Jornada do colaborador: por que é importante e como criar a sua

Jornada do colaborador

Ter estratégias para o cliente é fundamental para que uma empresa tenha sucesso, mas, o que muitos não veem, é que direcionar ações para o colaborador também é uma parte fundamental para alcançar esse objetivo.

Pensando nisso, esse assunto não deve ficar preso ao RH e setores específicos, mas sim, precisa ser uma estratégia envolvendo a cultura e o clima da empresa, para que influencie seu negócio desde a base até todas as extremidades, formando um time de sucesso.

Por enquanto você ainda não deve entender bem como essa estratégia poderá revolucionar a forma como seus colaboradores se relacionam com a empresa e fazem suas tarefas, mas vamos chegar aí! Iniciando então, com o primeiro passo: saber o que é uma jornada do colaborador.

O que é jornada do colaborador?

A jornada do colaborador é o conjunto de todas as experiências que um profissional tem em relação a empresa que ele trabalha, desde seu primeiro contato no recrutamento até o processo de desligamento, podendo ter uma jornada até de pós-desligamento.

Visto isso, é essencial que as organizações entendam a jornada e saibam como melhor conduzi-las, pois isso será uma forma de garantir um colaborador que está na empresa para mais que apenas trabalhar, mas sim, vestir a camisa e se engajar no time.

Quando falamos em jornada do colaborador é fácil de relacionar com o employee experience, que seria então a experiência do colaborador. Você sabe suas diferenças e semelhanças? Vamos abordar a seguir

Jornada do colaborador X employee experience

Você acabou de ver o que é uma jornada do colaborador, agora vamos abordar o que é o employee experience e como essas duas estratégias se complementam.

No português, pode ser traduzido para experiência do colaborador, pois assim como a experiência do cliente, é um público que precisa de atenção.

Até porque, o seu colaborador é quem representa a empresa para seu cliente e a forma como você é visto no mercado, muitas vezes, é resultado do conjunto de ações das equipes de sua empresa.

Sendo assim, focar em experiências para o colaborador é fundamental para ter sucesso no mercado e garantir, também, a satisfação do cliente. No final, só há benefícios, mas vamos voltar para a reflexão: como isso se relaciona com a jornada?

É fácil, o employee experience é o conjunto de interações que ocorrem ao longo da jornada do colaborador. Assim, criando um ambiente de trabalho saudável, produtivo e que instiga o desenvolvimento dos funcionários.

Visto isso, podemos então partir para o porquê de ela ser tão importante para a empresa e conhecer um pouco de suas etapas. Acompanhe!

Importância de ter uma jornada para seu colaborador

Como você viu até então, a jornada define pontos e ações para que seu colaborador possa crescer e se desenvolver na empresa.

Agora pense comigo: ter uma grande rotatividade de funcionários, não produzir o tanto que poderia, nem ter colaboradores engajados são problemas que precisam ser solucionados. Afinal, nenhuma empresa quer perder tempo e ter processos péssimos e tarefas malfeitas, não é mesmo?

Muitas vezes, o que o colaborador precisa é de uma trilha para cursar, um caminho para ser treinado e desenvolvido, pois estar “sozinho” em uma empresa em que ele é novo, é difícil.

Pensando nessa reflexão, vemos o quão importante é ter uma jornada para sua equipe, dar esse apoio poderá incentivá-los e capacitá-los a ser mais autônomo e cumprir as tarefas com excelência.

Segundo o Panorama do treinamento no Brasil, treinar e desenvolver colaboradores pode melhorar os processos em 33% e o clima organizacional em 50%. Impressionante, não é mesmo? Sua empresa não pode ficar de fora!

Para te ajudar a implementar uma jornada do colaborador, separamos alguns tópicos para explicar as etapas dela e 6 passos para montar uma jornada de sucesso, ficou curioso? Confira!

Etapas da jornada do colaborador

Para você entender melhor, as etapas vão desde o momento de atração para participar de um teste ou entrevista, até mesmo o desligamento do funcionário, pois a jornada abordará todo e qualquer tipo de experiência e interação que ele tem na empresa. Agora vamos falar um pouco mais da primeira etapa: a atração!

Atração e recrutamento

Atrair e recrutar pessoas que tenham o perfil da empresa é fundamental, afinal, essas pessoas serão suas porta-vozes para seu cliente, mesmo que indiretamente.

Para isso, é necessário então pensar no perfil de colaborador que você deseja para sua empresa, que combinem com a cultura que vocês possuem e que irá, acima de tudo, alavancar ainda mais a equipe.

Treinamento de onboarding

Quando encontrar essa pessoa e ela for contratada, será inicializado seu onboarding, que significa integração. Você deve ofertar treinamentos e conhecimento sobre a empresa – incluindo seus valores, missões e visão – e processos realizados.

Ter um bom ramp up rápido e eficiente, será fundamental para que esse colaborador cumpra suas funções de forma efetiva e assertiva. Por isso, essa parte é uma das mais importantes da jornada!

Desenvolvimento

Assim que treinado e inserido em seu ambiente, é importante manter um desenvolvimento constante e não parar os treinamentos no ramp up. Isso porque é fácil, com o tempo, perder um conhecimento adquirido, mas se ele for sempre atualizado e lembrado, melhor ele cumprirá suas funções.

Não pare em apenas conhecimentos do ramp up, atualizá-lo e capacitá-lo com inovações do setor também será de grande ajuda!

Nesse momento, ter uma plataforma de capacitação, que além de treinar, também organiza e guarda o conhecimento para ser acessado depois, no momento que o colaborador precisar, será essencial!

Promoção e retenção de talentos

Investir em promoções e formas de retenção de talentos, é uma estratégia que pode revolucionar a forma como seu colaborador enxerga a empresa. Pois você mostrará a ele que reconhece o esforço de quem se desenvolve e aproveita as oportunidades de crescimento.

Para isso, é fundamental tem formas de avaliar seu desempenho e ver quem tem se desenvolvido na empresa.

Mas é preciso ter cuidado e empatia nesse momento, pois de nada adianta fazer uma avaliação negativa de forma não construtiva e achar que o colaborador irá melhorar.

Os feedbacks necessitam de um apoio em treinamentos e que mostre que você, como organização, prefere que ele tenha maior conhecimento e supra sua dificuldade, do que apenas trocá-lo, assim, mostrando que se importa com o desenvolvimento pessoal dele.

Desligamento e offboarding

Grande parte dos colaboradores não irão acompanhar sua empresa por anos e anos, mas, mesmo assim é importante oferecer a ele um momento de offboarding tranquilo e menos estressante.

É interessante nesse momento, colocar em sua jornada a coleta de feedbacks, ou até mesmo fornecer eles – dependendo de quem foi a escolha pelo desligamento.

Também pode haver uma despedida da equipe ou alguma ação de endomarketing, para que ele tenha o sentimento de que sua organização realmente se importa.

Mas algo que não pode faltar no offboarding, é a transferência e documentação de seus conhecimentos. Para que assim, o próximo funcionário que vier tenha guias e passo a passos para poder cumprir suas funções com maior facilidade.

6 passos para criar uma jornada de sucesso

Agora que você entendeu cada etapa da jornada do colaborador, está no momento de criar uma! Separamos 6 tópicos para te ajudar nessa missão. Vamos lá?

1. Conheça seu colaborador

Assim como nas estratégias para os clientes, é necessário entender e conhecer quem são as pessoas que você direcionará sua jornada.

Qual a idade de quem trabalha com você? O que gosta de fazer no tempo livre? Qual talento você quer que trabalhe em sua empresa?

É extremamente importante ter uma jornada direcionada, afinal, não adianta ter uma boa estratégia, mas que não atinge quem deveria.

2. Faça pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma das principais ferramentas utilizadas para entender os seus resultados, pessoas e processos de uma empresa. Essa metodologia é utilizada para entender as percepções dos colaboradores sobre diversos aspectos da organização.

Visto isso, é essencial ter uma pesquisa de clima com periodicidade, para aplicar ações de melhorias e ver os resultados delas.

E para a jornada, ela será fundamental para entender como sua empresa tem sido vista pelos colaboradores que nela trabalham, alguns temas como, se consideram um ambiente saudável, se há uma boa comunicação e até se eles se sentem apoiados por seus líderes poderão ser abordados na pesquisa.

3. Estruture a cultura de sua empresa

A cultura de uma organização se dá pelas características que compõem o ambiente de trabalho. Ela é formada pelas interações interpessoais entre os colaboradores e a empresa – ou seja, a relação entre a pessoa e seu ambiente.

Ter uma cultura forte é essencial para moldar o pensamento de seus colaboradores para o sucesso, criando um sentimento mútuo de apoio, qualidade, produtividade e engajamento.

Por isso, ela faz parte da criação de uma jornada, pois com uma cultura organizacional bem estruturada, você poderá contratar pessoas já pensando se elas se enquadram nessa cultura e se, claro, irão contribuir para ela.

4. Crie trilhas de conhecimento contínuo

Capacitar seus colaboradores quando eles entram na empresa é fundamental para ter um ramp up bom e ele poder entender como fazer suas funções na prática e com apoio.

Mas mais do que isso, é importantíssimo manter uma continuidade nesse treinamento, afinal, em algum momento ele poderá esquecer algo e precisar relembrar.

É nessa hora que você precisará saber como agir, ter uma base de conhecimento que guarda e organiza informações e diversos tipos de conteúdo educativo, pode ser uma solução.

Ou uma gestão do conhecimento, por exemplo, que proporciona treinamentos e insights sobre eles, para que os gestores possam saber quais assuntos precisam de mais atenção na empresa. É claro que ambas as soluções possuem mais benefícios do que isso, se você quiser saber mais sobre iremos falar mais no tópico 6!

5. Mantenha o diálogo aberto com seus colaboradores

Ter um ambiente que fornece a liberdade para seus colaboradores poderem conversar e dividir suas dificuldades com seus superiores é um dos objetivos dessa estratégia. Por isso, reafirmar estar aberto a ouvir e fornecer feedbacks é um passo a se tomar!

Quando você oferece feedbacks construtivos e que vão fazer seu funcionário crescer, além de o beneficiar, essa estratégia também te ajudará a ter colaboradores mais engajados, que se desenvolvem gradativamente.

Ao mesmo tempo, também é importante ouvi-los, afinal, que estratégia dá 100% certo de primeira, não é mesmo? Por todos estarmos suscetíveis a erros, é importante identificá-los para resolvê-los, e nisso, um feedback pode ser muito útil.

6. Ofereça tecnologias que facilite a jornada do colaborador

Por último, mas não menos importante, é um diferencial ter a tecnologia como aliada de sua jornada. Isso porque, ela pode ser uma facilitadora tanto das tarefas de seu colaborador, quanto para a gestão delas.

Como falamos acima, a base e gestão do conhecimento são soluções que podem ajudar muito nas ações internas, vamos conhecer um pouco sobre cada?

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é uma plataforma que reúne práticas de captação, organização, gerenciamento e transferência de conhecimento, formando uma base para o desenvolvimento dos colaboradores e aprimoramento de suas funções.

Ter a gestão alinhada com a estratégia de jornada do colaborador pode gerar diversos benefícios, como acelerar o ramp up, ter um acesso rápido e democrático de informações relevantes em diversos formatos e a qualquer momento de qualquer lugar, o incentivo do crescimento pessoal do colaborador, além de instigar uma cultura de aprendizado.

Base de conhecimento

Já a base de conhecimento é como uma biblioteca para os colaboradores e conta com conteúdos relevantes e necessários para a realização dos trabalhos. Ela guarda tarefas técnicas e procedimentos e pode ter descrições de processos, condições e pré-requisitos, documentação necessária, base legal, regras de atendimento, entre outros.

Assim, auxiliando seu colaborador sempre que ele tiver uma dúvida sobre algum processo ou tarefa. Além de democratizar o conhecimento que antes ficaria recluso aos superiores, agora podendo ser acessado por qualquer um que tenha interesse em se desenvolver na empresa.

Ter uma jornada do colaborador é fundamental para desenvolvê-los e consequentemente fazer com que a empresa cresça também, pois ela se tornaria um ambiente de pessoas que querem se engajar e ver o resultado de seu esforço. E isso acaba sendo um benefício para ambos os lados, você não concorda?

Mas agora que você já sabe como fazer sua jornada, chegou o momento de colocá-la em prática, fale com um de nossos especialistas e descubra como revolucionar sua comunicação interna!

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