa faz todo o restante. Essa inovação tem chamado bastante a atenção e nos Estados Unidos já é um grande sucesso.
Inicia uma estratégia centrada no cliente
Quanto mais a indústria compreende cada etapa de compra do seu cliente, melhor será a estratégia focada nos consumidores e seus hábitos de compra.
Com a indústria 4.0 e toda a tecnologia que ela traz, é possível detectar o perfil dos clientes e montar estratégias para manter um relacionamento bom com eles.
Por isso que é imprescindível investir em tecnologias oriundas da indústria 4.0. Assim, você conseguirá atender às demandas dos consumidores. Os processos automatizados tornam mais fácil a jornada dos clientes e colaboradores também.
O customer centric é a estratégia perfeita para esse objetivo. Esse termo em inglês significa “centrado no cliente”, o que quer dizer que ele aborda uma forma de se relacionar e direcionar planejamentos na forma como o cliente se sentir mais confortável e único.
Seja em atendimento ou na área de vendas, essa estratégia está super em alta, pois com ela, a empresa consegue entender melhor seu cliente, suas demandas e necessidades para que possa ofertar produtos ou serviços direcionados, personalizados e assertivos.
Armazena dados na nuvem
A gestão do conhecimento será a sua maior aliada na hora de subir as informações para a nuvem. Mas o que essa solução tem a ver com o armazenamento de dados na internet? Tudo!
Gestão do conhecimento é um conceito que reúne um conjunto de práticas de captação e compartilhamento de informações dentro de uma empresa. Nessa solução há uma plataforma específica que você irá armazenar e agrupar corretamente as informações.
Nuvem é um termo utilizado para descrever uma rede global de servidores. Ela não é uma entidade física, mas sim uma ampla rede de servidores remotos que funcionam como um único sistema.
Imagine que você não está na empresa e precisa fazer o atendimento de um cliente. Se você possuir um servidor local com toda e qualquer informação que precisar, com poucos cliques através de seu smartphone, notebook ou outros dispositivos, você conseguirá fazer a consulta e proporcionar um atendimento destaque.
Prevê comportamentos e ajuda na tomada de decisão
Um dos maiores benefícios da indústria 4.0 é exatamente poder prever o que os clientes precisarão. Recursos como aprendizagem automática, machine learning, omnicanalidade, indicadores e o uso de ferramentas de gestão são elementos que cada vez mais permitem oferecer a solução certa no momento certo para os consumidores.
Informações como o histórico da pessoa na internet e compras anteriores, dão mais dados certeiros para os algoritmos. Graças a essa evolução da tecnologia é possível sugerir produtos e serviços às pessoas antes mesmo delas irem até você.
Observar com antecedência as dores dos clientes também fará com que o atendimento tenha uma boa qualidade. Fazer um bom gerenciamento desses dados, minerá-los e conseguir insights de valor é uma questão fundamental do dia a dia.
A indústria 4.0 traz tecnologias que ajudam a mensurar e indicar como os consumidores têm agido. Essas ferramentas podem ser implementadas a qualquer hora, melhorando a forma como sua empresa funciona e fazendo o ritmo de trabalho ser mais ágil também.
A instalação de soluções para tomada de decisões oferece métricas e indicadores para você ter uma melhor visão dos processos feitos em seu negócio.
A tecnologia pode aprimorar seus atendimentos!
A indústria 4.0 é uma estratégia de conjuntos tecnológicos que permitem a autonomia, agilidade nos processos e alcance nos objetivos definidos. Isso ajuda muito no processo de atendimento ao cliente, devido às ferramentas disponíveis hoje em dia.
O chatbot, ferramentas de planejamento, gestão do conhecimento e outras tecnologias são ótimas escolhas para aprimorar seu atendimento e tornar a jornada dos consumidores mais agradável.
Isso porque, é importantíssimo ter as tecnologias da indústria 4.0 como aliadas de seu negócio, pois assim você conseguirá atender às demandas do público de forma rápida, efetiva e personalizada. Profissionais do atendimento capacitados e processos automatizados deixam a experiência do cliente mais prazerosa e sua marca bem-vista e buscada.
Mas e você, como tem pensado a estratégia de tecnologias para melhorar o atendimento ao cliente em seu negócio? A XGEN tem mais de 20 anos no mercado e possui um time de consultores sempre a postos para sanar suas dúvidas. Mas mais do que isso, você sabe quais ações podem aprimorar seu atendimento ao cliente? Clique abaixo e descubra!