As novas demandas e necessidades do mercado fazem com que a aprendizagem online seja um ótimo benefício para as empresas hoje em dia. Para acompanhar o ritmo desejado pelas organizações, as plataformas de capacitação profissional são muito buscadas devido a eficiência e rapidez de ensino.
Por mais que o e-learning seja uma ótima forma de aprendizagem e tenha diversos benefícios, como a flexibilização de horários de estudo, há sempre boas formas de tornar melhor esse método, como implementar o social learning.
Essa estratégia tem como objetivo maximizar o conhecimento dos funcionários e agrega mais valor ao negócio. O melhor de tudo é que ela está em alta na hora da implementação de plataformas de gestão do conhecimento.
Pelo menos é o que diz um levantamento feito pelo Panorama do Treinamento no Brasil, em que revelou que 62% das organizações fazem o uso desse tipo de ensino para treinar e desenvolver seus colaboradores.
Continue lendo para conhecer essa estratégia e descobrir como ela pode alavancar seu negócio!
O que é social learning?
O social learning ou aprendizado social, em português, não é um método novo. Na verdade, ela existe desde o fim da década de 1970, quando o psicólogo canadense Albert Brandura criou a teoria da aprendizagem social. Nela o comportamento humano é desenvolvido pela observação de outras pessoas.
Esse método já vem sendo considerada uma medida positiva durante a capacitação de colaboradores.
A aprendizagem social defende que não é apenas o conteúdo das aulas que contribui para a formação das pessoas, mas também a troca de experiências, informações, conhecimentos e principalmente as dúvidas são ingredientes importantíssimos para que todas as informações sejam absorvidas de maneira rápida e colaborativa.
Além de ser um método de aprendizagem em rede, que mesmo tendo características mais informais, pode ser utilizado como um tipo de treinamento sob medida. Com os colaboradores interagindo entre si.
Veja abaixo como a teoria da aprendizagem social funciona:
Através dos estudos sobre a teoria da aprendizagem que foi possível entender que as pessoas imitam outras, e que esse comportamento é reafirmado com as interações sociais. Isso quer dizer que dentro do processo de capacitação, novos jeitos de se comportar são criados pela observação e imitação de superiores e colegas de trabalho.
Para a sua estratégia de gestão do conhecimento, por exemplo, isso funciona como uma rede de pessoas e documentos online, que podem ser compartilhados e colocados em prática. Ela torna possível a publicação e compartilhamento de conteúdo como: artigos, livros, vídeos, áudio, entre outros formatos.
Assim, tudo o que foi apresentado ou conversado durante as aulas com a finalidade de que as pessoas possam consultar depois, precisa ser registrado e armazenado.
Essa socialização na capacitação será fundamental para a estratégia, já que a base do social learning é a troca e colaboração entre as pessoas.
E a partir disso, continue lendo para conhecer a evolução do e-learning e como ele se relaciona com essa estratégia!
Evolução do e-learning
O e-learning é o método de ensino que ocorre no ambiente digital. E é exatamente por ser digital que ele é uma verdadeira revolução na forma das pessoas aprenderem.
Tudo porque, os alunos podem decidir a hora, local e data que irão assistir as aulas. Em um tempo em que boa parte da sociedade possui celular, em poucos cliques ele terá acesso a todo o conteúdo.
Essa tecnologia quebrou barreiras! O mundo, praticamente de um dia para o outro, viu salas de aula online serem formadas e com isso os cursos online e workshops multimídias surgiram para facilitar o processo de desenvolvimento das pessoas.
Antes do e-learning, em meados de 1900, era bem comum encomendar cursos por correspondência. Ou seja, o aluno pagava por um determinado assunto e tempos depois chegava em seu endereço fitas com os conteúdos das aulas.
Mas 50 anos depois as mudanças na forma de educação continuavam se ajustando às demandas e as empresas passavam a vender suas capacitações via VHS, fitas cassete e slides. Se precisasse entrar em contato com o professor, precisava fazer uma ligação.
Em 1980, essas tecnologias deram espaço aos famosos CDs. E com isso, o mundo moderno começava a sentir que a educação a distância se fortalecia como nunca.
Mais tarde, no ano de 1995 iniciaram-se os desenvolvimentos de educação online, isso mesmo, na web! A partir desse momento surgiram as primeiras salas de aulas virtuais no âmbito acadêmico.
Porém, foi em 1996 que o conceito de e-learning surgiu. Com o boom da tecnologia e com o surgimento do processamento de muitos dados, as empresas viram que havia uma necessidade por parte da sociedade em de capacitarem a distância.
Nos anos 2000 começou a surgir materiais com vídeos, áudios, simulações e outros recursos que a internet da época disponibilizava, e em 2006 o e-learning teve um crescimento, atingindo estágios iniciais, mas que ainda estava em desenvolvimento nas plataformas digitais. Na mesma época, esse formato de estudo se adaptou aos smatphones, tablets e outros dispositivos móveis.
Finalmente essa forma de educação finalmente, em 2010, se consolidou no mundo todo e passou a oferecer uma alta qualidade nos conteúdos e consequentemente no ensino.
O ensino a distância passou por muitas mudanças ao longo de todos esses anos e hoje conta com a ajuda do aprendizado social para se manter em constante desenvolvimento.
E agora que você já entendeu o que é o social learning e de onde ele veio, vamos falar um pouco como ele pode ser uma forma de revolucionar sua estratégia de capacitação e engajamento de funcionários. Confira!
5 benefícios do social learning para sua empresa
O social learning carrega consigo vários benefícios que farão total diferença na estratégia do seu negócio, desde o início da jornada do colaborador – onboarding – até para seu desenvolvimento próprio. Dá só uma olhada:
1. Treinamentos estimulantes e espontâneos
Aprender em grupo se torna muito mais estimulante com o social learning. Tudo porque a capacitação dos colaboradores é colaborativa, ou seja, vai estimular o aluno a participar e compartilhar seus conhecimentos e até ideias que possam auxiliar os colegas.
Com isso, o treinamento se torna mais espontâneo na medida que as pessoas participam. Assim, os conteúdos não são exibidos de forma maçante e convencional, pois todos colaborarão também!
2. Maior interação entre as equipes
Durante o treinamento, os colaboradores interagirão entre si, acarretando uma interação natural entre as pessoas.
Esse benefício é extremamente importante porque torna as equipes mais sincronizadas, que respeitam os processos e que possuem mais compreensão da parte do outro.
Além disso tudo, para garantir resultados esperados, o social learning faz com que os funcionários sejam autossuficientes em suas atividades.
3. Colaboradores mais autônomos e capacitados
Outro ponto positivo do social learning em seu negócio é que a estratégia faz com que os trabalhadores sintam mais confiança em seu trabalho e tornem-se autônomos.
Além do fato de que, com um treinamento que possui o compartilhamento de conhecimento entre pessoas, a capacitação é mais agradável e com isso todos absorvem melhor as informações.
Vale lembrar também que a autonomia traz consigo a inovação, elemento esse que pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.
4. Fortalecimento da cultura de conhecimento na empresa
A cultura da empresa só tem a ganhar com o social learning. Tudo porque esse método molda o pensamento de seus colaboradores em relação aos colegas de trabalho, criando um sentimento mútuo de apoio, qualidade, produtividade e engajamento.
Formando então, uma cultura de conhecimento, em que eles estão engajados a conhecer mais e melhorar sua forma de trabalho naturalmente. Além de que, ter uma cultura bem estruturada é sinônimo de profissionais cada vez mais interessados e que estão por dentro dos processos internos.
5. Estimula o engajamento e retenção de conhecimento
A retenção do conhecimento é algo fundamental para que as empresas se mantenham relevantes no mercado. Para entender melhor como o social learning auxilia os colaboradores a reter o conhecimento, apresentaremos o modelo 70/20/10.
Esse modelo se baseia em que 70% do conhecimento das pessoas é adquirido através da experiência na empresa. Os 20% acontecem por contas interações com os colegas e 10% provêm dos treinamentos corporativos. Para aplicar esse método, não há critérios complexos, basta apenas aplicar as proporções necessárias.
Além disso, implemente também ferramentas para avaliar o desempenho dos colaboradores ao longo do tempo. As de LMS de hoje em dia permitem essa avaliação fácil e detalhada.
E será aí que o engajamento dos colaboradores ocorrerá, no momento das atividades de interação. Pois os funcionários serão incentivados a assumirem, momentaneamente, o papel de líder com o objetivo de maximizar as habilidades sob seu próprio olhar.
Isso irá gerar um maior engajamento por parte da equipe e ajudará eles desenvolver uma outra dinâmica de interação entre si.
A aprendizagem social está cheia de benefícios tanto para as empresas quanto para os funcionários. No próximo tópico iremos te apresentar como implementar essa estratégia em seu negócio!
Como implementar o social learning em sua empresa?
O social learning é implementado na capacitação das empresas ao colocar em prática algumas ações. Continue o conteúdo para saber quais são!
Escolha uma boa ferramenta de capacitação
Uma plataforma de capacitação que incorpora o social learning é a melhor opção para alinhar as suas estratégias de treinamento, garantindo maiores benefícios e com o menor tempo.
A gestão do conhecimento nas empresas é a estratégia perfeita para incluir o social learning. Essa solução consiste em reunir um conjunto de práticas de captação e compartilhamento de conhecimento dentro de uma empresa. Tudo isso de forma personalizada e de acordo com os objetivos da organização.
Para fazer a implementação da gestão do conhecimento, a estratégia precisa passar por um processo de criação, gerenciamento e transferência de conhecimento, formando assim uma base de aprimoramento para os colaboradores.
Apenas uma solução que crie treinamentos personalizados, emita relatórios de performance e dê suporte à empresa e seus funcionários poderá fazer você se destacar no mercado. Lembre-se de repensar o modo que você capacita os colaboradores para manter a sua empresa no topo!
Forneça fóruns de discussão
Com o intuito de promover o social learning na plataforma capacitação de colaboradores, os fóruns de discussão têm como principal objetivo o debate dos assuntos para melhor adesão e compreensão.
A dica aqui é: crie tópicos que possibilite a participação dos colaboradores de forma simples e livre. Nunca se esqueça de atuar como o moderador dos fóruns, direcionando as discussões.
Estimule a participação dos colaboradores
Focado no capital humano de uma empresa, o endomarketing pode estimular a participação dos colaboradores. Aqui, o papel dessa estratégia é integrar as equipes para debaterem sobre os conteúdos.
Os exemplos de ações de endomarketing podem ser os mais diversos possíveis. Além do treinamento de equipes citado nesse conteúdo, temos: eventos corporativos com a temática dos conteúdos, criar uma espécie de clube do livro para conversarem, incluir um canal exclusivo para sugerirem ideias, entre outros.
Utilize uma estratégia de gamificação
A gamificação será uma ótima aliada para sua estratégia de social learning. Aqui, você poderá utilizar o artifício das mecânicas dos jogos para engajar, motivar comportamentos e tornar mais fácil a forma das pessoas aprenderem com exemplos reais.
Com esse recurso, os colaboradores trocarão experiências, terão uma interação melhor e serão mais ativos. Ou seja, estarão dentro do objetivo do social learning que é realmente compartilhar conhecimento entre si.
Além disso, a gamificação cria também uma forma de compensar o funcionário pelo seu engajamento, oferecendo prêmios diversos, seja folga, inscrição para vagas internas, promoções de cargos e até mesmo itens que possam auxiliar a rotina no escritório.
Essa estratégia faz com que o profissional tenha um desempenho cada vez melhor e, ao mesmo tempo, se esforce para ter uma pontuação maior e receber mais bonificações.
Documente e tenha uma base de conhecimento
Outro passo importante é documentar as conversas, ideias, sugestões dos colaboradores para não perder nenhum tópico. Isso agregará e muito no processo de aprendizagem, mas não se esqueça de coletar as informações e organizá-las para que cada uma delas esteja dentro de seus respectivos assuntos.
Ter uma base de conhecimento é extremamente importante no processo de implementar o social learning. A base funcionará como uma biblioteca da sua empresa, onde estarão os processos e informações sobre as atividades rotineiras.
Nela, todos poderão consultar os dados no local e hora que precisarem, assim podendo diminuir a taxa de erros e retrabalhos. Sem falar que essa estratégia poderá democratizar o conhecimento da empresa, dando a oportunidade de colaboradores subirem de cargo por aprenderem mais e se tornarem capazes de cumprir mais tarefas de forma autônoma.
O social learning será um ótimo alicerce do seu negócio!
O social learning trabalha lado a lado com a estratégia de gestão do conhecimento e juntas, elas formam o time perfeito para tornar a capacitação dos funcionários a mais assertiva possível.
Estimular a troca de experiências entre os colaboradores é uma atividade essencial para social learning e, seu objetivo. É muito importante implementar uma boa gestão, documentar processos e informações, mas mais do que isso, é imprescindível também criar uma rede de pessoas para que as interações ajudem na rápida absorção da aprendizagem.
Mas nada disso adiantará se você não souber como implementar uma boa estratégia que faça sentido ao seu negócio. E aí? Como você tem tratado essa questão de plataformas e estratégias de gestão do conhecimento em sua equipe?
A XGEN tem mais de 20 anos de experiência no mercado e possui um time de consultores sempre a postos para atender suas dúvidas e necessidades. Clique abaixo e fale conosco!