Vantagens da inteligência artificial para farmácias e drogarias

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Nos últimos anos houve uma aceleração da transformação digital, antes algumas tendências pareciam ser mais apenas “conversa”, e hoje elas não só se tornaram realidade, como já fazem parte do nosso dia a dia.

A Inteligência Artificial (I.A), por exemplo, é a mudança tecnológica mais poderosa da área da ciência da computação e responsável por simular a inteligência, e comportamento humano, de forma que possam ser executadas tarefas simples até as mais complexas.

Por ser uma tecnologia aplicável em diversas estratégias no mercado, a inteligência artificial também pode ser uma gestão eficiente nas operações das indústrias farmacêuticas, que torna os processos mais ágeis e otimizados. Até porque, os dados são gerados em diversas fontes e precisam ser organizados.

Mas afinal de contas, o que seria Inteligência Artificial?

Neste artigo você irá compreender mais sobre o que é I.A, e quais os benefícios de implantá-lo no segmento farmacêutico.

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência artificial (I.A) refere-se a sistemas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas até então realizadas por seres humanos, e que podem se aprimorar interativamente com base nas informações que coletam.

Ou seja, são softwares que tem como principais objetivos: aprender, raciocinar, tomar decisões semelhantes às dos seres humanos e executar ações complexas de forma eficiente e autônoma.

A I.A já está tão integrada a nossa rotina e mesmo sem reparar a utilizamos demasiadamente. Alguns dos exemplos práticos são:

  • Traçar um caminho mais rápido em um aplicativo de rotas;
  • Comprar um produto pela internet e recebê-lo no mesmo dia;
  • Sanar um problema com uma atendente virtual.

Esta tecnologia também pode ser aplicada na indústria farmacêutica, permitindo otimizar e agilizar processos, acelerando a tomada de decisões, melhorando, com isso, os resultados e se destacando da concorrência.

5 Benefícios da inteligência artificial na farmácia

A I.A garante diversos ganhos no setor farmacêutico como facilitar e otimizar os processos de criação e produção. Com ela, a empresa consegue melhorar seus resultados e ganhar destaque da concorrência.

Considerando esse cenário, trazemos para você alguns benefícios da inteligência artificial no ramo farmacêutico:

1.   Vantagem competitiva

Possuir processos mais otimizados e integrados é melhor para a companhia ter destaque na concorrência.  Isso porque o uso da inteligência artificial na indústria farmacêutica permite aos gestores alguns benefícios como:

  • Automatização do fluxo de trabalho;
  • Identificação de novas oportunidades;
  • Análise baseada em dados seguros;
  • Acompanhamento de mudanças regulatórias;
  • Avaliações realistas sobre o desempenho operacional;
  • Criação de jornada do cliente facilitada;
  • Redução de SLA, TME, TMA;
  • Diminuição de demandas para os atendentes humanos, podendo focar em atendimentos mais complexos;
  • Entre outros.

A segurança com a manipulação, transporte, armazenamento e a gestão de estoque, merecem atenção especial dos gestores da área, para dessa forma ganhar vantagem competitiva no mercado, garantir a segurança do paciente e evitar o desabastecimento dos pontos de vendas.

2.   Avanços no desenvolvimento de medicamentos

A I.A permite tornar os processos internos mais integrados e transparentes para toda a equipe, além de trazer grandes avanços no desenvolvimento de medicamentos e uma visão global sobre a empresa.

Isso é possível porque essa tecnologia tem a capacidade de reunir dados selecionados em meio a grandes volumes de informações. Ela também permite o rastreio da linha de produção e a diminuição do índice de falhas nos processos operacionais.

As relações entre médicos, pacientes e hospitais, varejo, pesquisa e desenvolvimento de empresas e universidades produzem dados que podem tornar os processos mais inovadores e personalizados para o cliente final.

3.   Cadeia de suprimentos mais transparente

É fundamental que haja um planejamento estratégico e a implementação de soluções que proporcione visibilidade operacional, previsibilidade sobre as entregas das cargas voltadas à linha industrial e uma gestão de ponta a ponta dos processos de supply chain.

O planejamento integrado das operações de compras, produção e logística identifica oportunidades de otimização e melhoria no atendimento ao cliente.

4.   Usar dados de maneira inteligente

No mercado de trabalho a concorrência muitas vezes é acirrada, por isso é preciso traçar boas estratégias para se destacar. A I.A disponibiliza importantes informações a respeito dos potenciais clientes. Dessa maneira, eles precisam ser utilizados de maneira inteligente para que consigam um bom retorno.

Não é nada satisfatório ter uma gama de dados, mas não saber usá-los. É essencial aproveitar esses dados para potencializar as vendas, conhecer as necessidades dos clientes e produzir conforme a demanda.

Sendo assim, é indicado que as indústrias farmacêuticas insiram a Inteligência Artificial em seus processos de produção, visto que ela proporcionará mais eficiência e melhores resultados.

5.   Otimização no atendimento

Nenhum cliente deseja ser mal atendido, isso traz um sentimento de descaso. Considerando este contexto, a I.A pode ajudar sua indústria, uma vez que com a ferramenta você consegue ter todas as informações do cliente.

Tente solucionar o pedido do consume o mais rápido possível, e não o deixe ficar esperando por muito tempo, isso afeta a credibilidade de sua empresa. A otimização do atendimento eleva as vendas e melhora os resultados como um todo.

Utilize Inteligência Artificial no seu processo de atendimento!

A inteligência artificial está trazendo cada vez mais vantagens para o setor farmacêutico, desde a personalização de serviços até a redução de custos, melhoria na análise de dados e aumento de volumes de atendimento.

Você sabia que a sobrecarga de trabalho das equipes de atendimento o é uma realidade que prejudica tanto a eficiência no atendimento quanto a satisfação do cliente? O aumento do volume de solicitações e a falta de personalização do atendimento são apenas alguns dos desafios enfrentados.

Mas é possível resolver essas questões com a Inteligência Artificial!

Com esta tecnologia é possível responder às perguntas mais frequentes dos clientes de forma rápida e eficiente, liberando o tempo para lidar com questões mais complexas e garantir a qualidade do atendimento.

A XGEN, tem mais de 20 anos de expertise em oferecer soluções de tecnologia de conversa com I.A., gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Além disso, vem ajudado a construir marcas consolidadas no setor farmacêutico com atendimentos que são diferenciais competitivos.

Então, se você deseja atender ao grande volume de solicitações de clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de contratar mais operadores de atendimento, chatbots e automação de atendimento são a solução que você precisa! Fale com um especialista XGEN agora mesmo.

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