Vender no Telegram: como chatbots estão funcionando no Brasil?
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Vender no Telegram: como chatbots estão funcionando no Brasil?

XGEN
6 de setembro de 2023
vender no telegram

Pôr a caso você têm prestado atenção no Telegram ou já considerou utilizar dessa plataforma na sua estratégia de vendas e atendimento?

Como você deve saber, o Telegram é um aplicativo de mensagens que vem ganhando cada vez mais popularidade, e conta com recursos diferenciados que ajudam aqueles que querem vender cada vez mais. Com mais de 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo, ele se tornou uma plataforma valiosa para empresas e negócios.

Mas para você ter sucesso nas suas vendas e gerar mais leads, é primeiro preciso entender como atender seus clientes pelo Telegram. Afinal, ele proporciona de forma gratuita e integral, recursos e funcionalidades que podem ajudar as empresas a tornar a experiência do cliente única e acolhedora.

Então, por que não considerar aderir um atendimento automatizado em uma estratégia de vendas por este aplicativo? Com o uso do chatbot, por exemplo, ele será um aliado na hora de fechar uma venda por este canal digital tornando a jornada do cliente personalizada e rápida.

Quer saber como ele pode alavancar seu atendimento e vendas? Continue lendo!

Como funciona o Telegram?

Como mencionado anteriormente, o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, que funciona de forma similar ao WhatsApp, mas que conquistou o mercado de redes sociais por ter algumas diferenças.

Por exemplo, ele permite que o usuário envie mensagens de texto, áudio, vídeo, fotos e documentos para outras pessoas que também têm o  Telegram.

vender no telegram

Entretanto, ele também oferece recursos extras atrativos, como chats em grupo com até 200.000 membros, canais de transmissão para compartilhar informações com muitas pessoas e a possibilidade de enviar arquivos grandes.

E mais, o Telegram é conhecido por ter uma segurança forte, com criptografia para proteger suas mensagens e manter a privacidade. Sendo assim, ele não coleta nenhum tipo de informação do usuário.

Existem alguns recursos do Telegram que se destacam, como:

  • Chat secreto: este recurso impede que os usuários encaminhem mensagens ou façam a captura da tela;
  • Maior limite de envio de arquivos: nesta plataforma será possível enviar arquivos de até 2 GB;
  • Grupos com maior número de membros: a quantidade de usuários que você pode colocar dentro dos grupos do Telegram é de aproximadamente 200 mil pessoas;

Agora que você sabe mais sobre o Telegram, esta é a hora de você entender como atender seus clientes neste canal de forma efetiva e com qualidade. É aqui onde o Chatbot irá ser trunfo e irá ajudar a aumentar suas vendas.

O que é Chabot?

Antes de falarmos sobre como utilizar do chatbot na sua estratégia de atendimento no Telegram, vamos falar um pouco sobre o que ele é de fato.

Uma das principais explicações para chatbot é que este é um software capaz de responder perguntas e respostas pré-programadas em seu sistema. Esses podem ser baseados em regras, ou seja, são feitos por pré-definições ou através do poder da inteligência artificial.

Os de inteligência artificial, tão importantes nos dias de hoje, são os robôs mais sofisticados e capazes de identificar linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos e deixam a conversa mais humanizada e próximo ao real.

Aqui, é possível ignorar erros de digitação e prever situações, fazendo com que as respostas oferecidas sejam coerentes com a necessidade do usuário. Mais do que isso, a cada interação os bots são alimentados, deixando-os cada vez mais assertivos para as comunicações.

Em poucas palavras, o chatbot é basicamente um robô que atenderá seu cliente e irá ajudá-lo a solucionar problemas, tirar dúvidas, ajudar a realizar compras ou realizar qualquer objetivo determinado por seu negócio, tudo isso de forma rápida e assertiva.

5 Vantagens do atendimento Chatbot no Telegram

Depois de falarmos um pouco sobre os princípios do Telegram e o que é Chabot, está na hora de falarmos um pouco das vantagens que este software pode trazer para o seu atendimento ao cliente neste aplicativo. Veja abaixo:

1. Capacidade de atendimento 24 horas

Essa talvez seja uma das maiores vantagens de utilizar chatbots, afinal é a possibilidade de oferecer atendimento ao cliente independentemente do dia ou hora. Ou seja, quando o usuário for contatar sua empresa via Telegram, ele poderá ser atendido em qualquer horário quase que imediatamente.

Ele oferece a opção de inserir textos prontos para respostas rápidas sobre dúvidas ou produtos, garantindo que o consumidor interaja e até compre da empresa.

2. Automatiza respostas e envios de ofertas

O seu cliente terá mais liberdade para tirar dúvidas, conferir rastreio de pedidos, faturas, boletos, ter acesso a catálogos e cardápios, trocar ou devolver compras, consultar produtos, preços e muito mais.

E com as integrações certas, seu Bot na DM vai otimizar comandos, esclarecer dúvidas frequentes e diminuir sua carga de atendimento ativo.

3. Possibilidade de acelerar as vendas

Como consequência de um atendimento rápido e eficiente, os clientes passam a se sentir importantes para a empresa e enxergar o valor de um atendimento eficiente. Isso gera um fluxo contínuo de melhora tanto nas vendas quando no atendimento.

Assim, a empresa pode vir a gerar maior capacidade de vendas e consequentemente atrair novos consumidores, construindo uma reputação sólida em relacionamento com os clientes.

4. Divulgação de novidades da empresa e notificações

Um dos benefícios do avanço tecnológico é mapear os interesses dos seus possíveis clientes, e com o chatbot não será nada diferente.

Com esse robô, a empresa pode programar divulgações de conteúdos específicos para cada tipo usuário com base em suas interações e interesses que ele apresentou durante a conversa com o Bot.

5. Continuidade na conversa

Há situações que podem acontecer do bot não conseguir responder a dúvida do seu cliente ou não conseguir realizar uma venda. Mas fique tranquilo que isso é fácil de se solucionar.

Você pode inserir comandos que possibilitem direcionar a conversa para um especialista e pode continuar o papo em um chat humano. Fácil né?

Melhor ferramenta de chatbot para Telegram é da Xgen!

Agora você sabe os principais pontos da utilização do chatbot no Telegram e os benefícios que ele trará no seu negócio. As estratégias apresentadas até aqui são muito valiosas para alavancar suas vendas e conquistar ainda mais leads.

Com a utilização de um atendimento automatizado e personalizado, você terá agilidade, trará uma melhor experiência do consumidor e, consequentemente, um maior número de conversões e de fidelização.

Ter um chatbot no Telegram de qualidade é indispensável e contar com uma plataforma que vai integrar o aplicativo com outros canais e permite a automatização de forma mais robusta é a escolha ideal.

E muito mais! Com o Chatbot XGEN você poderá gerar dados e métricas para alavancar ainda mais a sua estratégia. E tudo isso é extremamente personalizável de acordo com a sua atuação, público e contexto da sua empresa virtual.

Quer um atendimento completo? Então conte com a XGEN!

chatbot

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021