Omnichannel na cobrança: a chave para reduzir a inadimplência

Omnichannel na cobrança | Estratégia omnichannel para diminuir a inadimplência

A inadimplência é uma das problemáticas que mais está presente em alguns setores do mercado. Para aquelas empresas que tem um setor de cobrança para mitigar esse problema, a inadimplência é um desafio significativo. Por isso, vamos ver como utilizar o omnichannel na cobrança para otimizar as operações!

Para o ramo da cobrança, essa estratégia pode ajudar a otimizar os processos, melhorar a experiência do cliente e facilitar o processo de negociações de dívidas.

Quer descobrir como o omnichannel pode alavancar sua empresa focada em soluções de cobrança e de negociação? Vamos.

Boa leitura!

O que é e para que serve omnichannel?

É a estratégia que tem ganhado cada vez mais amplitude no mercado, principalmente, no que diz respeito a comunicação e relacionamento digital com o cliente.

Sendo assim, podemos definir o que é omnichannel como:

Uma estratégia que gerencia seus clientes e demandas, independente do canal em que ele escolha falar com a empresa, tem objetivo de manter o contexto do cliente e oferecer experiências únicas e personalizadas nas mais diferentes interações.

Já podemos perceber o potencial da estratégia omnichannel, em um mundo onde há uma profunda transformação digital e uma mudança no comportamento do consumidor, nos mais diversos negócios.

Com o uso simultâneo e interligado de canais digitais e offline é possível enxergar o consumidor situado em seu contexto completo.

Por que a estratégia omnichannel é importante para a cobrança?

O omnichannel pode alavancar a sua estratégia porque permite que as empresas se comuniquem com os clientes através de múltiplos canais de forma integrada.

Isso significa que, independentemente do canal utilizado pelo cliente para entrar em contato com a empresa, ele terá uma experiência consistente e contínua.

Vamos pensar em um exemplo prático:

O consumidor pode receber lembretes de pagamento por e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram com notificações personalizadas pelo aplicativo da loja e, em último caso, uma ligação de um representante da loja para negociar uma dívida.

Essa abordagem omnichannel permite uma comunicação integrada e fluida, através de diversos canais, oferecendo um atendimento personalizado e resolvendo o problema de forma eficiente, de acordo com as preferências e disponibilidade do cliente.

Aqui está uma pesquisa recente realizada pela empresa de tecnologia de pagamentos de tecnologia de pagamentos, ACI Worldwide, em parceria com a YouGov, que pode ser do seu interesse:

De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros afirmaram ter negociado uma dívida usando canais digitais, como e-mail, SMS, chatbots ou aplicativos, nos últimos 12 meses. Além disso, a pesquisa revelou que 62% dos entrevistados acreditam que as empresas devem oferecer opções de pagamento flexíveis e convenientes para seus clientes.

Benefícios da estratégia omnichannel na cobrança

Por conta das características do omnichannel e de sua potencialidade na cobrança, existem diversos benefícios que podem ser agregados ao implementar a estratégia para a negociação de dívidas que levam a uma redução significativa da inadimplência.

É bacana ressaltar, que todos esses benefícios podem ser agregados e potencializados com a utilização de um chatbot para cobrança, lado a lado com a estratégia de omnicanalidade.

Vamos ver no detalhe os principais benefícios do omnichannel na cobrança:

Melhora a taxa de recuperação de dívidas

Ao implementar uma estratégia omnichannel, as empresas podem se comunicar com os clientes através de diversos canais, online e offline, aumentando a probabilidade de que a mensagem seja recebida com sucesso e tomem as medidas necessárias para pagar suas dívidas.

Ao otimizar o processo de cobrança com omnichannel podemos chegar a taxas de recuperação de dívidas mais altas e uma redução significativa da inadimplência.

Reduz o tempo gasto em tentativas frustradas de contato

Um dos grandes problemas enfrentados em rotinas de cobrança é a saturação dos profissionais, que geralmente, não conseguem se concentrar em tarefas mais complexas de negociação porque precisam gastar horas e horas buscando o contato de um cliente.

Com uma abordagem omnichannel, as empresas podem identificar problemas com mais eficiência e responder a eles rapidamente.

Por exemplo, se um cliente não responde a um e-mail, a empresa pode tentar contatá-lo por telefone ou SMS. Isso reduz o tempo gasto em tentativas infrutíferas de contato e aumenta a probabilidade de que os clientes sejam contactados com sucesso.

Aumenta a satisfação do cliente

Cobrança é algo delicado do ponto de vista do cliente. Nesse sentido, oferecer uma experiência de cobrança consistente e personalizada pode ajudar as empresas a deixar o cliente mais satisfeito, mesmo nesse processo complicado.

Ao adotar uma estratégia omnichannel de cobrança, você passa a olhar mais individualmente e diminuir contatos desnecessários e que podem ser até incômodos. Isso pode levar a uma maior retenção de clientes e a um aumento da receita a longo prazo.

Reduza a inadimplência apostando em uma plataforma omnichannel totalmente personalizável!

Agora que sabemos como é importante colocar em ação a estratégia omnichannel na cobrança e quais os benefícios que podem ser atingidos, abre-se uma questão: como aplicar na prática? A primeira medida a ser tomada é contratar a plataforma omnichannel mais completa do mercado!

A Plataforma Digital XGEN de Omnichannel proporciona gestão unificada dos atendimentos nos principais canais digitais disponíveis, como: Chat, E-mail, redes sociais, WhatsApp, Apple Messages for Business e outros canais de mensagens.

A XGEN tem mais de 20 anos de experiência e junto com os seus parceiros vem desenvolvendo soluções altamente personalizadas de: omnichannel e CRM conversacional, chatbot e gestão do conhecimento. Você pode ter tudo o que precisa em apenas uma aplicação web!

A hora de entrar na nova era da cobrança com a plataforma omnichannel totalmente personalizável é agora!

Omnichannel na cobrança | Reduza a inadimplência com uma plataforma omnichannel

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