Qualificação de leads em 5 passos com omnichannel e automação
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Qualificação de leads em 5 passos com omnichannel e automação

XGEN
24 de novembro de 2022
Qualificação de leads com omnichannel e chatbot

A qualificação de leads é um dos pontos fundamentais quando pensamos em marketing e vendas em um cenário digital. Não é mesmo? Sabemos que esse processo pode levantar diversas dúvidas e desafios, como por exemplo, como qualificar os leads de uma forma mais rápida e prática.

Nosso objetivo, neste conteúdo, é desmistificar o processo de qualificação de leads com base em uma estratégia de omnichannel automatizado.

Mas antes de tudo, vamos começar relembrando o conceito de leads e de qualificação.

Está preparado? Boa leitura!

O que significa qualificar leads?

Leads, em marketing e vendas, são oportunidades de negócio que forneceu algumas informações básicas de contato, por meio de um esquema de troca.

Contanto com essa primeira sinalização de interesse, é muito provável que essa pessoa/empresa queira saber mais sobre seu produto ou serviço, para então, realizar a decisão de compra.

Nesse âmbito, a boa gestão dos leads é um dos elementos que vai determinar o sucesso de vendas do seu negócio, principalmente, nos ambientes digitais.

Sendo assim, é fundamental ficar de olho no funil de vendas e na . Veja na imagem abaixo uma representação dessas etapas:

Qualificação de leads | Funil de Vendas e Jornada de compra

Nesse contexto, na passagem de lead para oportunidade acontece um dos processos mais importantes:

A qualificação de leads consiste em segmentar o público coletado dentro do negócio para entender quais são as pessoas mais próximas de realizar uma compra ou fechar um negócio.

Ao realizar uma qualificação efetiva de leads podemos pensar em consequências positivas para o seu negócio, dentre elas podemos destacar o aumento de vendas.

Existem formas de identificar o lead qualificado, percebendo quais são as pessoas/empresas mais próximas a fechar o negócio.

Agora, é o momento de vermos os 5 passos práticos de como qualificar um lead com omnichannel e automação.

4 passos práticos para uma qualificação de leads efetiva

Como dissemos anteriormente, a qualificação de leads é o momento de segmentar os prospectos que tem mais chance de converter em vendas, para que assim, possamos construir uma estratégia efetiva de nutrição de leads.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de otimizar a forma de qualificar leads, oferecendo ferramentas que oferecem precisão, rapidez e agilidade.

Dentre essas estratégias, podemos destacar duas: a utilização do omnichannel e da automação de mensagens com o auxílio de chatbot. Agora é a hora de ver como essas duas tecnologias podem ser utilizadas em 5 passos práticos para qualificação de leads.

Qualificação de leads | Geração e qualificação com chatbot

1. Capte os dados do lead

Antes de tudo, você precisa encontrar maneiras eficiente de reconhecer quem é esse lead e qual é a etapa onde ele está na jornada de compra.

Dessa forma, é de extrema importância fazer perguntas assertivas que te ajudem a identificar as necessidades do lead, para que depois você consiga entender melhor se ele se encaixa com a sua proposta de valor.

Nesse momento, a automação de mensagens pode te ajudar a otimizar a forma com que faz essas perguntas. Por exemplo, colocando um pequeno questionário antes de começar uma conversa com um profissional do comercial.

Nesse contexto, a automação aliada a estratégias de omnichannel é uma forma de captar dados do lead em diferentes redes sociais, conhecendo o contexto e quão próximo de se tornar um cliente ele está.

Imagine o quão poderoso é ter essas informações preliminares nessa etapa de qualificação de leads.

2. Entenda se o lead é influenciador ou decisor

Para uma estratégia de vendas mais focada em conversão é importante estar atento aos leads que estamos captando, de modo a sempre preferir falar com os fortes influenciadores e decisores da compra.

Mas quem é o influenciador e o decisor de compras?

No marketing, são chamados de influenciadores aqueles que inspiram os decisores a efetivar a compra. Já os decisores, são aqueles que realizam ou dão o aval para que o negócio aconteça.

Afinal de contas, pode ser uma perda de tempo nutrir leads que nem sequer vão influenciar o processo de compra.

Moral da história: prefira falar com as pessoas que vão, de fato, influenciar ou fazer compra.

E como identificá-los? Analisando aqueles dados preliminares recolhidos na automação, rever o histórico do cliente nas redes ou marcando uma reunião em que serão feitas perguntas estratégias de qualificação.

3. Verifique se o seu produto/serviço se adequa à necessidade do lead

Depois de captar os dados do lead, verificar se trata de um influenciador e decisor é a hora de avaliar se o seu produto/serviço está de acordo com as necessidades do lead, ou ainda, se aquele lead vai gerar uma oportunidade de negócio para a sua empresa.

Em termos descomplicados, vamos ver qual é o fit daquele lead para sua empresa e vice-versa.

Essa etapa pode ser feita a partir de uma análise do contexto do histórico do lead, ou seja, por meio das conversas estabelecidas. Neste momento, ter o histórico inteiro de conversas, atendimentos, reuniões, entre outros contatos, pode facilitar a estratégia.

4. Capacite sua equipe para qualificar os leads

Se o processo de qualificação de leads da sua empresa é realiza pela equipe de marketing, vendas ou atendimento, é muito importante que todos os integrantes da equipe tenham um conhecimento amplo sobre:

  • Quais as características de um lead qualificado para sua empresa
  • Como fazer as perguntas certas para qualificar os leads
  • Como melhorar a experiência do consumidor com técnicas de comunicação
  • Qual a maneira mais assertiva de estabelecer o relacionamento com os leads e clientes

Entre outros treinamentos que podem ser decisivos não só para a etapa de qualificação de leads, mas para efetividade da estratégia de vendas como um todo.

Qualificação de leads | Gestão do Conhecimento

Transforme leads em vendas com omnichannel e chatbot!

Como vimos anteriormente, a tecnologia pode ser uma grande aliada em uma estratégia efetiva de qualificação de leads, desde a etapa de colher informações preliminares com inteligência artificial, passando pela ampla visão do contexto do cliente com omnichannel até a capacitação das suas equipes com a gestão do conhecimento.

Chegou a hora de escolher a solução integrada que vai revolucionar o jeito de promover a experiência do cliente e dos colaboradores!

A XGEN tem mais de 20 anos de experiência de mercado, e junto com seus clientes e parceiros, trabalha para construir uma plataforma de comunicação digital e integrada que alia automação com IA, omnichannel e gestão do conhecimento de forma personalizável.

Converta mais leads em vendas com a Plataforma de Comunicação Digital XGEN! Fale com um de nossos especialistas.

Qualificação de leads | Fale com um especialista XGEN

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021