O segmento bancário já entendeu o quanto à transformação digital pode influenciar positivamente em seus processos, fornecendo segurança, redução de custos e otimização de operação. Sendo assim, a inteligência artificial em bancos ganha cada vez mais espaço.
De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, 72% dos executivos do setor bancário afirmam que a IA é uma vantagem competitiva para suas empresas.
Os bancos estão cada vez mais interessados em utilizar a inteligência artificial (IA) para melhorar seus serviços, atender e entender melhor seus clientes. Ao decorrer deste artigo, vamos explorar as vantagens e tendências da IA no setor bancário.
Boa leitura!
Chatbots no cenário dos bancos
Um dos usos mais comuns de Inteligência Artificial em bancos são os chatbots, esses robôs inteligentes conhecidos pelos resultados surpreendentes nos processos de atendimento ao cliente, vendas, service desk e cobrança.
Os bots de conversa podem ser aplicados em diversos setores de uma organização financeira com finalidades como:
- Atendimento automatizado;
- Confirmação de identidade;
- Notificações sobre transações em tempo real;
- Análise de dados de atendimento;
- Experiência personalizada para os clientes;
- Mensagens de campanhas de marketing e relacionamento.
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Vantagens da inteligência artificial para bancos
Em um cenário de alta competitividade a tecnologia desempenha um papel essencial para diferenciação de marca. Neste contexto, no setor bancário podemos ver a aplicação de diversas soluções digitais para impulsionar o negócio, entre elas temos a utilização da inteligência artificial.
Na prática a utilização de chatbots com I.A. pode acarretar boas vantagens para os negócios do setor financeiro, entre eles:
Personalização de serviços
A inteligência artificial nos bancos pode personalizar serviços e ofertas para cada cliente, levando em consideração seus hábitos de consumo, histórico de transações e perfil financeiro. Isso torna a experiência do usuário mais agradável e aumenta a satisfação do cliente.
Redução de custos
Os chatbots com I.A pode ajudar os bancos a reduzir custos em várias áreas, como atendimento ao cliente, prevenção de fraudes e análise de risco de crédito. Além disso, com a automação de tarefas repetitivas, os funcionários podem se concentrar em atividades mais estratégicas.
Geração de leads e qualificação
Quando falamos de ações de campanhas de marketing um dos pontos mais cruciais é a geração e qualificação de leads. Com a utilização de chatbots com I.A esse processo se torna muito mais simples, com ações automatizadas de:
- Cadastro de visitantes;
- Envio de cupons promocionais;
- Conteúdos de qualidade;
- Criação fluxos e ofertas segmentas.
Combate a fraudes
Outra vantagem competitiva da utilização dos chatbots com I.A é seu uso para garantir uma maior segurança. A partir dessa tecnologia é possível combater fraudes, desvios e quaisquer tentativas de cibercrimes por meio da automatização dos processos de atendimento ao cliente, por exemplo.
Além disso, com a IA, os bancos podem analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e tendências que poderiam passar despercebidos por seres humanos. Isso permite uma análise mais precisa e rápida de risco de crédito, detecção de fraudes e outras atividades importantes.
Aumento do volume de atendimento
Quando falamos em aplicar um chatbot com I.A em uma operação de atendimento ao cliente nos bancos um dos grandes benefícios é o aumento do volume de solicitação atendidas sem significar a sobrecarga de atendentes ou o crescimento das posições de atendimento.
Esses robôs inteligentes podem ser programados para lidar com uma ampla gama de perguntas e solicitações de clientes, permitindo que os profissionais da área se concentrem em tarefas mais complexas e em atender a solicitações que exigem habilidades humanas, como empatia e criatividade.
Com chatbots em operação, os clientes podem obter respostas rápidas para perguntas frequentes, sem precisar esperar em longas filas de atendimento ou esperar por horas para receber uma resposta, por exemplo.
Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o que significa que os clientes podem obter assistência mesmo fora do horário de expediente do banco.
Controle de métricas de desempenho
Com os chatbots automatizados com I.A fica muito mais fácil controlar os principais indicadores de atendimento ao cliente, como por exemplo, o TMA (Tempo Médio de Atendimento), TME (Tempo Médio de Espera) e CSAT (Customer Satisfaction Score) e o NPS (Net Prometer Score), entre outros indicadores de desempenho fundamentais para as operações.
Aumente os volumes de atendimentos com um chatbot com I.A
A inteligência artificial está trazendo muitas vantagens para o setor bancário, desde a personalização de serviços até a redução de custos, melhoria na análise de dados e aumento de volumes de atendimento.
Você sabe que a sobrecarga de trabalho das equipes de atendimento o é uma realidade que prejudica tanto a eficiência no atendimento quanto a satisfação do cliente. O aumento do volume de solicitações e a falta de personalização do atendimento são apenas alguns dos desafios enfrentados.
Mas, você sabia que é possível resolver essas questões com chatbots e automação de atendimento?
Com chatbots, é possível responder às perguntas mais frequentes dos clientes de forma rápida e eficiente, liberando o tempo para lidar com questões mais complexas e garantir a qualidade do atendimento.
Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo que os clientes recebam assistência mesmo fora do horário de expediente do banco.
A XGEN, tem mais de 20 anos de expertise em oferecer soluções de tecnologia em bots de conversa com I.A., gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Além disso, vem ajudado a construir marcas consolidadas no setor financeiro com atendimentos que são diferenciais competitivos.
Então, se você deseja atender ao grande volume de solicitações de clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de contratar mais pessoal de atendimento, chatbots e automação de atendimento são a solução que você precisa.