O que é processo de CRM? 5 etapas principais

CRM Processo | As cinco etapas do CRM

Nos dias de hoje é essencial que as operações comerciais construam uma relação boa com os prospects e clientes, afinal de contas, estamos em uma era de alta competitividade de mercado.

O processo de CRM tem a capacidade de ajudar as empresas e seus setores comerciais atingirem uma experiência cada vez mais encantadora, desde a aquisição do cliente até o upsell.

Então, se é o seu objetivo aumentar a aquisição e a conversão de leads e expandir a retenção de clientes, é a hora de olhar para essa estratégia que envolve o cuidado com as informações e dados dos clientes.

Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre as cinco principais etapas do processo de CRM. Boa leitura!

O que é processo de CRM?

Ter uma estratégia eficaz de relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de uma empresa. E é aí que entra o processo de CRM (Customer Relationship Management), uma abordagem que visa gerenciar e melhorar os relacionamentos com os clientes.

Vamos nos relembrar o que é CRM:

CRM é sigla para Costumer Relationship Management ou, no português, Gestão de Relacionamento com Clientes. Ele se refere a uma série de estratégias usadas para as empresas se relacionarem com seus consumidores.

Dessa forma, o processo de CRM é uma abordagem estratégica para manter todas as interações com os clientes personalizadas e significativas, composto por cinco etapas principais, que são bem semelhantes às etapas de um funil de vendas.

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (sistema de CRM) deve oferecer para a sua equipe os dados e recursos necessários para implementar essa estratégia e, por fim, converter leads em clientes efetivos, e clientes efetivos em fidelizados.

Benefícios e tipos de CRM

Desse modo, uma estratégia de CRM bem formulada e bem apoiada por tecnologias pode trazer diversos benefícios para uma empresa, como por exemplo:

  • Melhora o relacionamento com os clientes
  • Aumenta a retenção e a fidelização de clientes
  • Promove o upselling
  • Permite o acompanhamento de indicadores
  • Contribui para o avanço da jornada de compra

Vale ressaltar que existem alguns tipos de CRM, a melhor escolha vai ser aquela que melhor se encaixar com o seu modelo de negócio e com a sua proposta de ação comercial. Dentre esses diferentes tipos, podemos citar: CRM Analítico, CRM Colaborativo, CRM Estratégico, CRM Operacional e CRM Conversacional.

Mas agora, qual é o ciclo do processo de CRM? E quais as suas principais etapas? É o que vamos ver nos próximos momentos!

O ciclo do processo de CRM

O ciclo do processo de CRM pode ser dividido em cinco etapas principais que podem ser caracterizadas como:

  • Gerar reconhecimento de marca
  • Aquisição de leads
  • Conversão de leads
  • Retenção de clientes
  • Upselling

CRM processo | Ciclo do CRM

Gerar reconhecimento de marca

A primeira etapa do processo de CRM é aquela que busca gerar reconhecimento de marca. E como uma ferramenta de gestão de relacionamento pode ajudar? Por meio do armazenamento e análise de dados dos clientes.

Ela permite segmentar o público-alvo com precisão, identificar os canais de comunicação mais eficazes e personalizar as mensagens de marketing. Além disso, um CRM bem estruturado facilita o acompanhamento do desempenho das campanhas, permitindo ajustes e otimizações em tempo real.

Aquisição de leads

Durante a etapa de geração de leads, o CRM desempenha um papel fundamental na captura e no gerenciamento das informações de contato dos interessados. Ela centraliza todas as informações do lead em um lugar só, fazendo com que seja possível enxergar uma pessoa de uma maneira unificada, independente do seu canal de atendimento e do tipo de contato.

Com esses dados armazenados em um único local, é possível rastrear o progresso de cada lead e determinar estratégias eficazes de acompanhamento.

Conversão de leads

Além disso, outra etapa do processo de CRM é a conversão de leads. Essa estratégia permite o acompanhamento sistemático do relacionamento com os leads por meio do registro de interações, o que facilita o envio de comunicações personalizadas e relevantes.

Ainda assim, quando pensamos no CRM conversacional é possível ter uma conversão ainda mais facilitada se pensarmos que todas as informações e interações estarão em uma única interface, com a possibilidade de dar andamento ainda nessa mesma interface.

Retenção de clientes

Na etapa de retenção de clientes, uma ferramenta de CRM desempenha um papel crucial no gerenciamento das interações contínuas com os clientes. Ela permite registrar todas as interações, como chamadas, e-mails, tickets de suporte e histórico de compras.

Dessa forma, é possível acompanhar o histórico de relacionamento com cada cliente, entender suas necessidades e oferecer um atendimento personalizado e proativo. Além disso, a ferramenta de CRM facilita a segmentação de clientes para ações de marketing direcionadas, como por exemplo, programas de fidelidade.

Upselling

No estágio de upselling, uma ferramenta de CRM conversacional unida ao omnichannel, que fornece um histórico detalhado de interações pode fornecer informações valiosas sobre os clientes, como histórico de compras, preferências e comportamento de uso.

Com base nesses dados, é possível identificar oportunidades de upsell e oferecer produtos ou serviços relevantes para cada cliente. Além disso, a ferramenta de CRM aliada à omnicanalidade pode acompanhar as interações de upselling para garantir um processo eficiente e consistente.

Tenha uma jornada de compra a um clique com CRM e Omnichannel!

Como pudemos ver, o ciclo do CRM acompanha o ciclo da jornada do consumidor e, por isso, investir em uma abordagem estratégica como essa pode ajudar e muito a aumentar a aquisição de leads, conversão e fidelização dos clientes.

Sendo assim, está mais do que na hora de repensar a maneira como você e a sua empresa enxergam o CRM.

A XGEN possui mais de 20 anos de experiência em fornecer soluções de tecnologia, incluindo bots de conversação com inteligência artificial (IA), gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Essas soluções facilitam e personalizam a coleta e análise de dados estratégicos.

Com a XGEN, você pode aproveitar ao máximo as informações valiosas para impulsionar seus negócios de forma eficiente e personalizada.

Comece a ter acesso a jornada de compra de cada lead e de cada cliente com a Plataforma Tudo em Um XGEN!

CRM Processo | Ciclo de CRM

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos relacionados

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

NECESSIDADE

Cobranças

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Vendas

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SAC

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Service Desk

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

PRODUTOS

Chatbot com I.A.

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Omnichannel e CRM Conversacional

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SERVIÇOS

Desenvolvimento de Projetos Omnichannel

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Desenvolvimento de Projetos de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Redação estratégica de conteúdos

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de conteúdos corporativos

Aumente suas vendas com CRM