Como você já deve imaginar, a Black Friday 2024 é um dos eventos de compras mais aguardados, tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas. E em meio de tantos planejamentos e estratégias, muitas vezes a experiência de compra pode acabar ficando de lado, principalmente no que diz respeito ao pós-venda.
Sendo assim, considerar investir em uma boa estratégia de pós-venda durante esse período, faz toda a diferença na hora de fidelizar o cliente e garantir um relacionamento de longo prazo.
Porém, por onde começar a fazer um planejamento de pós-venda? Ainda mais para um evento tão grande como a Black Friday? Fique tranquilo, pois responderemos a essa pergunta e muito mais.
Boa leitura!
O que é uma estratégia de pós-venda?
Quando falamos sobre pós-venda, isso significa englobar todas as ações e interações com o cliente após a realização da compra. O objetivo principal, é garantir a satisfação do cliente, resolver problemas caso houver, esclarecer dúvidas e criar um vínculo duradouro.
A estratégia não se limita apenas ao processo de devolução ou troca de produtos, mas envolve uma série de ações que visam agregar valor à experiência do cliente, e estimular a fidelização.
Caso a empresa deseje, esta pode incluir neste processo desde o acompanhamento do pedido, até o envio de materiais educativos sobre o produto adquirido ou um simples gesto de agradecimento pela compra.
Ao investir no pós-venda, sua empresa pode não apenas aumentar as chances de novos negócios, como também melhorar sua reputação. Além de poder construir um relacionamento sólido com o cliente.
Como funciona uma estratégia de pós-venda?
Para que uma boa estratégia de pós-venda funcione, ela precisa ter uma comunicação eficaz, acompanhamento contínuo e um suporte de qualidade. Esse processo começa logo após a finalização da compra, com um contato imediato de: confirmação de pagamento e envio do pedido.
Ao pensar no período de Black Friday 2024, onde o volume de vendas é altíssimo e os erros podem ser mais comuns devido à alta demanda, ser eficiente no pós-venda é ainda mais crucial.
Portanto, para ter uma estratégia de pós-venda eficaz, é preciso envolver três pilares principais:
- Comunicação objetiva: busque manter os clientes informados sobre o status do pedido, envios, prazos e eventuais atrasos. Isso deve ser uma tarefa feita de forma contínua.
- Suporte imediato: ofereça opções de canais de atendimento ágeis, e até mesmo integrados com Omnichannel, para solucionar problemas ou responder a dúvidas. Além de ser um suporte rápido, ele também deve ser eficaz.
- Encantamento do cliente: não se limite apenas à resolução de problemas ou informar sobre status de pedido. Proporcione uma experiência extra que vá além da expectativa do cliente, como por exemplo: envio de promoções ou cupons para próximas compras.
A estratégia de pós-venda não é algo complexo e é muito benéfico quando bem estruturada, porém deve ser trabalhada de forma planejada.
Por que ter uma estratégia de pós-venda é importante na Black Friday?
A Black Friday 2024 tende a ter um volume de vendas elevado. Portanto, as empresas precisarão de estratégias bem definidas para lidar com o aumento da demanda e possíveis imprevistos.
Como mencionamos no decorrer do texto, o pós-venda será um ponto de diferenciação para marcas que buscam não apenas vender, mas criar um relacionamento de confiança com seus clientes.
Abaixo listamos alguns motivos para investir em uma boa estratégia de pós-venda durante a Black Friday:
- Evitar concorrência acirrada: durante o evento, o mercado fica saturado de promoções, e os consumidores podem se sentir perdidos ao escolher entre diversas opções. Um bom pós-venda será um fator que diferencia sua marca da concorrência e cria lealdade.
- Reduzir de desistências e devoluções: um pós-venda com uma boa estrutura evita que o cliente tenha uma experiência negativa, o que reduz o número de devoluções e aumenta a satisfação geral.
- Aumento de fidelização: clientes que são bem atendidos após a compra têm mais chances de retornar para novas compras. A experiência pós-venda é um passo importante para transformar compradores ocasionais em clientes recorrentes.
- Melhora na reputação de marca: por fim, oferecer um excelente pós-venda é uma forma de demonstrar que sua empresa se preocupa com o cliente após a venda e irá impactar diretamente na percepção positiva da sua marca.
Agora que você compreendeu mais sobre como funciona o pós-vendas e porque ele será tão importante para a Black Friday, falaremos a seguir sobre algumas dicas que irão ajudar sua empresa a proporcionar um bom pós-vendas.
5 dicas para proporcionar um bom pós-venda na Black Friday
A Black Friday é uma excelente oportunidade para atrair novos clientes e aumentar suas vendas. Entretanto, é no pós-venda que muitas vezes se estabelece a verdadeira relação de confiança com o consumidor.
Considerando essas informações, chegamos ao momento em que falaremos sobre as 5 dicas práticas para proporcionar uma experiência positiva aos seus clientes, durante e após a Black Friday:
1. Confirme compras e envios
Procure enviar um e-mail ou mensagem de SMS assim que o cliente realizar a compra, confirmando os detalhes do pedido, valor total e prazo estimado de entrega.
Quando o pedido do consumidor for despachado, envie outra notificação com o número de rastreamento. Dessa maneira, você irá garantir transparência e criará um vínculo de confiança com o cliente desde o início.
2. Realize atendimentos ágeis
Como já comentamos, no período de Black Friday é comum que o volume de solicitações aumente. Ao considerar essa informação, invista em canais de atendimento ágeis como: chatbot, WhatsApp ou sistemas de atendimento via chat ao vivo.
Certifique-se também de ter um treinamento de equipes, para que dessa forma seus colaboradores ofereçam soluções rápidas e personalizadas. A agilidade no atendimento é crucial, especialmente em uma época de alta demanda.
3. Informe sobre política de trocas e devoluções
Deixe sua política de trocas e devoluções bem visível no site, além disso, informe ao cliente logo após a compra.
No decorrer da Black Friday, a taxa de devolução pode acabar sendo ampliada devido ao aumento de compras impulsivas. Portanto, um processo claro e simples para troca pode reduzir frustrações, e aumentar a confiança do cliente.
4. Acompanhe a experiência pós-compra
Faça um acompanhamento com seus clientes. Isso pode ser realizado através de perguntas sobre a experiência de compra e recebimento do produto.
Envie uma pesquisa simples, por e-mail ou mensagem pedindo feedback. Seu processo não será apenas melhorado, como também demonstrará que a opinião do cliente é importante para sua empresa.
5. Ofereça benefícios exclusivos
Aproveite o pós-venda para continuar engajando seus clientes. Para isso, forneça dicas de uso do produto, conteúdos educativos ou até cupons de desconto para a próxima compra.
Afinal, quando você cria um programa de fidelidade ou descontos exclusivos, é uma ótima maneira de manter o relacionamento com os clientes a longo prazo.
Revitalize sua estratégia de pós-venda com a XGEN para a Black Friday 2024
Com uma estratégia de pós-venda bem executada você irá garantir a satisfação do cliente, e irá transformar uma venda única em uma oportunidade de fidelização. E se você aplicar essas 5 dicas, com certeza seus clientes se sentirão mais valorizados e propensos a retornar para mais compras no futuro.
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