Nos dias de hoje, as empresas precisam estar cada vez mais disponíveis no mercado, e prestar um atendimento ao cliente de primeira. E para conseguir esse feito, o conversational commerce é a estratégia ideal.
Em uma pesquisa apresentada pela Propmark, cerca de 82% das pessoas querem ter a opção de falar com uma empresa por meio de mensagens, 75% são mais propensos a fazer negócios e compras de uma empresa acessível por mensagens, e 60% preferem comprar por mensagem que ir a uma loja.
Sendo assim, em um mundo cada vez mais digital e conectado, onde as empresas buscam constantemente maneiras de se destacar e oferecer aos seus clientes experiências de compra excepcionais, o conversational commerce com certeza irá te ajudar.
Mas, como será que as empresas podem utilizá-lo? Onde aplicar exatamente? Fique tranquilo, pois no artigo de hoje responderemos a essas perguntas e muito mais.
Boa leitura!
O que é conversational commerce?
O conversational commerce, também conhecido como comércio conversacional, é uma estratégia de vendas que utiliza canais de comunicação como: mensagens instantâneas, chatbots e assistentes virtuais.
Esta estratégia visa proporcionar aos clientes, uma experiência de compra mais personalizada, envolvente e eficiente.
Através dele, você terá conversas naturais e interativas. Além disso, as empresas podem oferecer suporte ao cliente, auxiliar na busca por produtos, realizar vendas e até mesmo construir relacionamentos mais duradouros com seus consumidores.
Os principais objetivos dessa tática, é reduzir o tempo de resposta das solicitações dos clientes, e entregar uma maior personalização do atendimento. Com isso, há uma melhora da experiência do cliente como um todo.
Por que o conversational commerce é importante?
Usufruir de uma estratégia como o conversational commerce, oferece diversos benefícios tanto para empresas quanto para seus clientes, tornando-se uma ferramenta essencial para o sucesso no mercado digital.
Sendo assim, separamos algumas das principais razões do porquê esse método, é tão importante para os negócios de uma companhia:
- Aprimora a experiência do cliente: a comunicação em tempo real e personalizada, permite que as empresas atendam às necessidades dos clientes de forma mais rápida e eficaz. O que proporciona uma experiência de compra mais satisfatória.
- Aumenta as vendas da empresa: a facilidade de compra e a personalização das ofertas, podem levar a um aumento nas conversões e no valor médio dos pedidos.
- Melhora a fidelização do cliente: o relacionamento mais próximo com os clientes, construído através de conversas autênticas, contribui para a fidelização e a retenção de clientes.
- Reduz custos: o uso de chatbots e assistentes virtuais pode automatizar tarefas repetitivas. Isso acaba liberando os agentes de atendimento humano, para focar em questões mais complexas, o que pode levar à redução de custos operacionais.
- Coleta de dados e os analisa: as conversas com os clientes geram dados valiosos, que podem ser utilizados para entender melhor o comportamento do consumidor, personalizar ofertas e aprimorar as estratégias de marketing.
Como o conversational commerce funciona?
O comércio conversacional é realizado através de plataformas de atendimento conectadas aos canais de vendas da empresa. Em outras palavras, o cliente aciona os botões de call to action para fazer contato e receber o atendimento que precisa.
Ao realizar esse processo, se inicia uma conversa com uma ferramenta de mensagens pré-programadas, ou dependendo da sua estratégia, com um atendente humano.
As principais tecnologias que essa estratégia pode ser integrada são:
Canais de mensagens
Os aplicativos de mensagens mais populares como whatsapp, facebook messenger, telegram e instagram direct, são os principais canais utilizados para interagir com os clientes.
Sendo assim, investir mais em sua utilização lhe trará um público mais amplo e um contato mais direto com seus clientes.
Chatbots
Os chatbots são programas de inteligência artificial, que simulam conversas com os clientes. Eles respondem perguntas, fornecem informações e até mesmo realiza vendas.
Com ele, você poderá atender 24h por dia 7 dias por semana para responderem perguntas frequentes, e de simples resolução, salvando o tempo do seu time para que foquem em tarefas mais complexas.
Assistentes virtuais
Essas ferramentas são mais sofisticadas que oferecem recursos como: reconhecimento de voz, tradução automática e aprendizado de máquina.
Contar com assistes virtuais, em sua estratégia irá proporcionar uma experiência ainda mais natural e personalizada para os seus clientes.
Precisamos deixar claro que o comércio conversacional, não funciona apenas como uma troca de mensagens por meio de aplicativos ou ferramentas. Ele é útil por possibilitar, consultas ao catálogo, informações diversas sobre pedidos, ou meios de pagamento, em um só lugar.
Onde aplicar o conversational commerce?
Agora que você compreendeu a importância do conversational commerce, e como esta estratégia funciona, está na hora de falarmos sobre onde ele pode ser aplicado:
- E-commerce: permite que os clientes façam perguntas sobre produtos, recebam recomendações personalizadas e finalizem compras diretamente nos aplicativos de mensagens.
- Atendimento ao cliente: entrega um suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo perguntas frequentes, resolvendo problemas e encaminhando clientes para agentes humanos quando necessário.
- Marketing e vendas: realiza campanhas personalizadas, o envio de ofertas promocionais e a coleta de leads qualificados.
- Pós-venda: oferece suporte técnico, solicitações de troca ou devolução e feedback sobre a experiência do cliente.
O conversational commerce é uma tendência irreversível, que está transformando o mundo das compras.
Ao oferecer uma experiência de compra mais personalizada, envolvente e eficiente, as empresas que adotam essa estratégia podem se destacar no mercado, aumentar suas vendas, fidelizar clientes e alcançar novos níveis de sucesso.
Venda mais e conquiste novos clientes através do conversational commerce!
E aí? Que tal considerar utilizar do conversational commerce para melhorar ainda mais seu atendimento ao cliente? A estratégia apresentada aqui é muito valiosa para alavancar tanto suas vendas online, quanto conquistar ainda mais clientes fiéis.
Ao implementar a estratégia de conversational commerce, você terá um leque maior para atender seus consumidores.
Com a utilização de um atendimento automatizado e personalizado, por exemplo, você terá agilidade, trará uma melhor experiência do consumidor e, consequentemente, um maior número de conversões e de fidelização
Mas como você pode utilizar o melhor do conversational commerce?
Fique tranquilo pois temos boas notícias! Com a Plataforma de Comunicação Digital XGEN você pode realizar essa automação e muito mais. Desde a utilização de chatbots com inteligência artificial, omnichannel e gestão do conhecimento.
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