Como ter presença digital positiva com os 5 pilares do omnichannel
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Como ter presença digital positiva com os 5 pilares do omnichannel

XGEN
8 de setembro de 2022
Como ter presença digital positiva

É muito comum vermos no cenário atual pessoas buscando algum produto ou serviço pela internet, e encontrando empresas com essas soluções. Por esse motivo é importante saber como ter presença digital positiva, assim, seja tanto em buscadores ou redes sociais, seu negócio estará sempre visível para todos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site HostGator e divulgado pelo Canaltech, quase 60% dos negócios brasileiros investiram em saber como ter presença digital positiva nos últimos anos.

Pensando em te ajudar a entender melhor a importância em ter presença digital, trouxemos um conteúdo com alguns insights sobre essa estratégia. Acompanhe!

O que é presença digital positiva?

A partir do momento que uma empresa migra para o mundo online, ocupa um espaço e age de determinada forma, ela tem uma presença digital. Em outras palavras, a forma como se posiciona e interage com os clientes em diferentes canais é o que cria essa presença.

Por isso é muito importante saber como ter presença digital positiva. Isso vai englobar todos os conteúdos gerados tanto nas redes sociais quanto em blog.

E será essa forma de estar presente para as pessoas que melhorará a imagem do negócio para os consumidores. Agora que você sabe o que é a presença digital, chegou o momento de saber a importância de tê-la. Veja a seguir!

Importância da presença digital para as empresas

Em um mundo em que o online é a tendência principal, ter presença digital é fundamental para se destacar no mercado e consequentemente atrair mais clientes. O comportamento do consumidor mudou e a melhor forma de divulgar a marca é nos canais digitais da empresa.

Com toda a facilidade que a internet proporciona na hora de fazer buscas, os potenciais clientes procuram produtos e serviços cada vez com mais frequência pelos mais diversos canais online. As pessoas procuram por soluções que estão a poucos cliques, ou seja, é muito importante estar presente nesse universo.

Não investir em presença digital é correr o forte risco em não ser achado pelas pessoas. Além disso, saber como ter presença digital positiva é criar a sua autoridade para sua marca, fazendo com que seja referência no seu nicho.

Para você ter uma ideia de como essa estratégia aumenta os números da empresa, ainda na pesquisa do HostGator, vemos que 64% das empresas que investiram em presença digital pretendem aumentar ainda mais o foco nessa estratégia.

Se seu negócio não está na internet, seus concorrentes estão a muitos passos na sua frente, mas calma que tudo não está perdido.  Acompanhe uma lista sobre a importância do mundo digital em relação a comunicação com clientes.

Garante uma comunicação direta com clientes

Ao estar presente digitalmente, sua empresa garante interações bem mais humanizadas e diretas com as pessoas. Seja por comentário em posts ou chat no seu site, sempre leve em consideração cada assunto que os consumidores falarem em alguns dos canais digitais.

É possível também direcionar os posts para aquele determinado público. Ao fazer isso, você também inclui a linguagem que aquele perfil de consumidores fala. Pode parecer simples, mas isso atrai consumidores e grandes marcas hoje em dia fazem isso (e dá super certo!).

Outra coisa que você precisa saber sobre como ter presença digital positiva é nas mensagens diretas. É muito importante que nesses canais de interação a linguagem seja direcionada a forma como a sua persona fala, para gerar uma identificação. Humanizar essa parte da empresa será um diferencial que todos perceberão.

Possibilita uma maior visibilidade de sua marca

Quanto mais sua empresa produzir conteúdo, interagir e se mostrar mais ativamente no digital, maior será a visibilidade da marca. Provavelmente você já ouviu a frase “se quer ser visto, esteja na internet”.

Pois bem, essa frase é muito verdadeira e precisa ser usada como um verdadeiro mantra na hora de saber como ter presença digital positiva.

Faz com que os usuários se sintam mais seguros

Imagine que você viu uma empresa que tenha as soluções para seus problemas, mas que se mostra bem pouco digitalmente. Certamente você ficará inseguro na hora de entrar em contato ou até mesmo de fechar um negócio.

Marcas ativas na internet dão aquela sensação de “eles estão na ativa e podem me ajudar”.

Reduz os custos com anúncios

Com uma boa estratégia digital, é possível gastar menos com publicidade. Saber quem são seus clientes, a forma de linguagem que eles usam e onde estão, pode te ajudar a reduzir custos com anúncios, já que todo o conteúdo gerado e as interações serão chamariz de novos leads e engajamento.

Aumenta as vendas

Todos esses benefícios já citados, contribuem para o último tópico: aumento nas vendas. Tudo porque, a partir do momento que você produz conteúdos direcionados para seu público e a sua marca é vista e visitada, as possibilidades de aumento em vendas cresce!

Quando você entende o perfil do seu cliente e monta estratégias de interação com a ajuda de tecnologias, como chatbot ou omnichannel, a consequência será os números aumentarem.

Ou seja, a hora que o consumidor precisar, pode te procurar para sanar eventuais dúvidas e conhecer um pouco mais de seus produtos.

Mas mais do que estar presente digitalmente, é preciso oferecer um atendimento de qualidade e que mostre ao cliente que você está disponível e vai atendê-lo com agilidade e pelo canal que ele se sentir mais confortável.

Para isso, é preciso ser omnichannel, como sua empresa tem se saído nessa estratégia? Vem entender o que é ser omnichannel e como isso pode ajudar a melhorar a presença digital de sua empresa!

O que é omnichannel?

Ser omnichannel é muito mais do que apenas ter canais e estar presente neles, é você oferecer ao cliente uma experiência única, independentemente da forma que ele entrar em contato com sua empresa.

Então, ter uma plataforma omnichannel seria uma forma de unificar os canais, garantindo um melhor gerenciamento dos consumidores e suas demandas, com o objetivo de manter o contexto do cliente e oferecer um atendimento personalizado.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de estar sempre presente online, hoje há plataformas que proporcionam uma gestão unificada dos atendimentos nos principais canais digitais disponíveis, como chat, e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Dessa forma, seu histórico e contexto são mantidos, facilitando a gestão, operação e experiência do cliente.

Os benefícios dessa estratégia são inúmeros: melhora no atendimento ao cliente, deixa a sua marca muito mais próxima do consumidor, redução do ciclo de compra, atendimento mais ágil e eficiente.

Agora que você já sabe o que é o omnichannel e porque precisa implementar essa estratégia para ter presença digital, confira abaixo 5 pilares dele que são imprescindíveis para a sua estratégia!

Os 5 pilares do omnichannel

Hoje em dia, os consumidores estão mais equipados e exigentes com suas experiências digitais. Boa parte da população tem celulares, tablets, notebooks e outros dispositivos móveis com internet, onde fazem suas pesquisas e compras.

Esse é um cenário que vem ficando cada vez mais comum e ter uma estratégia multicanal é essencial para atender esse tipo de consumidor. Para garantir uma experiência de compra agradável, é preciso conhecer a fundo os pilares do omnichannel

Assim a sua estratégia de como ter presença digital positiva será bem mais assertiva. Dá só uma olhadinha.

1.   Conveniência

Os consumidores estão a todo tempo conectados e prezam por agilidade, rapidez e conveniência. Ou seja, é preciso estar onde o cliente está e oferecer soluções relevantes em cada momento de sua jornada.

Seja no chat do site da empresa, aplicativos de mensagens instantâneas ou até mesmo no e-mail, é muito importante garantir que seu atendimento chegará ao máximo de pessoas possível.

2.   Agilidade

Agilidade no atendimento ao cliente é um pilar importante que o omnichannel traz para você ter presença digital positiva. Com uma estratégia que reúne todas as interações dos clientes em uma única interface, o atendimento é facilitado e consequentemente agilizado, pois o atendente não precisará buscar os chats em cada rede que a empresa está.

Por isso é importante agilizar alguns processos com o omnichannel, assim será mais fácil garantir a satisfação do consumidor.

3.   Consistência

Outro pilar importantíssimo é o da consistência no atendimento omnichannel, que se dá na ocasião da empresa possuir atendimento unificado em vários canais digitais e ter uma única mensagem para eles.

Por exemplo: Se uma pessoa entra em contato pelo Facebook Messenger e depois decide iniciar um bate-papo pelo WhatsApp da empresa e você possui seu histórico e mantém a consistência do atendimento, ela se sentirá mais próxima e satisfeita.

4.   Empoderamento

Sempre que você estiver em contato com algum cliente, educando, informando e oferecendo a aquele atendimento que eles tanto prezam, saiba que além de fazê-los tomarem decisões de compra, estará também tornando-os mais fiéis ao seu negócio.

Para ter uma presença digital positiva com o omnichannel, nada melhor do que empoderar os consumidores sobre a sua marca.

5.   Relevância

Por fim, mas não menos importante, a relevância é outro ponto fundamental da estratégia omnichannel. Tudo o que qualquer empresa quer é ver seus clientes lembrando delas de forma orgânica e é isso que o atendimento de qualidade proporcionará ao seu negócio.

Com um bom atendimento unificado em diversos canais, a relevância da sua marca aumenta, já que toda a interação será personalizada e isso fará com que a satisfação dos clientes aumente e gere a relevância.

 

Tecnologias automatizam vários processos e o omnichannel é uma delas!

Com isso tudo, deu para entender a importância do omnichannel no atendimento digital, não é mesmo? Agora chegou o momento de saber como a ferramenta ajuda na presença online. Veja!

Como ter presença digital positiva com os pilares do omnichannel?

Os 5 pilares do omnichannel são a chave do sucesso que sua empresa precisa ter para garantir uma boa presença digital. Cada um deles auxiliará sua marca a ter mais relevância e conquistar mais adeptos de seus produtos e serviços.

Para isso, é necessário conhecer o seu público e ver em quais canais eles estão mais ativos. Assim, você escolherá as opções mais certeiras para interagir com sua persona.

Com a multicanalidade do omnichannel, é possível criar uma relação próxima do cliente e deixá-lo à vontade para escolher a melhor forma de se comunicar com sua empresa. Sem falar que, com o histórico de interação fornecido pela solução, seu negócio poderá criar uma experiência personalizada e única para cada cliente.

Implemente o omnichannel em seu negócio e lidere o espaço digital!

Agora você entende como é importante investir em ferramentas de multicanalidade? Os consumidores não possuem mais tempo a perder e precisam de respostas rápidas, mas sem deixar as experiências personalizadas de fora.

Na hora de ter uma estratégia omnichannel, não pense duas vezes! A XGEN tem mais de 20 anos de experiência em soluções digitais e garantirá a estratégia mais otimizada para organizar, gerenciar e unificar seus canais.

Como anda sua estratégia de relacionamento com o cliente? Fale com um de nossos consultores para melhorá-la e se destacar no mercado!

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A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

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Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021