F-commerce e conversational commerce: duas estratégias aliadas
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F-commerce e conversational commerce: duas estratégias aliadas

XGEN
8 de agosto de 2023
f-commerce

No ano de 2020 a Alliance realizou uma pesquisa das redes sociais mais utlizadas no Brasil, e logo no topo o Facebook apareceu como um dos favoritos dos brasileiros. A plataforma conta com em torno de 130 milhões de usuários do nosso país, e 2,7 bilhões da população mundial.

Com essa grande presença de pessoas em um só lugar, é natural que esse aplicativo tenha se tornado um espaço que vai além do mero compartilhamento de informações.

Atualmente novos canais digitais, como o TikTok e Instagram, vem crescendo e se popularizando, porém mesmo com as transformações constantes na internet, o Facebook ainda é o mais acessada do mundo.

Por meio desta rede social você é capaz não apenas de ter seu momento de lazer, como também começar seu próprio negócio. Esta prática de vendas recebeu até nome próprio: f-commerce.

F-commerce é a abreviatura para Facebook Commerce que se refere às vendas que são feitas dentro da loja virtual da rede social criada por Mark zuckerberg. Afinal, se um número muito grande de pessoas acessa o aplicativo nos horários livres, é imprescindível que as marcas estejam onde seu público está.

Mas o que exatamente é o f-commerce, e como ele vai te ajudar a vender mais? Se você está interessado neste modelo de venda para seu negócio, confira dicas de como é possível ser bem-sucedido no e-commerce do Facebook e como o conversational commerce vai agregar no desenvolvimento desse processo.

O que é o F-commerce?

Como mencionado anteriormente f-commerce se refere às vendas que acontecem dentro do aplicativo do Facebook. Sendo assim a rede social conta com uma ferramenta chamada Facebook Store, na qual é possível divulgar os produtos e começar seu processo de vendas. O próprio aplicativo direciona os consumidores para o e-commerce no momento de concluir a compra.

A empresa continua a ser muito importante, pois retém centenas de milhões de usuários e exposição de mídia quase constante. O social commerce do Facebook procura usar elementos do próprio canal para impulsionar as vendas.

Ou seja, esta estratégia funciona como qualquer outro e-commerce só que com a vantagem de estar dentro da própria plataforma. Por conta da proximidade dos usuários e da importância entre as relações, ele representa um meio bem-sucedido de vendas.

Como uma rede altamente sociável, o comércio eletrônico deste app não apenas estimula a compra, mas visa também o compartilhamento e a propagação entre amigos do cliente.

Como funciona o f-commerce?

Este meio de comércio tem a proposta de unir as vendas online com a interação da rede social. Sendo assim, quando um usuário acessa a página de alguma marca, tem a opção de interagir com as publicações e de conhecer os produtos que esta empresa vende.

Os itens ficam organizados na forma de um catálogo e caso ocorra algum interesse, o cliente pode concretizar a compra.

Mas para começar a exercer de fato as vendas pelo Facebook, é preciso que a empresa tenha um perfil no formato de fanpage. Hoje, todas as atividades comerciais, incluindo os anúncios e posts patrocinados, ficam concentrados no “Facebook Business”, e é lá que também fica a opção de criar uma loja.

Logo no início da criação, existem três opções para finalizar a compra sendo estas:

  • Ir para o site do e-commerce;
  • Permanecer na rede e fazer a compra pelo próprio Facebook;
  • Seguir pelo Messenger.

Nesta última opção de finalização de compra via messenger, o usuário terá a vantagem de ser atendido por chatbot, ou seja, seu atendimento ocorrerá de imediato sem precisar esperar por um atendente humano, sendo assim, sua compra será mais rápida e eficiente.

Por ele, você também terá a opção de criar campanhas de marketing automatizadas, interagir com os usuários de forma personalizada e coletar informações valiosas para direcionar suas estratégias de vendas no f-commerce.

Além do mais, o chatbot pode fornecer recomendações de produtos com base nas preferências dos usuários, enviar ofertas exclusivas e até mesmo facilitar o processo de compra, tudo dentro do Messenger.

Essa abordagem direta e interativa aumenta as chances de conversão e ajuda a impulsionar seus resultados financeiros.

Muito bem, depois que você escolher o meio de finalização de compra, é só montar o catálogo com os produtos que você deseja vender, incluir uma descrição, adicionar preço e ter boas imagens ilustrativas.

Outro fator importante no f-commerce, é a possibilidade de definir localidade, idioma e interesses com base no perfil dos usuários, e fazer com que os produtos cheguem nas pessoas com mais chance de comprar.

No final desse processo só falta você decidir qual caminho quer seguir: divulgar os produtos organicamente na página por meio de postagens, ou fazer anúncios pagos.

Benefícios do f-commerce

Agora que você entendeu o que é e como utilizar o f-commerce, está na hora de falar um pouco sobre os principais benefícios que ele trará para o seu negócio.  A seguir separamos para você algumas das suas principais vantagens:

  1. Será uma plataforma adicional para vendas: quanto mais canais de vendas estiverem a disposição do cliente, maior será a probabilidade de oferece-lo a plataforma de vendas mais adequada para ele, seja por meio de celular, computador ou telefone.
  2. Cria um relacionamento direto com o cliente: toda empresa busca ter um relacionamento com o cliente que consome o seu produto. Considerando que estamos dentro de uma rede social comunicativa, é certo que criar um vínculo com seu consumidor será muito mais fácil e efetivo.
  3. Crescimento do compartilhamento social: com a utilização do o f-commerce, os clientes podem compartilhar de forma rápida e fácil seus links de produtos com amigos e familiares usando um aplicativo da loja do Facebook que possui botões “gostei” e “compartilhe” integrados.
  4. Personalização de atendimento ao cliente: como outra das vantagens do f-commerce, temos a possibilidade de personalização, em que é possível chamar o usuário pelo nome, trazendo mais proximidade para o relacionamento e um maior sentimento de confiança. Como comentado no decorrer do texto, este tipo de atendimento pode ser realizado quando o cliente envia mensagens via messenger onde ele será atendido de forma personalizada por um chatbot.
  5. Custos fáceis de configuração: abrir uma loja ou agregar sua empresa no Facebook por meio do sistema f-commerce, é uma maneira simples, rápida e econômica de testar a venda de seus produtos online, sem precisar criar um site dedicado.

Como f-commerce e o conversational commerce são aliados para alavancar as suas vendas?

Depois de falarmos sobre os pontos primordiais do f-commerce e como ele vai ser importante na sua estratégia, está na hora de você saber sobre o conversational commerce e como ele irá te ajudar a alavancar suas vendas no Facebook.

Conversational commerce, ou comércio conversacional no português, é um conceito novo no mercado que tem sido muito utilizado em estratégias de vendas. Ele permite a interação do cliente em tempo real com as empresas por meio de um aplicativo de mensagens, como o Messenger do Facebook.

E mais do que isso, por meio dele o cliente pode realizar diversas ações como ser atendido, tirar dúvidas e até mesmo comprar o que precisa, sem necessariamente ter que ir à loja física ou online.

“É uma forma eficaz de utilizar os pontos fortes dos aplicativos de mensagem para se conectar diretamente com os seus clientes, estabelecendo uma jornada personalizada que leve a pessoa até a etapa de compras.”

E agora? Como essas duas estratégias se complementam?

Já que o f-commerce se trata da venda pelo aplicativo do Facebook, na sua divulgação como um todo, o o cliente conectar a empresa em tempo real através do envio de mensagens, tirando dúvidas sobre o produto, averiguando preços e mais.

Em outras palavras o f-commerce será a vitrine das suas vendas e o conversational commerce o seu caixa. Sendo assim, ambos são aliados para criar uma jornada do cliente ainda mais eficaz, completa e personalizada. Legal né?

Venda mais e conquiste novos clientes através do Facebook!

E aí? Que tal considerar vender pelo Facebook? As estratégias apresentadas até aqui são muito valiosas para alavancar tanto suas vendas online, quanto conquistar ainda mais clientes fiéis.

Ao implementar a estratégia de f-commerce no seu comércio eletrônico e contando com o apoio do conversational commerce para isso, você terá um leque maior para atender seus consumidores. Com a utilização de um atendimento automatizado e personalizado no messenger, por exemplo, você terá agilidade, trará uma melhor experiência do consumidor e, consequentemente, um maior número de conversões e de fidelização

Mas como você pode automatizar seu atendimento no messenger?

Fique tranquilo pois temos boas notícias! Com a Plataforma de Comunicação Digital XGEN você pode realizar essa automação e muito mais. Desde a utilização de chatbots com inteligência artificial, omnichannel e gestão do conhecimento.

Quer saber como criar uma estratégia completa de automação do atendimento via Facebook? Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre!

chatbot

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Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021