Tipos de CRM: veja qual o melhor para seu negócio

tipos de CRM

Hoje em dia, muitas empresas procuram profissionalizar suas operações comerciais, melhorar os processos e atingir resultados melhores. Tudo isso com a ajuda de ferramentas que ajudem a atingir esses objetivos de forma rápida e fácil.

É nesse contexto que os tipos de CRM entram, pois cada um tem sua função e importância para alavancar os números das empresas. De acordo com uma pesquisa da Capterra, 47% dos usuários acreditam que o CRM teve um impacto positivo na retenção de leads. Ou seja, imprescindível na hora de fazer a gestão do relacionamento com o cliente.

Com o intuito de te mostrar os tipos de CRM disponíveis no mercado e revelar a melhor opção para seu negócio, trouxemos esse conteúdo cheio de novidades para você sair na frente da concorrência. Dá só uma olhada!

O que é CRM?

CRM é sigla para Customer Relationship Management que em português significa Gestão do Relacionamento com Clientes. Ele se refere a uma série de estratégias usadas para as empresas se relacionarem com seus consumidores.

A ferramenta tem como objetivo melhorar toda a gestão do processo de vendas, fazendo com que a experiência do cliente seja a melhor possível. Ela também permite que haja o armazenamento de todos os dados dos clientes em um único lugar.

Além de tudo isso, gera insights sobre os atendimentos para as empresas poderem aprimorar as estratégias.

O CRM surgiu por conta da transformação digital, que viu a necessidade de criar algo que auxiliasse na automação de alguns processos de captação de potenciais clientes.

Depois de saber o que é de fato um CRM, chegou o momento de ver os objetivos dessa estratégia. Veja a seguir!

Quais os tipos de CRM?

Como você viu anteriormente, essa estratégia é um conjunto de práticas que tem o objetivo de melhorar a experiência do cliente junto da empresa, e formar uma relação de proximidade entre ambos. Vamos ver os tipos de CRM disponíveis no mercado e as funções de cada um deles.

CRM analítico

O primeiro tipo de CRM que iremos falar é o analítico, ele tem a função de ser uma base dados para coleta, análise, organização e apresentação deles. Essa ferramenta utiliza esses dados para dar uma visão mais ampla do comportamento do cliente.

O CRM analítico usa como base informações de clientes que consomem seus produtos ou serviços. Isso pode aumentar a taxa de conversão, melhor definir campanhas, tornando a experiência do cliente melhor.

CRM colaborativo

O CRM colaborativo tem como seu principal objetivo permitir a colaboração de equipes de departamentos distintos, deixando os fluxos de trabalho mais fluídos, para melhor atender as demandas e objetivos.

Vamos imaginar que a área de customer success queira acessar a ferramenta para entender o histórico da jornada do cliente, para encontrar informações sobre as suas metas na hora de contratar algum serviço, a partir do CRM colaborativo – e os acessos claro – essa equipe poderá seguir com a demanda.

O setor de RH também pode acessar para que analise o desempenho de vendas individual, para ter um melhor controle e gestão.

CRM estratégico

CRM estratégico é uma variante da métrica que tem o foco de oferecer um direcionamento mais estratégico para a empresa. Nesse caso, a ferramenta adota uma visão macro em relação aos procedimentos para elaborar estratégias que facilitem os objetivos da empresa.

Ou seja, antecipando as dores dos clientes e desenhando o passo a passo que a equipe de vendas levará ao cumprimento de metas criadas. Além disso, esse tipo de CRM auxiliam em uma leitura clara de concorrentes, garantindo uma melhor visão do mercado.

CRM operacional

Um dos tipos de CRM mais usados no mercado, o operacional, é utilizado para que as equipes de marketing, vendas, SAC e outros, obtenham um desempenho mais rápido e assertivo na hora de se relacionar com o cliente.

A ferramenta permite que os contatos sejam personalizados e garante as informações necessárias que contribuirão para o sucesso da conversão. Dentro do software, há alguns elementos essenciais para a realização do atendimento.

São eles: contato ágil, interação personalizada, organização de follow ups, atendentes por dentro do histórico dos consumidores e outras tarefas do cotidiano operacional dos colaboradores.

Se você busca otimizar custos e ter uma ferramenta simplificada, porém repleta de funcionalidades, o operacional é um dos tipos de CRM mais eficazes para a rotina de vendedores e do atendimento de qualquer empresa.

Investir nele é garantir bons atendimentos, satisfação do público e alcance nos objetivos. E caso isso ainda não tenha te mostrado o quanto o CRM pode ser fundamental para uma estratégia de atendimento e relacionamento de sucesso, separamos alguns motivos do porquê investir nele. Confira!

Por que investir em um dos tipos de CRM?

O CRM ajuda as equipes no relacionamento com os clientes, e é através dessa ferramenta que é possível acompanhar o desempenho das interações feitas, ver a melhor forma de se comunicar com os consumidores e o que dizer para eles.

Investir em um CRM é extremamente importante por vários motivos, pensando em te esclarecer essa dúvida, fizemos uma lista com 5 motivos para implementar a ferramenta e se destacar da concorrência. Veja a seguir!

1.   Melhora o relacionamento com os clientes

Ter um bom relacionamento com o cliente é uma tarefa fundamental em momentos como os atuais, em que o perfil do consumidor tem evoluído para alguém que a jornada se tornou um fator decisivo na compra.

Mas mais do que isso, é importante oferecer experiências únicas e personalizadas, que mostre a esse consumidor que sua empresa se importa e quer ter um relacionamento com ele.

A partir do CRM, essa tarefa fica muito mais ágil e prática, pois ele armazena dados e o histórico do cliente, fazendo com que tenha uma contextualização do atendente na hora de se relacionar e o atender.

2.   Permite o acompanhamento em cada etapa da compra

Outro ponto positivo que o CRM permite é o acompanhamento do ciclo de compra dos clientes, isso quer dizer que a cada etapa, o software te mostrará dados detalhados de como está o avanço em toda a negociação. Desde o primeiro contato até o pós-venda, será possível analisar as interações e conseguir insights para aprimorar a estratégia.

Além de manter o histórico do relacionamento com o cliente, a ferramenta de CRM permite o operador ver em qual etapa do funil a pessoa está. Dessa forma, a equipe responsável faz os ajustes necessários para que o consumidor avance até o fechamento da venda.

3.   Contribui para o avanço da jornada

O CRM faz com que os atendimentos aconteçam de forma ágil e com qualidade, e que cliente não quer um atendimento eficiente quando precisa? o uso dessa ferramenta contribui para o avanço da jornada, pois ajuda a entendê-la melhor, agilizando etapas e tornando-as mais eficientes.

Esse ponto faz com que erros de atendimento e taxas de retrabalhos sejam diminuídas, o que consequentemente contribui para que as demandas sejam finalizadas com maior rapidez.

4.   Fornece dados centralizados e organizados

Atualmente, ter uma base decentralizada é uma das maiores causas de insatisfação por parte dos clientes, isso porque, se o conhecimento da empresa está descentralizado, logo, seus atendimentos demorarão mais para serem concluídos.

Por isso é fundamental integrar os dados e informações em um único lugar, a comunicação se torna mais rápida, é possível armazenar respostas dos clientes para consultar as preferências dele e seus hábitos de compra.

5.   Oferece insights para melhorar as estratégias

Um CRM contém informações e fontes de dados importantes para que sua empresa cresça, pois com ele é possível analisar as informações, reconhecer padrões de compra dos clientes, e aplicar melhorias na estratégia, o que permitirá moldar alguns fluxos e oferecer seus produtos e serviços de forma personalizada.

Os insights também podem ajudar o departamento de marketing a criar campanhas mais atrativas, pois sua linguagem e direcionamento será baseado integralmente na persona que será atingida.

Escolha a melhor ferramenta de CRM e melhore seu relacionamento com clientes!

Com o mercado repleto de concorrentes e a era digital mudando toda a forma de consumir, os consumidores se tornaram mais exigentes perante o atendimento ao cliente.

Agilidade e personalização é o que vai garantir que você saia na frente da concorrência. Para garantir que essas duas coisas aconteçam, é preciso conhecer a fundo os seus clientes e um CRM te apresentará dados e informações importantíssimas para construir um perfil de persona que aprimore sua estratégia.

Para a sua empresa, ter uma ferramenta de atendimento ao cliente que permita criar uma boa base de conhecimento e gere insights para aplicar melhorias é muito importante. Assim o seu time de atendimento irá fazer o contato direto ao ponto, sem enrolações e personalizado de acordo com as dores do consumidor.

Como anda sua estratégia de atendimento ao cliente? Se você ainda ficou com alguma dúvida, fale com um de nossos consultores. Temos um time sempre a postos para sanar suas dúvidas!

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