Conhecimento é uma das chaves para abrir qualquer porta! Manter suas equipes comerciais munidas de informações valiosas pode garantir o aproveitamento de ótimas oportunidades. A universidade corporativa pode te ajudar a proporcionar esse conhecimento!
Equipes de vendas bem treinadas e com conhecimento afiado são mais preparadas para superar alguns desafios no dia a dia de vendedores e SRDs.
Nosso objetivo neste conteúdo é te ajudar a entender o que é universidade corporativa, quais seus principais benefícios, como implementar e, por fim, delinear como a universidade corporativa pode ajudar a aumentar as vendas.
Está preparado? Confira!
O que é universidade corporativa?
As universidades corporativas são um conceito em ascensão nas empresas, isso porque, com as necessidades e exigências do consumidor 5.0 há um grande movimento de gerar empoderamento das equipes comerciais por meio de conhecimentos técnicos.
Em linhas gerais, podemos caracterizar o que é universidade corporativa como:
Sistemas e ensino voltados para um contexto empresarial, onde o maior objetivo é fornecer recursos necessários para qualificar os colaboradores de uma empresa.
Na prática, a universidade corporativa utiliza de ferramentas, metodologias e ações que servem para desenvolver e potencializar os conhecimentos sobre a empresa, habilidades profissionais e softs skills importantes para os colaboradores.
Ou seja, esse é um dos sistemas estratégicos que proporcionam um aperfeiçoamento profissional constante para os diferentes colaboradores de uma empresa, de modo que a evolução seja revertida em benefícios para os negócios, inclusive quando falamos das equipes corporativas.
E qual o objetivo da universidade corporativa? O objetivo é capacitar, comunicar e engajar equipes de uma organização de modo a contemplar especificidades de cada departamento, e de uma visão macro de uma empresa.
Existem alguns tópicos macro que não podem faltar na constituição de uma universidade corporativa, que são:
- Missão, visão e valores: a mensagem da razão de ser da empresa deve ser um dos grandes pilares abordados em uma universidade corporativa, sendo esse o ponto de partida da cultura.
- Cultura organizacional: envolvendo conhecimentos diversos sobre práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais da empresa, entre outros atributos necessários.
- Mercado: outro pilar são os conhecimentos que envolvem o mercado de atuação, contemplando o segmento, concorrentes, produtos/serviços, legislações da área de atuação, entre outros.
- Gente: tudo aquilo que diz respeito ao corpo de funcionários, ou seja, benefícios, desenvolvimento pessoal, campanhas internas, eventos, entre outros, deve fazer parte de uma universidade corporativa.
- Tecnologia e segurança: neste quesito devemos prestar atenção à tudo aquilo que refere-se à infraestrutura de tecnologia oferecida pela empresa, além de ações de segurança tomadas internamente.
- Processos e procedimentos: tudo aquilo que envolve os processos dentro de uma empresa , seja dentro do departamento comercial ou fora dele.
Um vendedor com informações claras sobre a razão de ser uma empresa, munido de conhecimentos sobre o mercado e todos os outros pontos abordados, e ainda por cima que acredita no produto/serviço, tem muito mais chances de fechar bons negócios.
Principais vantagens da universidade corporativa
Por conta da transformação digital e da necessidade de manter os colaboradores antenados nas novas tendências do mercado, as empresas passaram a investir em próprios programas de treinamento e capacitação.
Neste sentido, aqueles que olharam para a universidade corporativa como um caminho para desenvolver suas ações de educação corporativa, tem percebido vantagens em seus processos.
Entre as principais vantagens da universidade corporativa podemos destacar:
- Aumento da motivação e engajamento
- Aumenta produtividade e diminui retrabalho
- Desenvolve lideranças
- Retenção de profissionais altamente qualificados
- Conquista de vantagens competitivas frente à concorrência
Frente aos vários benefícios que a estratégia pode gerar a uma empresa, é a hora de ver algumas dicas de como implementar uma universidade corporativa.
Como a universidade corporativa pode ajudar a aumentar as vendas
Conhecimento pode ser a chave para uma venda bem-sucedida!
Imagine só: duas empresas concorrentes disputando um cliente, mas a diferença é que na primeira temos uma equipe que não tem conhecimentos suficientes; e a equipe da segunda empresa está totalmente preparada. Qual você escolheria fechar o negócio?
Quando as equipes comerciais estão munidas de conhecimento técnico sobre o mercado e as práticas da empresa, e ainda, dispõe de técnicas e metodologias de comunicação e vendas, há uma grande probabilidade de que a empresa se destaque no mercado.
Os próprios profissionais de vendas enfrentam desafios gerados pela falta de capacitação e de pleno conhecimento dos produtos e serviços, como por exemplo:
- Falta de motivação e produtividade;
- Erros e a necessidade de retrabalho;
- Perda de boas oportunidades;
- Dificuldades em negociação;
- Habilidades e técnicas de vendas defasadas.
Além disso, sabemos que nesse processo de capacitação existem alguns desafios enfrentados pelas organizações, como por exemplo:
- Dificuldades em engajar os colaboradores;
- Ramp-ups e treinamentos que demandam muito tempo;
- Falta de indicadores para medir engajamento;
- Baixa troca de aprendizagem entre os vendedores.
Uma estratégia de universidade corporativa bem estruturada e aplicada pode te ajudar a ultrapassar cada um desses pontos, tornando os processos de vendas mais assertivos a partir de uma estratégia de treinamento.
Para mais informações sobre estratégia de treinamento, baixe o nosso e-book:
Mas, como que a universidade corporativa pode ajudar as empresas a superar esses desafios? É o que vamos ver agora!
Mantem os colaboradores engajados
Engajamento de colaboradores é uma das grandes questões em um processo de capacitação contínuo, em que necessitamos de um empenho ativo dos profissionais.
Uma das formas de superar isso é propondo uma capacitação que envolva recompensas, ou seja, treinamentos feitos a partir da gamificação.
Existem plataformas LMS que facilitam esses processo oferecendo formas de gamificar os processos de treinamento, como por exemplo, oferecendo pontos que podem ser trocados por prêmios em um marketplace.
Relembrando: Learning Management System, que em português significa Sistema de Gestão da Aprendizagem, são plataformas de e-learning que proporcionam diversos recursos síncronos e assíncronos voltados para a aprendizagem.
Acelera o processo de ramp-up e incentiva o treinamento contínuo
De acordo com a pesquisa Sales Hacker, 71% das empresas levam até 6 meses para potencializar novos vendedores. Vamos combinar que esse período é muito tempo.
Uma estratégia que envolve universidades corporativas digitais, baseadas em plataformas LMS que possuem possibilidade de treinamentos síncronos e assíncronos, pode ajudar a diminuir drasticamente esse tempo de ramp-up.
Fornece indicadores valiosos
Algumas dúvidas em relação aos indicadores podem surgir, como por exemplo, como saber se há penetração nas informações compartilhadas, ou ainda, como saber se os colaboradores estão realmente engajando.
Dessa forma, a universidade corporativa que consegue coletar indicadores qualitativos como: porcentagem de engajamento dos colaboradores (curtir, comentar nas publicações e cursos), percentual de penetração de informação em nota média nas avaliações de cursos, entre outros.
No caso das equipes comerciais, por exemplo, o percentual de penetração da informação pode ser cruzado com dados de conversão de vendas. Assim, o gestor consegue um olhar mais aprofundado sobre a influência de boas informações para o processo de vendas.
Melhora a aprendizagem entre os vendedores
A interação entre pessoas de uma mesma empresa é essencial para o desenvolvimento profissional de todos, ainda mais, quando estamos falando de uma equipe comercial que necessita das trocas entre os profissionais para que haja uma evolução.
Dessa maneira, a universidade corporativa pode desenvolver o social learning de uma empresa, que pode ser caracterizada como:
Um método de aprendizagem em rede, em que não é apenas o conteúdo das aulas que contribui para a formação das pessoas, mas também a troca de experiências, informações e dúvidas. Ou seja, trata-se de uma aprendizagem colaborativa.
Agora que sabemos como a universidade corporativa é importante para superar desafios, a pergunta que fica é: quais os componentes principais para a aplicação da estratégia em uma equipe comercial? É o que vamos ver agora!
O que não pode faltar em uma universidade corporativa de vendas
Agora, quando pensamos em uma universidade corporativa voltada para alancar as equipes de vendas, além daqueles pilares macro (missão, visão e valores; cultura organizacional; mercado; gente; tecnologia/segurança e processos) outros pilares devem ser explorados.
Entre eles, podemos pensar em desenvolver cursos, quizzes, enquetes, materiais ricos, entre outros materiais, abordando três pilares essenciais:
- Mindset: abordando esforço de vendas, motivação, autoconhecimento, autocontrole, empatia, daily meeting, plano de carreira, entre outros.
- Técnicas de vendas: desenvolvendo conexão, rapport, fechamento, objeções e entre outras metodologias de vendas que podem ser aplicadas, como por exemplo, a adoção da comunicação não violenta.
- Processos de vendas: envolvendo funil de vendas, geração de leads, indicadores, rotina, propostas de valor e ICP.
Se a sua estratégia contar com esses três pilares e suas ramificações, utilizando diferentes formatos com gamificação, é muito provável que a sua equipe de vendas decole como nunca.
Quer aumentar suas vendas? Contrate uma plataforma LMS para colocar a universidade corporativa na prática!
Agora que vimos como uma universidade corporativa é importante para o desenvolvimento de uma equipe de comercial que esteja focada em conversão, é hora de tomar a decisão que vai ser a divisora de águas: contratar uma plataforma LMS que tenha tudo o que você precisa para ter sucesso na implementação!
Com isso, a XGEN pode te ajudar! Construída ao longo de 20 anos, a nossa plataforma entrega uma experiência unificada na jornada do colaborador e na jornada do cliente.
Contando com: Inteligência Artificial no chatbot, omnichannel com visão contextualizada do cliente e gestão do conhecimento, com uma plataforma LMS que tem tudo o que você precisa na capacitação, engajamento e comunicação.
Sua equipe de vendas aprende na mesma plataforma que vai servir para o contato direto com o cliente!