Atendimento ao cliente: 5 tendências para 2024

atendimento ao cliente

As mudanças no atendimento ao cliente têm sido constantes desde o início das transformações digitais dentro das empresas.

Os diretores e gestores passaram a prestar cada vez mais atenção na forma de como o atendimento dentro da sua companhia se desenvolve. Esta preocupação é importante, pois cada vez mais os clientes cobram excelência na qualidade de atendimento.

O setor de atendimento ao consumidor é um dos principais pilares de qualquer negócio, afinal é por meio dele que haverá o contato entre o público e companhia, seja para resolver problemas, oferecer suporte e até mesmo contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes.

No contexto atual marcado pelo avanço da tecnologia e pelo aumento da competitividade, as companhias precisam se adaptar as novas tendências do atendimento ao cliente para atingir às expectativas do seu público e se destacar da concorrência.

Por isso, no artigo de hoje falaremos mais sobre as principais tendências do atendimento ao cliente para 2024 e que você pode aderir no seu negócio.

Boa leitura!

O que é atendimento ao cliente?

Antes de falarmos sobre as tendências de atendimento ao cliente, vamos relembrar um pouco o que de fato este termo significa.

O atendimento ao cliente é o conjunto de atividades e processos que uma empresa realiza para interagir com seus clientes, seja antes, durante e até mesmo depois da venda.

Este setor busca garantir a satisfação dos clientes, resolvendo suas dúvidas e problemas, oferecendo uma experiência do cliente positiva.

O atendimento ao cliente pode ser realizado por meio de diversos canais, como: telefone, e-mail, chat, redes sociais, presencialmente etc. Sendo assim, a empresa deve escolher os canais de atendimento que melhor atendam às necessidades de seus clientes.

Os principais objetivos deste atendimento são:

  • Satisfação dos clientes: a partir do momento que os clientes estão satisfeitos com o atendimento, eles estão mais propensos a continuar comprando da empresa e a recomendar seus produtos ou serviços para outras pessoas.
  • Resolução de problemas: quando os clientes têm um problema com um determinado produto ou serviço oferecido pela empresa, eles esperam que a companhia o resolva de forma rápida e eficiente.
  • Suporte: caso os clientes tenham dúvidas ou precisem de ajuda, eles esperam que a empresa possa ajudá-los.

Por que é importante dar atenção ao atendimento ao cliente

Ter o setor de atendimento ao cliente em uma empresa é de extrema importância para que seja criada uma relação de negócios duradoura entre companhia e consumidor de forma que seja benéfica para ambos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Terraum bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos brasileiros. Em outras palavras, ele é a chave para fazer um negócio crescer e o cliente se tornar fiel a sua marca.

Então, se o atendimento for ruim, o cliente pode desistir da compra e nunca mais voltar. Porém, um bom atendimento pode fazer com que o cliente se sinta valorizado e engajado, levando-o a comprar mais produtos e recomendar a marca para amigos.

É preciso lembrar que esse setor é importante não somente nas etapas de prospecção, qualificação, negociação e fechamento do processo de vendas.

Ele é indispensável também na atuação após a finalização de uma compra, desempenhando um papel de acompanhamento para garantir que o produto e o serviço estejam atendendo as necessidades dos clientes.

Tendências do atendimento ao cliente 2024

Depois de relembrar o que é o atendimento ao cliente e sua importância, chegou o momento de falarmos sobre as principais tendências de atendimento ao cliente para 2024.

Como você já deve imaginar, o comportamento do consumidor passa por mudanças constantes, e graças à tecnologia é possível que as empresas o acompanhem estabelecendo estratégias mais focadas e direcionadas.

Considerando então esse contexto, a seguir estão as principais tendências em atendimento ao cliente para o ano de 2024 que você pode aderir dentro da estratégia do seu negócio:

1.  Atendimento ao cliente humanizado

Quando falamos de humanização no atendimento ao cliente, essa tendência permanece como uma das mais altas.

Um atendimento humanizado se refere a postura atenciosa, baseada em um diálogo de fato interessado em compreender a situação do consumidor. Este atendimento não diz respeito apenas ao humano, mas sim principalmente ao atendimento virtual.

Cada dia mais a inteligência artificial está evoluindo com processamento de linguagem natural, e contar com essas premissas já é plenamente possível sem que o cliente tenha que esperar por um atendente humano.

2.  Crescimento dos assistentes virtuais

Os assistentes virtuais, como por exemplo o chatbot, se mostram como uma realidade em ascensão presente nas empresas. Eles são o principal pilar que equilibra a relação entre atendimento humanizado e automação do atendimento.

Os robôs inteligentes chamados chatbot, evoluíram e o processamento de linguagem natural atrelados aos recursos ligados ao aprendizado da máquina que possibilitam a criação de avatares que desenvolvem diálogos muito próximos aos realizados por atendentes humanos.

3.  Utilização do autoatendimento

Os clientes estão cada vez mais acostumados a resolver seus problemas por conta própria, usando ferramentas de autoatendimento, como chatbots mencionados anteriormente, as FAQs e centrais de ajuda online.

Sendo assim, as empresas devem passar a investir em soluções de autoatendimento que sejam fáceis de usar e que ofereçam uma boa experiência ao cliente.

Mas é importante lembrar que os assistentes virtuais e os atendentes humanos estejam prontos sempre que esta for a expectativa dos clientes, de acordo com a complexidade da demanda.

4.  Capacitação de colaboradores

Ter um treinamento de equipe é essencial e indispensável dentro das companhias. Os funcionários que interagem com os clientes devem estar capacitados para lidar com situações desafiadoras, manter a calma e fornecer informações precisas.

Ou seja, o perfil desse tipo de profissional está mudando e as empresas precisam pensar em novas estratégias que acompanhem as transformações, como por exemplo o recrutamento de novos talentos, ou, considerar aderir a ferramentas de aprendizado que ajudem na capacitação dos colaboradores.

5.  Personalização do atendimento ao cliente

As companhias estão cada vez mais investindo em tecnologias e estratégias para personalizar a experiência do cliente, desde o momento da compra até o pós-venda.

Isso inclui o uso de dados e inteligência artificial para entender as necessidades e preferências individuais de cada consumidor.

Com a identificação de padrões comportamentais, demandas mais recorrentes e preferências específicas do seu público-alvo, é possível dividir seus clientes em diferentes categorias e aprimorar a comunicação com cada grupo.

6.  Aplicação do omnichannel

Os clientes passaram a esperar uma experiência integrada e consistente em todos os canais de comunicação e interação com a empresa. Em outras palavras, eles não desejam ficar explicando o motivo de contato repetidas vezes, mesmo que seja por canais diferentes.

Por isso, em 2024 a experiência omnichannel se tornará ainda mais importante, e as empresas devem investir em soluções que permitam uma integração mais eficiente entre os canais.

Isso inclui a possibilidade de realizar compras ou adquirir serviços em diferentes canais, como: lojas físicas, e-commerce e aplicativos, com uma experiência integrada e consistente em todos .

7.  Implantação da LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) vem ganhados mais importância dentro das empresas. Esta lei surgiu para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.

Essa lei esclarece ainda que todos os dados tratados, tanto no meio físico quanto no digital, estão sujeitos à regulação. Portando, aderi-lo garantirá a segurança da sua empresa e a do seu consumidor evitando que problemas futuros aconteçam.

Melhore ainda mais seu atendimento com a plataforma Xgen!

Proporcionar um atendimento ao cliente de qualidade para os consumidores pode definir o sucesso e o futuro da sua empresa.

Afinal, quando seu cliente tem você, desde o primeiro contato até a última compra é o que o torna único e o que o diferencia dos seus concorrentes.

Todas as estratégias abordadas no decorrer no artigo como chatbot, treinamento de equipe de atendimento e implantação de uma estratégia omnichannel, podem ser implementadas de maneira mais facilitada por uma única plataforma, a Plataforma de Comunicação Digital XGEN.

Ah, e é tudo extremamente personalizável de acordo com a sua necessidade. Legal né?

Quer um atendimento ao cliente que comporte as principais tendências para 2024? Então conte com a XGEN!

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